FÓRMULA 1

Novos progressos do lado de lá do Atlântico

O Mundial de Fórmula 1 prossegue este fim de semana no circuito canadiano Gilles Villeneuve, um dos mais interessantes traçados e uma das melhores corridas que costuma proporcionar. A pista situa-se num parque público, alternando zonas muito rápidas, com fortes travagens para dois ganchos lentos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A Fórmula 1 volta a atravessar o Oceano Atlântico, desta vez, para “aterrar” no Circuito Gilles Villeneuve, na cidade de Montreal (Canadá), para uma corrida que esteve ameaçada pelo fumo que resulta da enorme vaga de incêndios que assola o país.

Face ao domínio exercido pelo neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), a exemplo do que tem sucedido na maior parte das corridas efectuadas, fica a curiosidade de saber se alguém consegue colocar em causa a sua superioridade. Esta é uma situação que aconteceu duas vezes pelas mãos do seu colega de equipa, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) que, apesar de dispor do mesmo material, tem estado longo do comportamento do campeão do mundo.

A Mercedes vai ter de confirmar, no traçado canadiano, que a ida ao pódio dos seus dois pilotos não foi um acaso mas, sim, consequência do resultado que as alterações introduzidas no “W14” permitiram o que a confirmar-se poderá trazer, de novo, emoção às corridas, depois do domínio absoluto da Red Bull nas corridas efectuadas.

A Aston Martin, graças em especial ao espanhol Fernando Alonso, que foi várias vezes ao pódio, tem sido a mais directa perseguidora da Red Bull, mas foi superada pela Mercedes, em Barcelona, e tudo fará para regressar ao lugar que tem tido, com a luta entre os carros das duas equipas a poder entusiasmar o público, que tem a esperança de ver aumentar para seis o número de candidatos à vitória.

Apesar das modificações apresentadas em Barcelona, a Ferrari continua a desiludir os seus “fans” e a ser batida pela Mercedes e Aston Martin, em corrida, depois de, nos treinos e na qualificação, parecer poder entrar na discussão das primeiras posições.

Em crescente tem estado a Alpine, que em Monte Carlo viu o francês Esteban Ocon subir ao pódio, e tem visto os seus pilotos entrarem com regularidade na Q3, ao contrário do que sucede com a McLaren, da qual se esperava mais e tem ficado àquem das expectativas. Veremos o que nos reserva a corrida canadiana.

HORÁRIO

SEXTA-FEIRA (16 DE JUNHO)

Treino livre 1: 18h30/19h30

Treino livre 2: 22h00/23h00

SÁBADO (17 DE JUNHO)

Treino livre 3: 17h30/18h30

Qualificação: 21h00/22h00

DOMINGO (18 DE JUNHO)

Corrida: 19h00

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 170 pontos; 2.º, Sergio Perez, 117; 3.º, Fernando Alonso, 99; 4.º, Lewis Hamilton, 87; 5.º, George Russell, 65; 6.º, Carlos Sainz, 58; 7.º, Charles Leclerc, 42; 8.º, Lance Stroll, 35; 9.º, Esteban Ocon, 25; 10.º Pierre Gasly, 15; 11.º, Lando Norris, 12; 12.º, Nico Hulkenberg, 6; 13.º, Oscar Piastri, 5; 14.º, Valtteri Bottas, 4; 15.º, Guanyu Zhou, 4; 16.º, Yuki Tsunoda, 2; 17.º, Kevin Magnussen, 2; 18.º, Alexander Albon, 1

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 287 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 153; 3.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 134; 4.º, Scuderia Ferrari, 100; 5.º, BWT Alpine F1 Team, 40; 6.º, McLaren F1 Team, 17; 7.º, MoneyGram Haas F1, 8; 8.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 8; 9.º, Scuderia Alpha Tauri, 2; 10.º, Williams Racing, 1.

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