Fórmula 1 com novas regras para a qualificação

Com o intuito de estimular os pilotos penalizados na troca de motores, a FIA alterou algumas regras que salvaguardem posições na grelha de partida.

CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

O regulamento desportivo da Fórmula 1 para a nova temporada sofreu uns ajustes que tem por objectivo estimular os pilotos com penalizações devido a trocas no motor a participar de forma mais convincente nas qualificações. A ordem da grelha de partida vai ser definida, não pelo Treino Livre 1, mas pelo resultado da qualificação. Face a este cenário, os pilotos terão por missão a deslocação à pista e tentar ser mais rápidos do que os outros pilotos penalizados, com o intuito de ganhar uma posição mais positiva na grelha de partida.

A ideia é continuar a melhorar o entretenimento, especialmente na primeira qualificação (Q1), ao invés de ver apenas 16 carros dando-se ao trabalho de dar uma volta. Recorde-se que, o ano passado, as regras estipulavam que, no caso de mais do que um piloto ter recebido mais do que 15 lugares de penalização, a ordem de partida destes seria definida pela ordem de saída para o Treino Livre 1, o que fazia com que muitos pilotos só fizessem a Q1, uma vez que a sua posição já estava definida.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação