Clube Escape Livre

Raid Beiras e Serra da Estrela: puro sem… gelo

Numa organização conjunta da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e Clube Escape Livre, o Raid Beiras e Serra da Estrela, foi um êxito assinalável num fim de semana imaculado e com o Longroiva Hotel Rural & Spa a servir de “quartel-general”…

carlos.sousa@autolook.pt

Uma caravana com cerca de 40 veículos 4×4 e mais de uma centena de pessoas cruzou nove dos quinze concelhos da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, com meteorologia espetacular num casamento perfeito entre paisagens de cortar a respiração, gastronomia e conhecimento. Em fevereiro de 2025 a iniciativa regressa para visitar os restantes seis concelhos.

O Longroiva Hotel Rural & Spa foi a base desta primeira edição do Raid Beiras e Serra da Estrela, realizado no passado fim de semana. Foi nesta magnífica unidade hoteleira, localizada no concelho da Mêda, que os participantes foram recebidos com o abraço beirão e algumas ofertas da CIMBSE, da Câmara Municipal da Mêda e da MCoutinho com a marca oficial do evento, a Land Rover.

A visita à Quinta Vale d’Aldeia, com prova de vinhos, antecedeu o jantar de boas-vindas, onde estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal da Mêda, César Figueiredo e o presidente da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da estrela, Luís Tadeu. Ambos deram as boas-vindas a todos os presentes, lado a lado com o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio.

Contrariando o calendário, que nos diz estarmos no início de dezembro, o dia de sábado amanheceu soalheiro e com temperaturas muito agradáveis, em que as 42 viaturas 4×4 avançaram para o percurso que rapidamente chegou a Moreira de Rei.

A caravana visitou a sua extraordinária necrópole e seguiu para Trancoso, onde todos foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Amílcar Salvador, e por um magnífico “coffee break” na Mercearia do Fradinho, dentro das muralhas da cidade.

Os trilhos e caminhos depois de Trancoso levaram a caravana a passar pela Necrópole de São Gens, em Celorico da Beira até chegarem a Vila Ruiva para mais uma pausa no excelente Inatel Hotel de Vila Ruiva.

Depois cumpriu-se o caminho até Folgosinho onde decorreu o almoço no reconhecido restaurante “O Albertino” que contou com a presença de Luís Tadeu na sua qualidade de presidente da Câmara Municipal de Gouveia.

A parte vespertina deste segundo dia do Raid Beiras e Serra da Estrela desenrolou-se em estradões até Videmonte, onde todos puderam assistir à cozedura do famoso pão de centeio. Depois, e com a presença do presidente da Junta de Freguesia, António Coelho e com o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal da Guarda, António Júlio, todos provaram o pão acabado de cozer com o saboroso Queijo da Serra.

O derradeiro dia do Raid Beiras e Serra da Estrela arrancou igualmente com céu limpo e temperaturas amenas e, através de fora de estrada, sempre com um cenário deslumbrante, levou os participantes até Cidadelhe. Destaque para a pausa para o café e as famosas farturas do Clube Escape Livre, aproveitada para visitar a Casa Forte e o Pálio de Ouro.

Aos corta-fogos da Marofa seguiram-se na ementa deste derradeiro dia do evento, ultrapassados por todos com distinção. Aproximava-se o final desta primeira edição do Raid Beiras e Serra da Estrela. Porém, antes disso, tempo para uma visita à Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo para uma prova de vinhos.

O almoço de encerramento aconteceu no excelente restaurante “A Cerca”, onde marcou presença e deu as boas-vindas a Figueira de Castelo Rodrigo, o presidente da edilidade raiana, Carlos Condesso. Para finalizar o programa do evento faltava a visita a Almeida e ao seu Museu Militar, onde a caravana foi recebida pelo presidente do município, António Machado e onde teve lugar uma recriação histórica, a cargo do grupo Hereditas, mesmo antes da entrega dos Troféus SPAL.

No final desta primeira edição do Raid Beiras e Serra da Estrela, António Miraldes, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, destacou o facto «de sermos uma região enorme que merece ser apreciada e ser conhecida».

«Temos serra, temos nove castelos, aldeias históricas, termas, ou seja, temos tanto para oferecer que iniciativas como este Raid Beiras e Serra da Estrela cumprem o objetivo de divulgação do território. E não poderíamos ter melhor parceiro que o Clube Escape Livre para isso. Seria impossível percorrer todos os quinze concelhos da CIM Beiras e Serra da Estrela, num só fim de semana, por isso voltamos para o ano para a segunda edição», acrescentou António Miraldes.

Por seu turno, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, mostrou-se muito «satisfeito com esta primeira edição» do Raid Beiras e Serra da Estrela. O percurso «variado e as visitas a tantos locais emblemáticos da região, deixaram todos os participantes entusiasmados», sublinhou o timoneiro do clube da cidade mais alta.

Já a presença de diversos responsáveis autárquicos mostrou como este evento foi importante para a região. Fechou-se, igualmente, e da melhor maneira, o pano sobre o Calendário de Atividades do Clube Escape Livre com “nota alta”. O Raid Beiras e Serra da Estrela teve o apoio da MCoutinho com a Land Rover como marca oficial e o patrocínio da Bridgestone, First Stop, SPAL, Valorpneu e RFM.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *