Ogier é recordista de vitórias em Monte Carlo
O francês isolou-se na lista de vencedores em Monte Carlo, com nove triunfos, superando os oito do compatriota Sébastien Loeb, que este ano não participou na prova do Principado.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)
Ao comandar o Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo de Ralis, do primeiro ao último troço, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) arranca a temporada com uma vitória. Tratou-se da 56.ª da carreira, impondo-se ao finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), que foi o mais rápido na “power stage”, e ao belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) que completaram o pódio.
A prova monegasca foi dominada pela Toyota Gazoo Racing, que colocou os quatro carros entre os seis primeiros, numa confirmação da superioridade já exibida o ano passado e a dar a sensação que a revalidação dos títulos pode ser uma realidade, com o francês a vencer pela nona vez a prova monegasca.
Sebstiean Ogier concluiu o rali com o tempo de 3h12m02s e 18,8 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), campeão mundial em título, e 44,6 face ao belga Thierry Neuville.
«Adoro este rali, foi o que me deu o sonho, e também estou muito feliz pelo navegador Vincent (Landais, que venceu pela primeira vez», disse Sébastsien Ogier.
Com esta vitória, Sébastien Ogier isola-se na liderança da lista de pilotos com mais vitórias em Monte Carlo, superando Sébastien Loeb, compatriota que também começou o ano a bater recordes… mas no Rali Dakar: conseguiu o maior número de vitórias consecutivas (6) numa só edição do todo-o-terreno, superando o registo de Ari Vatanen que perdurava desde 1989.
«Ainda gostamos de viver estes momentos e é por isso que estamos aqui, para somar vitórias como esta. Vencer uma prova tão famosa como Monte Carlo não tem preço», disse ainda Sébastien Ogier.
O belga Thierry Neuville voltou a ser o melhor dos pilotos da marca sul-coreana, enquanto o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1), que nunca teve o carro nas melhores condições, e o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) ficaram atrás do quarto Toyota.
Ficou a sensação que o francês Cyril Abiteboul Abiteboul (ex-patrão da escuderia Renault na Fórmula 1), mostrou estar um furo abaixo da concorrência na luta pelo título mundial e vai ter muito que mudar na estrutura da equipa para a fazer regressar à luta pelas vitórias.
Sem surpresa, o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1), na estreia ao volante do carro da marca oval, foi quinto, com o segundo lugar na “Power Stage” a poder ser uma indicação de que quando adaptado ao carro, o estónio pode entrar na discussão das vitórias, como o desejam os responsáveis da marca, que alcançou a última vitória, na edição anterior do Rali de Monte Carlo.
A exemplo de Sébastien Ogier, o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) triunfou entre os RC2, dando à marca checa a vitória, na estreia do novo carro, que mostrou ser um digno sucessor do R5, que já era um carro muito competitivo.
O francês Yohan Rossel (Citroen C3 Rally2) tentou na “Power Stage” desalojar o russo do primeiro lugar, ganhou-lhe 5.6”, mas acabou por ficar a 4,5” do piloto da marca checa, cabendo ao espanhol “Pepe” Lopez (Hyundai i20 N Rally2) a completar o pódio da categoria, que teve três carros de marcas diferentes nas três primeiras posições, o que deixa antever um campeonato emotivo.
