Kalle Rovampera inicia a defesa do título
Terminado o “Dakar”, as atenções dos amantes do desporto automóvel viram-se para o Rali de Monte Carlo, que abre o Campeonato do Mundo de Ralis. Em Maio, a caravana passa por Portugal.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)
Toyota, detentora dos dois títulos, o de pilotos conquistado pelo finlandês Kalle Rovampera, Hyundai e Ford continuam a marcar presença no campeonato, enquanto continua a espera para que mais marcas adiram aos Rally1, os mais competitivos carros das provas de estrada.
À partida, a marca japonesa parte como favorito, ficando a dúvida de saber qual dos seus pilotos vai assumir o papel de protagonista.
Kalle Rovampera tem a responsabilidade de defender o ceptro, que regressou à Finlândia 20 anos depois do conquistado por Marcus Gronholm, em 2002. O inglês Elfyn Evans, que era apontado como potencial campeão, o ano passado, em consequência da retirada, é de esperar um duelo anglo-finlandês na equipa dirigida por Jari-Matti Latvala.
A Hyundai, que conquistou o título de marcas em 2019 e 2020, perdeu o estónio Ott Tanak, ao que tudo indica por divergências na forma como a equipa foi gerida, mas mantêm o belga Thierry Neuville e o espanhol Dani Sordo, ainda que, tal como Sébastien Ogier, com um programa reduzido e recebeu o finlandês Esapekka Lappi, que o ano passado esteve presente em sete provas ao volante de um Toyota.
Nenhum deles mostrou, até agora, capacidade para ser campeão do mundo, mas a regularidade, pode ser uma “arma”, caso do lado da Toyota as coisas comecem a correr de uma forma não desejada, cabendo ao belga o papel de ponta de lança, numa equipa que tem um novo director desportivo, Cyril Abiteboul, que rende Julien Moncet, que esteve no cargo o ano passado, depois da saída de Andrea Adamo, que dirigiu a equipa nos anos dos títulos mundiais.
Vindo da Fórmula 1, resta saber se Cyrit Abiteboul vai conseguir organizar a Hyundai Motorsport e permitir-lhe pensar na conquista de vitórias e de títulos.
No que diz respeito às equipas oficiais, a maior expectativa reside naquilo que o estónio Ott Tanak poderá fazer na Ford, onde assume o papel principal. Depois da saída em rotura com a Hyundai, por a equipa não ter ordenado a inversão de posições na Acrópole, onde terminou a 15 segundos de Thierry Neuville, que venceu, o que lhe teria permitido manter a pressão sobre Kalle Rovampera na luta pelo título.
Sem as condições financeiras da concorrência, a Ford conseguiu o ano passado, em Monte Carlo, regressar às vitórias, depois de um jejum que datava do Rali de Inglaterra de 2018, pelas mãos do francês Sébastien Loeb, mas, desta vez, não conseguiu voltar a contar com a sua colaboração, como Malcolm Wilson desejava.
Mas o regresso à estrada, aqui e ali, do nove vezes campeão do mundo não está descartada, pois há vontade das duas partes para que isso suceda, ficando por saber se vai haver condições financeiras para a sua concretização.
A Ford conta com o francês Pierre-Louis Loubet, para secundar Ott Tanak, mas as suas esperanças estão depositadas no estónio, uma vez que o francês tal como, por exemplo, Takamoto Katsuta, não tem “argumentos” para discutir os triunfos nas provas.
Na bolsa das apostas, e como vai suceder na maior parte do ano, a Toyota com três trunfos (Kalle Rovampera, Elfyn Evans e Sébastien Ogier) contra um “joker” da Hyundai (Thierry Neuville) e da Ford (Ott Tanak). Mas “Monte Carlo” é atreito a surpresas, em especial se as condições atmosféricas ajudarem, com a neve e do gelo a marcarem presença.
Intensa vai ser a luta entre os RC2, com Citroën, Ford, Hyundai e Skoda a apresentarem-se com vários pilotos candidatos ao título, o que deixa antever duelos renhidos e decididos em cima da meta.
