Quintandona: magia de Natal numa aldeia de xisto

As atividades de natal na aldeia em xisto de Quintandona, em Penafiel, incluem, este ano e pela primeira vez, um mercado de produtos natalício, tornando esta pequena localidade ainda mais mágica no Natal, onde proliferam luzes e decorações feitas de materiais da natureza.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A pequena aldeia que nos próximos dias transforma-se num pequeno refúgio natalício, fica a somente 30 minutos da cidade do Porto. Quintandona, a aldeia mágica de Natal da freguesia de Lagares, no concelho de Penafiel, está integrada na Rota do Românico e desponta pelo charme das suas casas construídas em xisto, granito amarelo, ardósia e pedra de lousa. Com o aproximar do Natal, ficam ainda mais encantadoras.

Não é novidade para ninguém, mas a melhor altura para visitar a aldeia de xisto é, sem sombra de dúvida, ao final do dia ou pela noite dentro. É nessa altura que brilha extraordinariamente devido à sua irrepreensível iluminação e enfeitada com o espírito natalício. Quintandona “transfigura-se” substancialmente, naquela que já é apelidada de “aldeia Natal”.

A comunidade não cruza os braços diante das dificuldades, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos. A agregação da Casaxiné e Associação para o Desenvolvimento de Lagares é exemplo disso mesmo, porque é partir dessa união que aldeia de xisto que as suas gentes vestem-na com luzes e decorações feitas a partir de materiais da natureza.

Passear pelas ruas estreitas, com flores e luzes a enfeitar as janelas, é como uma sensação de peregrinação por um lugar sagrado. Caminhar pelos percursos pedestres que a aldeia de Quintandona oferece tem o condão de exercitar o apetite para visitar a capela, os canastros, o lavadouro público, o wine bar Casa da Viúva e o Centro Interpretativo local.

Há várias semanas que os moradores estão a trabalhar na decoração da aldeia, sobretudo das suas casas em xisto, com adornos baseados em materiais provenientes da natureza. Existe um grande número de moradores a trabalhar, todos os dias. E em bom ritmo, embora o mau tempo não esteja a ajudar nada, mas as pessoas estão muito entusiasmadas.

A atividade “Quintandona em Natal” vai decorrer até 7 de janeiro. A iluminação da aldeia, que no ano passado atraiu muitos turistas, vai ser reforçada, para dar mais encanto às ruas estreitas e pracetas do burgo, prometeu, sublinhando que se pretende melhorar cada pormenor do evento para atrair ainda mais visitantes do que em 2021

A aldeia já é lindíssima por natureza, mas decorada fica muito mais, sobretudo a partir do dia 8 de dezembro, data da inauguração da iluminação e dos demais adornos. Quem, por esses dias, passar pelo casario de Quintandona, vai poder ver, à entrada, a capela e o cruzeiro com iluminação de Natal.

Para quem pretender ampliar a estadia na “aldeia Natal, não hesite e procure a Casa Valxisto, um refúgio que oferece tons, aromas e toda a riqueza campestre. Um espaço acolhedor e único para que a “My Country House” seja de quem a visita. Um lugar para descansar e relaxar em contacto com a natureza.

A Casa Valxisto fica situada em plena região do Vale do Sousa, o local perfeito para explorar a cultura, a gastronomia e a beleza de uma região rica em tipicidade, património e história. Os seus proprietários têm o dom de saber recuperar móveis e objetos carregados de histórias das gentes que habitaram a casa, como a masseira, a leiteira, a cestinha dos ovos, o banco da lareira, a bicicleta, a janela. Os quadros e os abat-jours são personalizados e as almofadas são pintadas com requinte, tornando a Casa Valxisto acolhedora e incapaz de deixar alguém indiferente.

Partilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *