Mudança de comando nos automóveis do “Dakar”
A extensão do Sector Selectivo (SS) de 342 km provocou alterações nas classificações dos automóveis e motos, com o sul-africano Giniel De Villers (Toyota Hilux), nos automóveis, a ser o novo comandante, depois de ter sido quarto na etapa.
Texto: PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
O dia desta terça-feira foi difícil, em especial para os homens dos automóveis que abriram a pista e, por isso mesmo, não tiveram os rodados das motos para os ajudar, ao contrário do que sucedeu com os “motards”. O francês Sébastien Loeb (Peugeot 3008 DKR), depois de na segunda-feira ter tido uma entrada discreta, foi o mais rápido no SS, ao bater o espanhol Nani Roma (Mini JCW) por oito segundos, e subiu ao quinto lugar, a pouco mais de um minuto do comandante.
Quarto no SS, o sul-africano ascendeu ao comando com os quatro primeiros a caberem num minuto, enquanto o chileno Boris Garafulic (Mini All4 Racing), que é acompanhado pelo português Filipe Palmeiro, a subir ao 17.º lugar.
Por sua vez, o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota Hilux), que, na segunda-feira tinha estado em plano de evidência, perdeu sete minutos para os mais rápidos, mas pior esteve o francês Stéphane Peterhansel (Mini JWC) que, depois de perder cinco minutos, no dia inaugural, em consequência de um furo, nesta terça-feira perdeu mais 15 minutos, por ter ficado “plantado” numa duna, numa altura em que era o mais rápido na pista.
Nas motos, Mathias Walkner (KTM), o vencedor do ano passado, foi o mais rápido no SS, com o espanhol Joan Barreda Bort (Honda) a conservar o comando, com mais de um minuto de avanço sobre o austríaco.
Paulo Gonçalves (Honda) repetiu o 11.º lugar de segunda-feira, no SS, e continua à porta do “top ten”, com Mário Patrão (KTM) a ser mais rápido que Joaquim Rodrigues Jr. (Hero), no SS, e a colocar-se imediatamente à sua frente na geral.
Mais adaptados ao tipo do traçado António Maio (Yamaha) e David Megre (KTM) fizeram melhor que na véspera e subiram alguns lugares na geral.
Nos SxS, o chileno Francisco Lopez (CAN-AM) bateu o brasileiro Reinaldo Varela (CAN-AM) por 19 segundos e reduziu a sua desvantagem em relação ao seu adversário para pouco mais de um minuto.
Apesar de estreante na prova, Ricardo Porém (CAN-AM) registou o nono tempo, depois de ter estado entre os primeiros, à frente de Miguel Jordão (CAN-AM), que fechou o lote dos 10 primeiros, com os dois a comandarem entre os “rookies”, enquanto Pedro Mello Breyner (Yamaha) ficou sem intercomunicadores a meio do SS e voltou a ser um dos últimos da categoria.
CLASSIFICAÇÕES
SECTOR SELECTIVO (342 KM)
MOTOS
1.º Mathias Walkner (KTM), 3h23m57s
2.º Ricky Brabec (Honda), a 22”
3.º Joan Barreda Bort (Honda), a 1’41”
4.º Toby Price (KTM), a 3’06”
5.º Pablo Quintanilla (Husqvarna), a 3’24”
6.º Sam Sunderland (KTM), a 6’03”
7.º Adrien Van Beveren (Yamaha), a 9’05”
8.º Kevin Benavides (Honda), a 9’59”
9.º Andrew Short (Husqvarna), a 12’25”
10.º Jose Cornejo (Honda), a 13’43”
11.º Paulo Gonçalves (Honda), a 14’12”
23.º Mário Patrão (KTM), a 30’23”
32.º Joaquim Rodrigues (Hero), a 39’07”
36.º António Maio (Yamaha), a 41’32”
39.º David Megre (KTM), a 53’26”
47.ºFausto Mota (Husqvarna), a 1.22’ 26’’
86.º Hugo Lopes (KTM), a 1.59’12”
