Max Verstappen parte de 4.º em Nürburgring
A Mercedes-AMG Team Verstappen Racing vai partir da 4.ª posição na 54ª. edição das 24 Horas de Nürburgring da ADAC RAVENOL, este sábado, após Dani Juncadella garantir o 4.º lugar, registando a melhor volta em 8m12,005s no Qualifying 3. A pole position ficou com Luca Engstler, da Red Bull Team ABT, no Lamborghini #84.
carlos.sousa@autolook.pt

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, acompanhado por Juncadella, Lucas Auer e Jules Gounon, enfrentará uma grelha repleta de veteranos da categoria GT na sua estreia nas 24 Horas de Nürburgring, pilotando o icónico Mercedes-AMG GT3 Evo azul e vermelho da equipa.
Max Verstappen foi o sexto mais rápido na Qualifying 2 na manhã desta sexta-feira, após ter confirmado a sua vaga no dia anterior com o terceiro melhor tempo na sessão cronometrada. A sua chegada atraiu uma atenção sem precedentes para a corrida, com os passes para o fim de semana esgotando pela primeira vez na história do evento.
A “pole position” ficou com Luca Engstler, da Red Bull Team ABT, no carro #84, liderando uma dobradinha da Lamborghini na primeira fila, ao lado de seu companheiro de equipa, Marco Mapelli, no #130. O Audi de Christopher Haase largará em terceiro, à frente da Verstappen Racing na segunda fila.

«Acho que a chave foi deixar o cérebro na garagem e acelerar ao máximo», disse Luca Engstler, acrescentando que estava «apenas tentando extrair o máximo de cada carro, e no final, deu certo».
As condições climáticas adicionaram um novo elemento à sessão de quinta-feira. Max Verstappen pilotou no Nordschleife à noite pela primeira vez, com chuva muito forte, tornando as condições traiçoeiras num circuito já conhecido como o “Inferno Verde”. A previsão é de tempo ainda mais instável durante o fim de semana, com temperaturas noturnas podendo chegar a três graus.
«Foi a minha primeira vez a pilotar à noite. Provavelmente foram as piores condições possíveis. Mas foi bom para mim, para os meus olhos se acostumarem com a escuridão. E a sensação foi boa. O carro comportou-se bem durante todo o tempo em que estivemos em pista. Temos muita competição, o que, em geral, é ótimo para todos. Mas tem sido divertido», afirmou Mas Verstappen.

Dani Juncadella, cuja volta colocou a equipa na segunda fila, ficou satisfeito com o resultado do dia: «Foi um dia muito bom. O ideal é largar entre os cinco primeiros, e estamos em P4. A “pole position” é sempre o objetivo, mas P4 é uma ótima posição de partida para uma corrida tão longa».
Quando perguntado em torno de qual dos quatro pilotos o carro foi ajustado, Lucas Auer respondeu: «Para ser honesto, em torno dos quatro, o que é difícil, mas importante, já que todos precisam ter um bom desempenho. Não temos “safety cars” aqui, então qualquer perda é real. Não dá para recuperar apenas com velocidade pura. Então, acredito que encontramos uma base muito sólida, e todos estão felizes com isso».

Na sua estreia nas 24 Horas de Nürburgring, Max Verstappen tem clareza sobre o que importa: «Evitar problemas. Não queremos sofrer nenhum dano logo no início. Queremos manter o carro inteiro e também fazer a diferença no pelotão. E depois disso, é uma questão de comunicação entre os pilotos, mantendo-se bem informados caso haja mudanças climáticas. Manter o carro na pista e tentar maximizar o ritmo». A 54.ª edição das 24 Horas de Nürburgring da ADAC RAVENOL começa às 15h00 CEST no sábado, dia 16 de maio.

