Ott Tänak regressa à M-Sport no Mundial de ralis
Estónio, primeiro piloto confirmado pela M-Sport para 2023, tem 35 anos e estreou-se no Mundial de ralis em 2009, em Portugal. Ott Tänak já testou o Ford Puma híbrido que a M-Sport vai apresentar em 2023.
(auto.look2010@gmail.com)
O piloto estónio Ott Tänak vai regressar à Ford em 2023, depois de ter passado pela Toyota e Hyundai nos últimos cinco anos, após ter defendido as cores da M-Sport Ford durante sete anos, ou seja, de 2011 a 2017.
«A M-Sport é a equipa que me fez crescer enquanto piloto e que me ensinou todas as lições mais duras para ser um piloto de topo no Mundial de ralis», escreveu o piloto estónio, campeão mundial em 2019, nas suas redes sociais.
Ott Tänak disse ainda que, desde a conquista do título, nunca mais foi «capaz de defender a coroa» e não terá «paz de espírito enquanto não o fizer». «Tive muitas discussões com Malcolm e, definitivamente, partilhámos a mesma ambição para a próxima temporada. Vai ser um grande desafio para nós, mas conheço as pessoas em Dovenby Hall e sei do que são capazes. Com a sua paixão por dar tudo o que têm, podemos lutar pelo campeonato. Estou feliz por estar de volta à M-Sport Ford World Rally Team e vamos dar tudo de nós no próximo ano», sustentou o piloto estónio
O dono da equipa que corre com as cores da Ford, o britânico Malcolm Wilson, confirmou que o piloto estónio já testou o Ford Puma híbrido em Greystoke Forest que a M-Sport vai apresentar em 2023 e mostra-se «confiante» de que será possível «lutar pelo título».
«É com enorme felicidade e alegria que ver Ott de volta à nossa equipa, em Dovenby Hall, até porque acompanho de perto a sua carreira desde a altura que ainda era júnior e, por isso, estou muito orgulhoso de ter feito parte de suas conquistas na última década», sublinhou Malcolm Wilson.
Piloto estónio conta 17 vitórias e um título mundial, conquistado em 2019, pela Toyota, equipa para a qual se mudou em 2018, após deixar a M-Sport Ford. Em 2021, rumou à Hyundai, na qual sentiu dificuldades com problemas de fiabilidade do i20, anunciando o abandono da equipa ainda antes do final do campeonato de 2022. Ott Tänak é o primeiro piloto confirmado pela M-Sort para 2023.