WRC

Elfyn Evans assumiu comando do Rali da Finlândia

O britânico o segundo dia na frente do Rali da Finlândia, nona prova da temporada, depois do abandono do anterior líder, o finlandês Kalle Rovanperä, que capotou esta sexta-feira na oitava especial.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO BRANCO (enviado especial)

A saída de estrada do finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1), na oitava classificativa, depois de ter dominado de forma clara o segundo dia do Rali da Finlândia, permitiu ao inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) ascender ao comando da prova e terminar o dia com 6,9” de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1).

«No geral, foi um dia bom. Mas ainda temos muita condução pela frente», sublinhou Elfyn Evans, segundo no campeonato, a 55 pontos de Rovanperä.

A violência do embate não provocou danos físicos, nem a piloto nem a copiloto, mas deixou o Yaris bastante danificado e sem uma roda. Foi a primeira desistência do piloto finlandês, campeão mundial em título, esta temporada.

Pelo caminho ficou, também, o estónio Ott Tänak (Ford Puma), com problemas no motor do seu carro, que não lhe vão permitir regressar à prova para tentar somar pontos na “power stage” final.

O outro Ford Puma, do francês Pierre-Louis Loubet, também não chegou ao fim, fruto de um despiste na mesma terceira especial em que Tänak desistiu.

Se as posições da frente parecem estabilizadas, com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) a ocupar o derradeiro lugar do pódio, à frente dos finlandeses Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally2) e Jari-Matti Latvala (Toyota GR Yaris Rally1) que completam o lote de WRC que continuam em prova, a luta entre os RC2 tem sido intensa, com várias mudanças de comandante.

O sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2), que tinha terminado a manhã no primeiro lugar, perdeu a posição para Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2) logo na primeira das cinco classificativas da tarde.

O finlandês permaneceu no comando do agrupamento até à penúltima especial do dia, onde perdeu a posição para o compatriota Jari Huttunen (Skoda Fabia RS Rally2), com os dois a terminarem o dia separados por 12,9”, mas com Sami Pajari a ter escassos 0,3” de vantagem sobre o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2).

Para este sábado, os concorrentes vão enfrentar o dia mais extenso em termos competitivos, uma vez que terão de percorrer 160,68 km, divididos por quatro especiais, feitas por duas vezes, contra-o-relógio.

Classificação, após 10 especiais – 1.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), 51’34,4”; 2.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 6,9”; 3.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 16,4”; 4.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 28,8”; 5.º, Jari-Matti Latvala/Juho Hänninen (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’23,7”; 6.º, Jari Huttunen/Antti Haapala (Skoda Fabia RS Rally2), a 3’14,1” (1.º RC2); 7.º, Sami Pajari/Enni Mälkönen (Skoda Fabia RS Rally2), a 3’37,0”; 8.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2), a 3’27,3”; 9.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 3’28,8”; 10.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta Rally2), a 3’36,4”

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *