Ford Puma Gen-E elétrico já está pronto
O novo Puma Gen-E, alarga a oferta no “best-seller” da Ford na Europa. Esta versão complementa a oferta EcoBoost Hybrid, dando aos clientes do Puma a possibilidade de escolher uma gama de motores.
FAUSTO MONTEIRO GRILO
O Puma elétrico oferece até 376 km de autonomia com uma carga completa, antes de precisar de novo carregamento, com 10 a 80% desse processo a levar cerca de 23 minutos num carregador rápido DC de 100 kW. O habitáculo de nova geração está conectado na perfeição, contando com uma enorme capacidade inerente à nova GigaBox.
O novo motor elétrico alimenta a experiência de condução do Puma e garante uma eficiência excecional de 13,1 kWh/100 km. O Puma Gen-E oferece até 376 km com uma carga completa, para que viagens mais longas se façam sem problemas, e até 523 km de autonomia urbana.
Mediante aceleração dos 0-100 km/h em apenas 8,0 segundos e uma resposta mais imediata da direção, numa essência semelhante à de um Puma ST, o Puma Gen-E oferece uma ainda maior eficiência de espaço, resultante de uma unidade de tração elétrica compacta.
O inovador espaço de arrumação MegaBox do Puma foi aumentado para se tornar agora numa GigaBox comportando até 574 litros de espaço para bagagens com os bancos traseiros em posição normal, mais do que a que alguns SUV de maiores dimensões conseguem oferecer.
Uma bagageira frontal de 43 litros aproveita bem o espaço deixado vazio pelo motor a gasolina, mostrando-se ideal para guardar acessórios que se pretendem mais acessíveis quando a bagageira traseira estiver cheia.
O “design” exterior capta o espírito da última geração do Puma, integrando alterações que o tornam mais distinto e aerodinâmico. Um design arrojado em forma de “escudo” substitui a grelha convencional, dando-lhe uma nova secção frontal e inspirando-se no SUV elétrico Ford Mustang Mach-E. No interior mantém-se o design moderno e nítido, com dois visores de alta-definição de fácil acesso para o condutor, para que este se sinta sempre em pleno controlo.
O sistema de infotainment SYNC 46 de última geração da Ford tem navegação ligada à cloud7 , dando ao Puma Gen-E claras vantagens sobre o trânsito da cidade, com Apple CarPlay e Android Auto8 sem fios, permitindo uma linear sincronização das aplicações e das informações entre os smartphones e o automóvel, sem necessidade de cabos de ligação.
A plataforma Alexa Built-in9 permite aos condutores utilizar comandos de voz para saber quando o seu restaurante favorito está aberto ou adicionar itens à sua lista de compras. A nova e mais elevada consola central oferece uma adequada capacidade de arrumação, para que neles se possam guardar aqueles itens pessoais que, de outro modo, iriam encher as bolsas das portas.
O apoio de braços deslizante permite encontrar a posição mais confortável em viagens maiores, assegurando-se o carregamento “wireless” de telemóveis para que estes cheguem ao destino prontos a usar.
O Puma Gen-E também simplifica a condução dentro e fora das cidades. Uma simplificada alavanca de velocidades de comando eletrónico, colocada atrás do volante, permite alternar entre a condução, o ponto-morto e a marcha-atrás de um modo fácil, com os indicadores, para um controlo na ponta dos dedos. A condução selecionável com um só pedal torna a circulação no trânsito citadino ainda mais conveniente, independentemente do modo de condução em que se encontre.
O disponível sistema de Intelligent Adaptive Cruise Control with Stop & Go and Lane Centring permite acelerações e travagens mais suaves, podendo utilizar o sistema Predictive Speed Assist para ajustar as descrições de curvas em estradas, nas rotundas e nas entradas e saídas das auto-estradas. Em cidade, está disponível um sistema de câmara com visão a 360º do tipo visão integral.