91.º Miguel Caetano (KTM), a 2.05’42”
AUTOMÓVEIS
1.º Sébastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR), 3h26m53s
2.º Nani Roma/Alex Haro (Mini JCW), a 8”
3.º Bernhard Ten Brinke/Xavier Panseri (Toyota Hilux), a 1’20”
4.º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux), a 1’31”
5.º Yazeed Al-Rahji/Timo Gottschalk (Mini JCW), a 2’33”
6.º Cyril Despres/Jean-Paul Cottret (Mini JCW), a 3’14”
7.º Harry Hunt/Wouter Rosegaar (Peugeot 308 DKR), a 3’24”
8.º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Mini JCW), a 4’40”
9.º Nicolas Fuchs/Fernando Mussano (Ford Ranger), a 5’01”
10.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Toyota Hilux), a 5’36”
18.º Boris Garafulic/Filipe Palmeiro (Mini All4 Racing), a 16’24”
SXS
1.º Francisco Lopez/Alvado Leon (CAN-AM), 4h09m47s
2.º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (CAN-AM), a 19”
3.º Sergei Kariakin/Anton Vlasiuk (BRP), a 1’51”
4.º Gerard Guell/Daniel Carreras (CAN-AM), a 4’22”
5.º Marcos Baumgart/Kleber Cincea (CAN-AM)
9.º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (CAN-AM), a 17’13”
10.º Miguel Jordão/Lourival Roldan (CAN-AM), a 18’42”
27.º Pedro Mello Breyner/Javier Godoy (Yamaha), a 1.34’26”
GERAL
MOTOS
1.º Joan Barreda Bort (Honda), 4h23m14s
2.º Mathias Walkner (KTM), a 1’31”
3.º Ricky Brabec (Honda), a 1’35”
4.º Pablo Quintanilla (Husqvarna), a 3’17”
5.º Toby Price (KTM), a 4’33”
6.º Sam Sunderland (KTM), a 7’18”
7.º Adrien Van Beveren (Yamaha), a 10’19”
8.º Kevin Benavides (Honda), a 12’18”
9.º Jose Cornejo (Honda), a 17’24”
10.º Andrew Short (Husqvarna, a 17’37”
11.º Paulo Gonçalves (Honda), a 19’12”
31.º Mário Patrão (KTM), a 45’55
32.º Joaquim Rodrigues (Hero), a 47’40”
37.º António Maio (Yamaha), a 57’51”
39.º David Megre (KTM), a 1.10’59”
47.º Fausto Mota (Husqvana), a 1. 22’26’’
91.º Miguel Caetano (KTM), a 2.45’26”
94.º Hugo Lopes (KTM), a 2.46’’06”
AUTOMÓVEIS
1.º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux), 4h32m45s
2.º Bernhard Ten Brinke/Xavier Panseri (Toyota Hilux), a 28”
3.º Nani Roma/Alex Haro (Mini JCW), a 42”
4.º Yazeed Al-Rahji/Timo Gottschalk (Mini JCW), a 50”
5.º Sébastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR), a 1’56”
6.º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Mini JCW), a 2’28”
7.º Harry Hunt/Wouter Rosegaar (Peugeot 308 DKR), a 2’38”
8.º Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Toyota Hilux), a 3’26”
9.º Cyril Despres/Jean-Paul Cottret (Mini JCW), a 3’28”
10.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Toyota Hilux), a 3’43”
17.º Boris Garafulic/Filipe Palmeiro (Mini All4 Racing), a 19’00”
SXS
1.º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (CAN-AM), 5h21m19s
2.º Francisco Lopez/Alvado Leon (CAN-AM), a 1’08”
3.º Sergei Kariakin/Anton Vlasiuk (BRP), a 6’35”
4.º Gerard Guell/Daniel Carreras (CAN-AM), a 6’35”
5.º Rodrigo Moreno/Jorge Araya (CAN-AM), a 10’20”
9.º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (CAN-AM), a 24’30”
10.º Miguel Jordão/Lourival Roldan (CAN-AM), a 25’02”
25.º Pedro Mello Breyner/Javier Godoy (Yamaha), a 2.00’25”
A ETAPA DE QUARTA-FEIRA
Esta quarta-feira, a caravana ruma a Arequipa, tendo de enfrentar um percurso de 467 km, dos quais 331 km são percorridos em SS, de novo marcado pela areia.