De assinalar a presença do veterano François Delecour (Skoda Fabia RS Rally2) que, aos 60 anos, alinha na prova que ganhou em 1994, ao volante de um Ford Escort RS Cosworth, naquela que foi a sua quarta e última vitória mundial”, depois de no ano anterior ter triunfado em Portugal, Córsega e Catalunha.
A ESTRADA
A prova arranca, na quinta-feira, em Monte Carlo, local onde as equipas regressam todos os dias, ficando de parte a deslocação a Gap, como sucedeu nos últimos anos, com duas especiais nocturnas, La Bollène-Vésubie/Col du Turini (15,12 km) e la Cabanette/Col de Castillon (24,90), num regresso ao passado, já que são poucas as provas de estrada que proporcionam às equipas as sensações da competição à luz dos faróis.
Na sexta-feira haverá uma dupla passagem pelas classificativas de Roure/Roubion/Beuil (18,33 km), Puget-Théniers/Saint Antonin (19,79 km) e Briançonnet/Entrevaux (14,55 km), situação que se repete no sábado com as provas de classificação de Le Fugeret/Thorame-Haute (16,80 km), Malijai/Puimichel (17,31 km) e Ubraye/Entrevaux (21,78 km), a mais extensa da prova.
No domingo para fechar, duas passagens pelos troços cronometrados de Lucéram/Lantosque (18,82 km) e La Bollène-Vésubie/Col de Turini, feito no primeiro dia. No total serão 18 provas de classificação e 325,02 km contra-o-relógio para definir o primeiro comandante do “Mundial” de 2023.
CALENDÁRIO
O “Mundial” de Ralis mantem as 13 provas do ano passado, com as saídas da Bélgica, Espanha e Nova Zelândia a serem compensadas com os regressos do México e do Chile, o primeiro ausente desde 2020 e o segundo desde 2019, e pela entrada do Rali do Centro da Europa, que decorrerá na Alemanha, Áustria e República Checa
DATA | PAÍS | PROVA |
19/22 de Janeiro | Monte Carlo | Rallye Automobile Monte-Carlo |
9/12 de Fevereiro | Suécia | Rally Sweden |
16/19 de Março | México | Rally Guanajuato México |
20/23 de Abril | Croácia | Croatia Rally |
11/14 de Maio | Portugal | Vodafone Rally de Portugal |
1/4 de Junho | Itália | Rally Italia Sardegna |
22/25 de Junho | Quénia | Safari Rally Kenya |
20/23 de Julho | Estónia | Rally Estonia |
3/6 de Agosto | Finlândia | Secto Rally Finland |
7/10 de Outubro | Grécia | EKO Acropolis Rally Greece |
28 de Setembro/1 de Outubro | Chile | Copec Rally Chile |
26/29 de Outubro | Alemanha | Central Europe Rally |
16/19 de Novembro | Japão | FORUN8 Rally Japan |
CAMPEÕES
O Campeonato do Mundo de Ralis teve a primeira edição em 1973, apenas para as marcas, com os pilotos a serem reconhecidos em 1979, com os títulos a ficarem assim distribuidos
Ano | Piloto | Navegador | Carro |
1979 | Bjorn Waldegaard | Ford Escort RS/Mercedes 450 SLC 5.0 | |
1980 | Walter Rohrl | Fiat Abarth 131 | |
1981 | Ari Vatanen | Ford Escort RS | |
1982 | Walter Rohr | Opel Ascona 400 | |
1983 | Hannu Mikkola | Audi Quattro | |
1984 | Stig Blomqvist | Audi Quattro/Audi Sport Quattro | |
1985 | Timo Salonen | Peugeot 205 T16/Peugeot 205 T16 E2 | |
1986 | Juha Kankkunen | Peugeot 205 T16 E | |
1987 | Juha Kankkunen | Lancia Delta HF 4WD | |
1988 | Miki Biasion | Lancia Delta HF 4WD/Lancia Delta Integrale | |
1989 | Miki Biasion | Lancia Delta Integrale | |
1990 | Carlos Sainz | Toyota Celica GT-4 | |
1991 | Juha Kakkunen | Lancia Delta Integrale | |
1992 | Carlos Sainz | Toyota Celica Turbo 4WD | |
1993 | Juha Kankkunen | Toyota Celica Turbo 4WD | |
1994 | Didier Auriol | Toyota Celica Turbo 4WD | |
1995 | Colin McRae | Subaru Impreza 555 | |
1996 | Tommi Makkinen | Mitsubishi Lancer Evolution | |
1997 | Tommi Makkinen | Mitsubishi Lancer Evolution | |
1998 | Tommi Makkinen | Mitsubishi Lancer Evolution | |
1999 | Tommi Makkinen | Mitsubishi Lancer Evolution | |
2000 | Marcus Gronholm | Peugeot 206 WRC | |
2001 | Richard Burns | Subaru Impreza WRC | |
2002 | Marcus Gronholm | Peugeot 206 WRC | |
2003 | Petter Solberg | Subaru Impreza WRC | |
2004 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen Xsara WRC |
2005 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen Xsara WRC |
2006 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen Xsara WRC |
2007 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen C4 WRC |
2008 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen C4 WRC |
2009 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen C4 WRC |
2010 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen C4 WRC |
2011 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen DS3 WRC |
2012 | Sebastien Loeb | Daniel Elena | Citroen DS3 WRC |
2013 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | VW Polo R WRC |
2014 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | VW Polo R WRC |
2015 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | VW Polo R WRC |
2016 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | VW Polo R WRC |
2017 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | Ford Fiesta WRC |
2018 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | Ford Fiesta WRC |
2019 | Ott Tanak | Martin Jarveoja | Toyota Yaris WRC |
2020 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | Toyota Yaris WRC |
2021 | Sebastien Ogier | Julien Ingrassia | Toyota Yaris WRC |
2022 | Kalle Rovampera | Jonne Halttunen | Toyota GR Yaris Rally1 |
TÍTULOS POR PILOTO
N.º PILOTO
9 – Sebastien Loeb
8 – Sebastien Ogier
4 – Juha Kankkunen, Tommi Makinen
2 – Miki Biasion, Marcus Gronholm, Carlos Sainz, Walter Rohrl
1 – Didier Auriol, Stig Blomqvist, Richard Burns, Colin McRae, Hannu Mikkola, Kalle Rovampera, Timo Salonen, Petter Solberg, Ott Tanak, Ari Vatanen, Bjorn Waldegaard
Ano | Marca |
1973 | Renault-Alpine |
1974 | Lancia |
1975 | Lancia |
1976 | Lancia |
1977 | Fiat |
1978 | Fiat |
1979 | Ford |
1980 | Ford |
1981 | Talbot |
1982 | Audi |
1983 | Lancia |
1984 | Audi |
1985 | Peugeot |
1986 | Peugeot |
1987 | Lancia |
1988 | Lancia |
1989 | Lancia |
1990 | Lancia |
1991 | Lancia |
1992 | Lancia |
1993 | Toyota |
1994 | Toyota |
1995 | Subaru |
1996 | Subaru |
1997 | Subaru |
1998 | Mitsubishi |
1999 | Toyota |
2000 | Peugeot |
2001 | Peugeot |
2002 | Peugeot |
2003 | Citroen |
2004 | Citroen |
2005 | Citroen |
2006 | BP-Ford WRT |
2007 | BP-Ford WRT |
2008 | Citroen Total WRT |
2009 | Citroen Total WRT |
2010 | Citroen Total WRT |
2011 | Citroen Total WRT |
2012 | Citroen Total WRT |
2013 | Volkswagen Motorsport |
2014 | Volkswagen Motorsport |
2015 | Volkswagen Motorsport |
2016 | Volkswagen Motorsport |
2017 | M-Sport |
2018 | Toyota Gazoo WRT |
2019 | Hyundai Shell Mobis WRT |
2020 | Hyundai Shell Mobis WRT |
2021 | Toyota Gazoo WRT |
2022 | Toyota Gazoo WRT |
N.º MARCA
10 – Lancia
8 – Citroen
6 – Toyota
5 – Peugeot
4 – Ford, Volkswagen
3 – Fiat, Subaru
2 – Audi, Hyundai
1 – Mitsubishi, Renault-Alpine, Talbot
VENCEDORES
Ao longo da sua história, o Campeonato do Mundo de Ralis teve 629 provas, com Sébastien Loeb (pilotos), Daniel Elena (navegadores ) e Citroen (marcas) a encabeçarem as respectivas listas de vencedores, que estão assim formadas.
PILOTOS
80 – Sébastien Loeb
55 – Sébastien Ogier
30 – Marcus Gronholm
26 – Carlos Sainz
25 – Colin McRae
24 – Tommi Makinen,
23 – Juha Kankkunen
20 – Didier Auriol
19 – Markku Alen
18 – Jari-Matti Latvala, Hannu Mikkola
17 – Miki Biasion, Thierry Neuville, Ott Tanak
16 – Bjorn Waldegaard
15 – Mikko Hirvonen
14 – Walter Rohrl
13 – Petter Solberg
11 – Stig Blomqvist, Timo Salonen
10 – Richard Burns, Ari Vatanen
8 – Kalle Rovampera
7 – Bernard Darniche, Sandro Munari, Gilles Panizzi
6 – Kenneth Eriksson, Elfyn Evans
5 – Markko Martin, Kris Meeke, Shekhar Mehta, Jean Pierre Nicolas, Jean-Luc Therier
4 – François Delecour, Timo Makinen. Michele Mouton
3 – Jean Claude Andruet, Andreas Mikkelsen, Jean Ragnotti, Dani Sordo, Henri Toivonen
2 – Philippe Bulgaski, Ingvar Carlsson, Mkael Ericsson, Mats Jonsson, Bruno Saby, Kenjiro Shinozuka, Joginder Singh, Achim Warmbold
1 – Andrea Aghini, Pentti Airikkala, Alain Ambrosino, Ove Andersson, Fulvio Bacchelli, Bernard Beguin, Walter Boyce, Roger Clark, Gianfranco Cunico, Ian Duncan, François Duval, Per Eklund, Tony Fassina. Guy Frequelin, Josef Haider, Kyosti Hamalainen, Harry Kallstom, Anders Kullang, Esapekka Lappi Piero Liatti, Joaquim Moutinho, Alain Oreille, Mads Ostberg, Hayden Paddon Raffaelle Pinto, Jesus Puras, Jorge Recalde, Harri Rovampera, Armin Schwarz, Patrick Tauziac, Franz Wittmann
NAVEGADORES
79 – Daniel Elena
54 – Julien Ingrassia
30 – Timo Rautiainen
24 – Luís Moya
20 – Seppo Harjanne, Ilka Kivimaki
18 – Arne Hertz
17 – Martin Jarveoja
16 – Mikka Antilla, Bernard Occelli, Tiziano Siviero
14 – Jarmo Lehtinen, Juha Piironen
13 – Christian Geistdorfer, Nicolas Gilsoul, Risto Mannisenmaki, Phil Mills, Hans Thorszelius
10 – Bjorn Cederberg, Robert Reid
8 – Jonne Halttunen, Derek Ringer
7 – Alain Mahe, Herve Pannizzi
6 – Terry Harryman
5 – Fred Gallagher, Denis Giraudet, Scott Martin, Michael Park, Stafan Parmander, Fabrizia Pons
4 – Mike Doughty, Daniel Grataloup, Henry Liddon, Silvio Maiga, Paul Nagle, David Richards, Jean Todt, Martijn Windaeghe
3 – Carlos Del Barrio, Christian Delferrier, Mario Mannucci, Marc Marti
2 – Jean-Marc Andrie, Lars Backman, Claes Billstam, Per Carlsson, Jean-Paul Chiaroni, David Doig, «Biche», Jean-François Fauchille, Michel Gamet, Anders Jaeger, Jacques Jaubert, John Meadows, Juha Repo, Michel Vial
1 – Atso Aho, Claes-Goran Andersson, Jonas Andersson, Daniel Barritt, Jochen Berger, Bruno Berglund, Arnaldo Bernacchini, Carlo Cassina, Sergio Cresto, John Davenport, Jorge Del Buono, Peter Diekmann, Lofty Drews, Stefano Evangelisti, Sauro Farnocchia, Janne Ferm, Ola Floene, Edgar Fortes, Isabelle Galmiche, Fred Hinterleitner, John Kennard, Vincent Laverne, Jean-Claude Lefebvre, Jean-Jacques Lenne, Daniel LeSaux, Kaj Lindstrom, Mauro Mannini, Jaakoo Markkula, Roman McNamee, Claude Papin, Jorg Pattermann, Stuart Pegg, Risto Pietilainen, Francesco Rossetti, Sven Smeets, Hans Sylvan, Gilles Thimonier, Pierre Thimonier, Martti Tukkanen, Benjamin Veillas, Paul White, David Williamson, Neil Wilson, Doug Woods
MARCAS
102 – Citroen (C4 WRC, 44; Xsara WRC, 24; DS3 WRC, 26; C3 WRC, 6 ; Xsara Kit Car, 2)
92 – Ford (Focus WRC, 44; Escort RS 1800, 17; Fiesta WRC, 9; Escort RS Cosworth, 8; Fiesta RS WRC, 6; Escort RS 1600, 4; Escort WRC, 2; Sierra RS Cosworth, 1 ; Puma Rally1, 1)
76 – Toyota (Yaris WRC, 26; Celica Turbo 4WD, 16; Celica GT4, 14; GR Yaris Rally1, 7; Celica Twincam, 6; Corolla WRC, 4; Corolla Levin, 2; Celica 2000 GT, 1)
73 – Lancia (Stratos, 17; Delta Integrale, 14; Delta Integrale 16V, 13; Delta HF 4WD, 11; Delta HF Integrale, 8; 037 Rally, 6; Delta S4, 4)
48 – Peugeot (206 WRC, 24; 205 Turbo 16, 9; 205 Turbo 16 E2, 7; 307 WRC, 3; 504 V6 Coupé, 2; Peugeot 504 Ti, 2; Peugeot 504, 1)
47 – Subaru (Impreza 555, 11; Impreza S3 WRC, 8; Impreza S5 WRC, 6; Impreza S10 WRC, 6; Impreza S09 WRC, 4; Impreza S4 WRC, 3; Impreza S6 WRC, 3; Impreza S07 WRC, 3; Impreza S11 WRC, 2; Legacy RS, 1)
44 – Volkswagen (Polo R WRC, 43; Golf GTi 16V, 1)
34 – Mitsubishi (Lancer III, 6 ; Carisma GT, 6 ; Galant VR-4, 6; Lancer VI, 5 ; Lancer V, 4 ; Lancer 6,5, 3 ; Colt Lancer, 1 ; Lancer, 1 ; Lancer II, 1 ; Lancer IV, 1)
25 – Hyundai (i20 Coupé WRC, 13; i20 WRC, 7; i20 N Rally1, 5)
24 – Audi (Quattro, 10; Quattro A2, 9 ; Quattro A1, 2 ; Sport Quattro, 2; 200 Quattro, 1)
21 – Fiat (131 Abarth, 18; 124 Abarth, 3)
7 – Datsun (160 J, 3; Violet GT, 2; 240 Z, 1; Violet 160 J, 1)
6 – Alpine-Renault (A110, 6); Opel (Ascona 400, 4; Ascona 1900 SR, 1; Kadett GSi, 1); Renault (5 Turbo, 3; 17 Gordini, 1; Maxi 5 Turbo, 1; 5 GT Turbo, 1)
4 – Saab (96 V4, 2; 99 EMS, 1; 99 Turbo, 1)
3 – Mazda (323 4WD, 3)
2 – BMW (2002 Tii, 1; M3, 1); Mercedes-Benz (500 SLC, 2); Nisssan (200 SX, 1 ; Violet GT, 1) ; Porsche (911 Carrera, 1; 911 SC, 1); Talbot (Sunbeam Lotus, 2).