FICHA DA PROVA
Prova – Rallye Automobile de Monte Carlo
Data – 19/22 de Janeiro
Organizador – Automobile Club de Monaco
Estrutura – 1 534,79 km divididos por quatro etapas: Monte Carlo – Monte Carlo (152,16 km); Monte Carlo – Monte Carlo (459,68 km); Monte Carlo – Monte Carlo (687,23 km); Monte Carlo – Monte Carlo (235,72 km)
PC – 18 (2 + 6 + 6 + 4)
Extensão das PC – 325,02 km (40,02 km + 105,34 km + 111,78 km + 67,88 km)
Percentagem das PC – 21,17 %
Inscritos – 75 (10 RC1, 41 RC2, 13 RC4, 6 RC5, 5 RGT)
Participantes – 75 (10 RC1, 41 RC2, 13 RC4, 6 RC5, 5 RGT)
Classificados – 67 (9 RC1, 35 RC2, 13 RC4, 6 RC5, 4 RGT)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Sébastien Ogier, da 1.ª à 18.ª PC
RC1 – Sébastien Ogier, da 1.ª à 18.ª PC
RC2 – Nikolay Gryazin, da 1.ª à 18.ª PC
RC4 – Ghjuvanni Rossi, da 1.ª à 6.ª PC; Mickael Prévalet, da 7.ª à 18.ª PC
RC5 – Nicolas Ressegaire, da 1.ª à 18.ª PC
RGT – Loic Pangiotis, da 1.ª à 18.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)
RC1 – Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1)
RC2 – Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov Eriksen (Skoda Fabia RS Rally2)
RC4 – Mikael Prévalet/Jofrey Courtet (Peugeot 208 Rally4)
RC5 – Nicolas Ressegaire/Marina Micheli (Renault Clio Rally5)
RGT – Loic Panagiotis/Caroline Goddi (Alpine A110 Rally)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Sébastien Ogier/Vincenl Landais | Toyota GR Yaris Rally1 | 3.12’02,0″ |
2.º | Kalle Rovampera/Jonne Halttunen | Toyota GR Yaris Rally1 | a 18,8″ |
3.º | Thierry Neuville/Martijn Wyndaeghe | Hyundai i20 N Rally1 | a 44,6″ |
4.º | Elfyn Evans/Scott Martin | Toyota GR Yaris Rally1 | a 1’12,4″ |
5.º | Ott Tanak/Martin Jarveoja | Ford Puma Rally1 | a 2’34.9″ |
6.º | Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone | Toyota GR Yaris Rally1 | a 3’32,6″ |
7.º | Dani Sordo/Candido Carrera | Hyundai i20 N Rally1 | a 3’47,5″ |
8.º | Esapekka Lappi/Janne Ferm | Hyundai i20 N Rally1 | a 3’51,3″ |
9.º | Nikolay Gryazin/Konstantin Alekasandrov | Skoda Fabia RS Rally2 | a 10’03,4″ |
10.º | Yohan Rossel/Arnaud Dunand | Citroen C3 Rally2 | a 10’07,9″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Sébastien Ogier | 9 | 3 | 2 | 3 | 1 | 0 |
Kalle Rovampera | 6 | 3 | 6 | 0 | 2 | 1 |
Thierry Neuville | 2 | 2 | 4 | 9 | 1 | 0 |
Elfyn Evans | 1 | 10 | 3 | 0 | 0 | 1 |
Ott Tanak | 0 | 1 | 1 | 0 | 5 | 5 |
Takamoto Katsuta | 0 | 1 | 0 | 6 | 3 | 3 |
Esapekka Lappi | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 4 |
Dani Sordo | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 3 |
Pierre-Louis Loubet | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS
ABSOLUTO
PILOTOS – 1.º, Sébastien Ogier, 26 pontos; 2.º, Kalle Rovampera, 23; 3.º, Thierry Neuville, 17; 4.º, Elfyn Evans, 15; 5.º, Ott Tanak, 14.º; 6.º, Takamoto Katsuta, 8; 7.º, Dani Sordo, 6; 8.º, Esapekka Kappi, 4; 9.º, Nikolay Gryazin, 2; 10.º, Yohan Rossel, 1.
NAVEGADORES – 1.º, Vincent Landais, 26 pontos; 2.º, Jonne Halttunen, 23; 3.º, Martijn Wydaeghe, 17; 4.º, Scott Martin, 15; 5.º, Martin Jarveoja, 14.º; 6.º, Aaron Johnstone, 8; 7.º, Candido Carrera, 6; 8.º, Janne Ferm, 4; 9.º, Konstantin Aleksandrov, 2; 10.º, Arnaud Dunand, 1.
EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 51 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 27; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 16
RC2
PILOTOS – 1.º, Nikolay Gryazin, 27 pontos; 2.º, Yohan Rossel, 21; 3.º, “Pepe” Lopez, 15; 4.º, Erik Cais, 12; 5.º, Adrien Fourmaux, 10; 6.º, Chris Ingram, 8; 7.º, Marco Bulacia Wilkinson, 6; 8.º, Grégoire Munster, 4; 9.º, Stéphane Lefebvre, 3; 10.º, François Delecour, 1
NAVEGADORES – 1.º, Konstantin Aleksandrov, 27 pontos; 2.º, Arnaud Dunand, 21; 3.º, Borja Rozada, 15; 4.º, Petr Tesinsky, 12; 5.º, Alexandre Coria, 10; 6.º, Craig Drew, 8; 7.º, Axel Coronado, 6; 8.º, Louis Louka, 4; 9.º, Andy Malfoy, 3; 10.º, Sabrina De Castelli, 1
EQUIPAS – 1.º, Toksport World Rally Team, 40 pontos; 2.º, M-Sport Ford World Rally Team, 30; 3.º, Motorsport Ireland Rally Academy, 18
Próxima prova – Rali da Suecia, de 9 a 12 de fevereiro.