VELOCIDADE

Barcelona recebe a ronda final da PSCI

O circuito catalão, é este fim-de-semana o palco privilegiado da última ronda do ano da Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI). A “armada” Porsche chega à pista construída em Montmeló com o triunfo no Grupo 992 ainda em aberto, sendo vários os pilotos com a ambição de coroarem a época com a conquista do título, bem como da vitória nas Classes AM e GD.

carlos.sousa@autolook.pt

Como tem sido apanágio das rondas anteriores, serão muitos os motivos de interesse para seguir a PSCI no circuito catalão. A Porsche Sprint Challenge Ibérica tem sido palco de batalhas intensas pelas vitórias nas corridas e pelo domínio nos diferentes grupos e classes.

A lista de inscritos, com algumas novidades de peso, faz antever um fim-de-semana emocionante e, quanto ao programa competitivo, este sábado, a “armada” PSCI começará por ter um treino livre de 40 minutos, a partir das 11h15, decorrendo a Qualificação a partir das 13h25, com uma duração de 20 minutos.

A Corrida 1 (28 minutos + 1 volta) acontecerá a partir das 16h45. No domingo, pelas 10h00, haverá um “warm-up” de 20 minutos, começando a Corrida 2 (28 minutos + 1 volta) às 13h45. O horário apresentado respeita o fuso horário espanhol.

DYLAN PEREIRA E BORJA GARCIA

JUNTAM-SE AOS FAVORITOS

São 15 os inscritos para a ronda final da PSCI e entre eles, o maior destaque vai para o regresso a este campeonato do luso-luxemburguês Dylan Pereira, que vai alinhar aos comandos de um Porsche 991.2 GT3 Cup da Veloso Motorsport.

Campeão da Porsche Supercup em 2022 e senhor de um palmarés internacional de fino recorte, onde também se incluem duas vitórias na Porsche Sprint Challenge Ibérica, na ronda de 2023 disputada no Autódromo do Estoril, Dylan Pereira estará certamente na linha da frente entre os favoritos à vitória nas duas corridas do fim-de-semana, sendo esse o seu único objetivo já que não irá pontuar para o campeonato, tendo o estatuto de piloto convidado.

De volta está também a Equipo GT Corse, que repete a dupla de pilotos de Valência, os espanhóis Alejandro Perea e Borja Garcia, com este último a ostentar o estatuto de único piloto a ter conseguido levar de vencida Manuel Alves numa das corridas da temporada.

Tratou-se da segunda corrida disputada no Circuito Ricardo Tormo. Borja Garcia é capaz de extrair todo o potencial do Porsche 992 GT3 Cup da equipa e, na corrida em que vai participar, será claramente um dos candidatos ao triunfo.

O mesmo se aplica a Manuel Alves que, com o título no Grupo 991.2 já garantido, quererá juntar mais duas vitórias ao seu impressionante pecúlio da temporada. O piloto da LOB Motorsport tem já nove vitórias, embora se anteveja que esta ronda de Barcelona seja, possivelmente, aquela em que o piloto português vai enfrentar mais oposição e esta não virá apenas das novidades no alinhamento de pilotos, pois mais pilotos estarão no traçado catação com justificadas ambições de lutarem pelos lugares cimeiros.

No Grupo 991.2, Vasco Barros (LOB Motorsport) e Gonçalo Fernandes, têm argumentos para estarem entre os melhores da geral. Os dois vão ainda discutir em Barcelona o 2.º lugar final no campeonato do seu grupo, chegando a este último duplo duelo separados por apenas dois pontos, com vantagem para Gonçalo Fernandes. Ainda entre os 991.2, é grande a curiosidade sobre o que conseguirá fazer João Macedo e Silva, nesta sua estreia na PSCI.

DUELO A TRÊS PELO TÍTULO NO GRUPO 992

Depois de uma época inteira em que foram protagonistas de um duelo sem tréguas pela supremacia no Grupo 992, três pilotos chegam a Barcelona com possibilidades matemáticas de se sagrarem campeões.

Na frente da tabela pontual está o espanhol Jorge Ramirez (RGB Racing Team), que possuiu escassos 10 pontos de avanço sobre o ucraniano Yuri Protasov, que defende as cores da Hadeca Racing, equipa que tem ainda o colombiano Juan Veja no 3º lugar do campeonato, embora já a 30 pontos do líder.

Vai ser uma batalha incrível de seguir, até porque o trio de pretendentes ao título não vai estar sozinho na luta pela superioridade no Grupo 992. Vão de contar com a oposição de André Fernandes (Veloso Motorsport) e – mesmo sem contarem para a luta por pontos – por parte dos dois pilotos da Equipo GT Corse, bem como de Oleksandr Dobik (Hadeca Racing) e da jovem Francisca Queiróz (Orbital Ignition Racing Team), que não enjeitará qualquer oportunidade que surja para brilhar.

Já no Grupo 991.1, Rui Miritta apresenta-se como grande favorito. O piloto da Monteiros Competições já é campeão e quererá comemorar o título com mais dois triunfos, tendo para isso de levar de vencida Filipe Nascimento (Orbital Ignition Racing Team) e David Carvalho.

As corridas da Porsche Sprint Challenge Ibérica podem ser seguidas em direto no YouTube, no canal oficial do campeonato que tem a P21 Motorsport como parceiro oficial

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *