Lando Norris deixou Max Verstapen a 0,023s
O inglês terminou o primeiro dia de treinos para o Grande Prémio dos Países Baixos como o piloto mais rápido, depois de ter batido Max Verstappen durante o segundo treino livre por escassos 0,023s. Limpinho, limpinho…
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Se a primeira sessão decorreu de forma normal, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a registar o melhor tempo, a segunda ficou marcada pela novidade do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) registar o melhor tempo e bater o campeão do mundo por 0,023 segundos.
Mas as surpresas não ficaram por aí, uma vez que o tailandês Alex Albon (Williams/Mercedes) registou o terceiro tempo, à frente do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que foi seguido pelo japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), com os pilotos da Williams e da Alpha Tauri a aparecerem em posições pouco habituais.
O francês Pierra Gasly (Alpine/Renault), o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), que não rodou na primeira sessão, por um problema hidráulico, o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) completaram o lote dos 10 mais rápidos, que conta com presença e um alinhamento pouco habituais.
Para a Ferrari, a sessão voltou a correr mal com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a registar o 11.º tempo e o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que fez duas incursões pelas escapatórias, a não ir além do 16.º lugar, o que leva a crer que a equipa italiana terá grandes dificuldades no traçado neerlandês.
Pior ficaram as coisas para o australiano Daniel Riccardo (Alpha Tauri/Honda) que saiu da pista e embateu nas barreiras com alguma violência, o que o levou a passar pelo centro médico do circuito de onde saiu com o braço direito ao peito e a mão direita entrapada, o que deixa em dúvida a possibilidade de amanhã regressar à pista.
Momentos antes e alguns metros à frente o seu compatriota Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) também bateu nas barreiras de protecção, mas sem consequências físicas pelo que amanhã voltará à acção.
Em consequência dos dois despistes, a sessão foi interrompida durante cerca de 12 minutos, para que os dois carros fossem retirados do lugar onde se encontravam.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’12,460″ | 1’11,330″ |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’11,852″ | 1’11,353″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’12,447″ | 1’11,599″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’12,225″ | 1’11,638″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’12,749″ | 1’11,720″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’12,895″ | 1’11,766″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’12,323″ | 1’11,817″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | sem tempo | 1’11,835″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’13,344″ | 1’11,857″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’12,130″ | 1’11,863″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’13,519″ | 1’11,915″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’12,617″ | 1’11,934″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’12,802″ | 1’12,001″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’12,813″ | 1’12,009″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’13,526″ | 1’12,074″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | sem tempo | 1’12,093″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’13,322″ | 1’12,404″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’14,023″ | 1’12,693″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’12,658″ | 1’12,901″ |
Daniel Riccardo | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’12,990″ | 1’13,996″ |
Robert Shwartman | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’14,803″ | sem tempo |