DAKAR

Alexandre Pinto ultimou acertos para o Dakar

Os pilotos lusitanos Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira, inscritos pela equipa portuguesa Old Friends Rally Team, estão juntos para enfrentar a prova rainha do todo-o-terreno mundial aos comandos de um Can-Am, disputando a Categoria SSV.

carlos.sousa@autolook.pt

Alexandre Pinto, vice-campeão da Taça FIA da Europa de Bajas na Categoria Challenger, está na Arábia Saudita motivado para a estreia no emblemático Rally Dakar que arranca esta sexta-feira com um prólogo de 29 km. A dupla portuguesa já efetuou as habituais verificações técnicas e administrativas e o respetivo shakedown e está já a postos para esta dura e exigente competição.

«Já cumprimos todos os procedimentos necessários. Esta é a nossa estreia. É a prova rainha da modalidade e o sonho de muitos pilotos, por isso há sempre alguma ansiedade à mistura. Preparámos-mos o melhor que soubemos para poder estar aqui agora. Tenho treinado com um carro idêntico, tive também alguns dias em Marrocos a treinar nas dunas», começou por referir Alexandre Pinto.

«Esta prova é muito dura e teremos de estar bem física e psicologicamente para aguentar longas horas a conduzir. Eu e o Bernardo temos feito algumas competições juntos. O Bernardo também é muito dedicado no que faz e os resultados têm aparecido, por isso sinto que estamos no bom caminho, apesar da nossa inexperiência. Um dos nossos objetivos é precisamente esse: ganhar mais experiência e desta vez no tão mítico e sonhado Dakar», acrescentou o piloto.

«Só a participação no Dakar já será um marco na nossa carreira desportiva, por isso tudo o que vier por acréscimo é bem-vindo. A equipa está a postos. Estamos preparados. Vamos ver o que nos calha amanhã no prólogo», salientou Alexandre Pinto que conquistou o acesso ao Dakar Rally ao ser o melhor de entre os estreantes no passado Rally de Marrocos, a derradeira etapa do Campeonato do Mundo de Rally Raid.

A 47.ª edição do Rally Dakar tem início esta sexta-feira com um prólogo que inicia e termina em Bisha. Do percurso fazem parte largas pistas de terra e cascalho intercaladas com secções técnicas.

Refira-se que o Rally Dakar 2025 disputa-se de 3 e 17 de janeiro. O percurso de quase 8.000 quilómetros de Bisha a Shubaytah compreende um prólogo e 12 etapas, sendo que mais de 5.000 km serão disputados ao cronometro.

Pela frente são 14 dias da mais pura adrenalina, incluindo uma etapa crono de 48 horas. O dia de descanso será a 10 de janeiro, em Hail, e terá lugar entre a 5.ª e a 6.ª etapa. Na segunda semana, Shubaytah brilhará ao longe como um farol aguardando pelos participantes que conseguirem domar as dunas do EmptyQuarter. O pódio está à espera dos que conseguirem terminar no dia 17 de janeiro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *