FÓRMULA 1

Lambiase: “O karma é uma coisa maravilhosa”

Neerlandês Max Verstappen regressou às vitórias no Qatar. Falta apenas Abu Dhabi, com Ferrari e McLaren, os dois contendores ao título de Construtores, separados por 21 pontos, quando estão 44 em disputa.

carlos.sousa@autolook.pt

Max Verstappen (Red Bull)

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Qatar de Fórmula 1, penúltima prova da temporada em que a atribuição do mundial de Construtores ficou adiada, devido a uma penalização a Lando Norris (McLaren).

Max Verstappen, que se sagrara campeão na corrida anterior, cumpriu as 57 voltas com o tempo de 1h31m05,323s, batendo o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por 6,031 segundos, com o australiano Oscar Piastri (McLaren) na terceira posição, a 6,819 segundos.

«Não foi necessário andar desnecessariamente devagar. O karma é uma coisa maravilhosa», dizia o engenheiro GianPiero Lambiase de Max Verstappen ao piloto neerlandês, pela rádio, mal terminou uma corrida que ficou marcada por diversas sanções.

Max Verstappen ouve as indicações de GianPiero Lambiase

«A primeira delas aconteceu ainda no sábado, quando o piloto da Red Bull perdeu a “pole position” por ter atrapalhado Russell durante a volta de preparação». Essa foi a justificação dos comissários, que não convenceu o novo tetracampeão mundial, que chegou a acusar o piloto britânico de ter acelerado para forçar a penalização e, no final, disse mesmo que Russel é «uma má pessoa».

Saindo do segundo lugar da grelha (trocou com o britânico da Mercedes devido à penalização de um lugar) foi mais forte no ombro a ombro da primeira curva, arrastando consigo o britânico Lando Norris (McLaren), que também passou Russell.

O português Rui Marques, que esteve pela primeira vez como diretor de corrida em Las Vegas, teve trabalho árduo desde a primeira curva, devido a um acidente envolvendo o francês Esteban Ocon (Alpine), o argentino Franco Colapinto (Williams) e o alemão Nico Hulkenberg (Haas).

Max Verstappen e GianPiero Lambiase

O “safety car” entrou em pista para permitir limpar os destroços e por lá ficou até à volta número quatro. No reatamento, Max Verstappen resistiu à pressão de Lando Norris e cavou uma distância de segurança, em torno dos dois segundos, que manteve ao longo do primeiro turno de pneus.

Entretanto, Oscar Piastri chegou ao terceiro lugar, o que encaminhava o título de construtores para a McLaren. Mas, na volta 36, o “safety car” foi chamado novamente à ação, devido a detritos que estavam em pista e que terão provocado furos a Carlos Sainz e Lewis Hamilton, que se arrastaram até às boxes.

Os dois primeiros, que ainda não tinham parado, aproveitaram para ir às boxes trocar de pneus, deixando os médios e saindo com os duros montados. A corrida foi retomada na volta 40, com Norris a quase surpreender Verstappen, que teve de se defender de forma mais musculada, com um ombro a ombro que obrigou o britânico a levantar o pé.

Charles Leclerc e Max Verstappen

Mas Sérgio Pérez (Red Bull) e Nico Hulkenberg acidentaram-se e ficaram fora de prova, obrigando ao “safety car” virtual. Lando Norris não abrandou durante as bandeiras amarelas e acabou penalizado num “stop and go” (“paragem nas boxes”) de 10 segundos que lhe custou o segundo lugar e o título de construtores à McLaren. Terminou em 10.º. Leclerc herdou a segunda posição e Piastri acabou em terceiro.

Carlos Sainz, devido ao furo, terminou apenas em sexto (poderia ter sido quarto) pelo que a Ferrari recuperou pontos à equipa britânica, partindo para Abu Dhabi, que no próximo fim de semana acolhe a última ronda do ano, a 21 pontos da McLaren.

«Sabíamos que a pista favorecia a McLaren mas conseguimos tirar-lhes pontos. Foi uma pena o que aconteceu ao Carlos. A última corrida vai ser apertada mas é excitante. Os 21 pontos são uma distância grande mas tudo é possível», anteviu Charles Leclerc.

Para Max Verstappen, este triunfo, o 63.º da carreira, nono da temporada em 23 corridas disputadas, foi saboroso: «Foi muito divertido. Esta pista tem muita tração e os pneus este ano

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