AUTOMÓVEISComércio & Indústria

CUPRA Born preparado para a Austrália

Modelo viaja pela Austrália antes do início das vendas no país para confirmar se está adaptado às características das suas estradas e cidades. A pré-venda do CUPRA Born terá início em dezembro, juntando-se aos outros modelos da CUPRA já à venda na Austrália, o CUPRA Formentor, o CUPRA Ateca e o CUPRA Leon.

(auto.look2010@gmail.com)

A pré-venda do CUPRA Born na Austrália terá início em dezembro, embora o veículo 100% elétrico já tenha começado a percorrer as suas intermináveis estradas. Este é um país com características muito específicas, tanto em termos de temperaturas como de infraestruturas, razão pela qual a adaptação deste modelo ao novo mercado foi testada. Mais de 22.000 quilómetros percorridos e milhares de dados registados numa viagem para corroborar que o CUPRA Born está pronto para conquistar a Austrália.

Gigantes de aço. Um dos ícones pelos quais a cidade de Sidney é reconhecida é sem dúvida o perfil da sua Opera House, mas o mesmo acontece com a ponte que atravessa a sua baía. Uma construção maciça em aço com um quilómetro de comprimento e 134 metros de altura.

«Esta ponte é um exemplo do que precisávamos de experimentar na Austrália. Devido às suas características, este país tem pontes muito longas rodeadas por grandes estruturas de ferro ou aço e também muitos túneis de longa distância. Queríamos testar se os assistentes de condução trabalhavam corretamente nestes túneis, e assim o foi», diz o engenheiro chefe de Globalização da CUPRA, Jairo Hernández.

DE SIDNEY A CAMBERRA POR ESTRADAS INTERMINÁVEIS

A Austrália é o sexto maior país do mundo. Com mais de 7 milhões de km2 é fácil percorrer estradas que cobrem distâncias muito longas. A equipa de testes de engenharia conduziu o CUPRA Born em mais de 22.000 quilómetros de estradas secundárias, autoestradas e cidades em vários testes ao longo do ano.

«O objetivo era testar vários dispositivos de carregamento no país, bem como assegurar que a bateria não envelheceria prematuramente devido às altas temperaturas australianas. Foram muitas horas ao volante para recolher dados suficientes e tudo correu de acordo com o planeado», segundo Hernández.

Nesta primeira viagem do CUPRA Born através das principais cidades da Austrália ao longo das suas longas estradas, os engenheiros da CUPRA puderam também experienciar algumas das peculiaridades da condução no país oceânico.

«Existem autoestradas com faixas específicas para bicicletas e é curioso encontrar alguns sinais de alerta para determinados animais que normalmente não vemos na Europa, tais como cangurus e coalas», diz o engenheiro. Mas não foram os únicos surpreendidos: «O modelo chamou muita à atenção e quando encontrámos outros condutores nas paragens de carregamento, fizeram-nos questões sobre o veículo, especialmente sobre o seu design e a sua cor azul especial».

Ao utilizar as câmaras colocadas em várias áreas do veículo e um dispositivo que registava toda a informação, foram recolhidos milhares de dados. Depois da análise, os engenheiros da CUPRA puderam confirmar que o veículo está pronto para conquistar a Austrália. O CUPRA Born vai entrar em pré-venda em dezembro, juntando-se aos outros modelos da CUPRA já à venda no país, o CUPRA Formentor, CUPRA Ateca e CUPRA Leon.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *