Mário Patrão piloto oficial KTM no Dakar 2019

Piloto de Seia venceu, em 2018, Maroc Desert Callenge, e foi segundo classificado na Taça do Mundo de Bajas e Campeão Nacional de TT3

(auto.look2010@gmail.com)

Licínio Pina, presidente do Crédito Agrícola, e Mário Patrão

Mário Patrão apresentou hoje no edifício da Caixa Central do Crédito Agrícola, a sua participação naquela que é a prova rainha de todo-o-terreno. O piloto, natural de Seia, vai disputar o Rali Dakar aos comandos de uma KTM450 Rally integrando a equipa oficial da KTM FACTORY RACING, equipa que venceu a prova nas últimas 17 edições. Esta será a sua sexta participação na prova sul-americana que de 6 a 17 de Janeiro se disputa integralmente no Peru.

Para o piloto recordista em títulos nacionais de todo-o-terreno conquistados em moto e que este ano se sagrou vice-campeão nacional da modalidade. Disputar o Rali Dakar inserido na equipa de fábrica austríaca vencedora das últimas 17 edições «é uma honra».

«Foi um ano de muito empenho, mas sinto-me física e psicologicamente preparado para este desafio para o qual trabalhámos todo o ano e sinto-me honrado em poder integrar a equipa oficial da KTM. A nível internacional venci o Marocco Desert Challenge, fui 2.º na Taça do Mundo de Bajas e 2.º no Panafrica Rally e disputei ainda, já na equipa KTM, o Rali de Marrocos. Em Portugal disputei os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno e de Rally Raid tendo sempre como grande objectivo preparar para o Dakar», reveliu o experiente piloto de Seia.

Mário Patrão

MÁRIO PATRÃO VENCEU A CLASSE MARATONA 2016

Em 2016 Mário Patrão conquistou a classe maratona num Rali Dakar que completou no 13.º lugar absoluto. Para este ano «a minha missão a nível individual é melhorar essa classificação. Temos noção que o Dakar é uma prova extremamente exigente e dura, mas quero ajudar a minha equipa a renovar o título que já conquistou por 17 vezes», sublinhou Mário Patrão.

«Tenho os meus patrocinadores comigo. Houve novamente um investimento enorme de modo a poder estar o mais bem preparado possível para este grande desafio que é o Dakar. Foi difícil reunir todos os apoios e patrocínios de modo a conseguir estar à partida para a prova rainha do TT e poder integrá-los numa das maiores equipas do mundo, mas conseguimos. Sem os meus patrocinadores nada disto seria possível», afirma o piloto de Seia.

A edição 2019 do Rali Dakar terá a capital peruana, Lima, como cenário da partida e da chegada desta edição que vai contar com um total de 5 mil quilómetros, 3 mil dos quais cronometrados, de um percurso composto 70% de dunas.

«Não estou em crer que por serem menos dias de competição que a corrida seja menos dura porque acredito que o objectivo da organização seja que os pilotos se mantenham em corrida. Acredito que a exigência se mantém elevada e vão continuar a ser muitas horas em cima da mota, muitas vezes em condições extremas e a necessidade de superação vai fazer-se sentir algumas vezes», sustentou Mário Patrão.

«Recordo-me que em 2013 as etapas do Peru foram muito difíceis. Quero entrar com alguma cautela, sem arriscar demasiado, para terminar a prova com a moto em boas condições, estar bem fisicamente para poder dar o meu melhor como sempre tento fazer. Creio que se optar por cumprir estas ideias os resultados aparecerão», conclui o piloto português.

Acrescente-se que o desejo expresso de Licínio Pina, presidente do grupo do principal patrocinador do piloto de Seia, de que, «assim como o Crédito Agrícola, quer ser o melhor nos seus mercados, desejamos que o Mário Patrão seja o melhor no motociclismo».

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