DAKAR

Al Rahji e Sanders “festivaleiros” no Dakar 2025

O piloto saudita Yazeed Al-Rajhi venceu hoje a 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno nos automóveis, em que João Ferreira terminou em oitavo, a melhor classificação de um português desde Carlos Sousa, em 2015. Nas motos, o australiano Daniel Sanders triunfou e Gonçalves foi o melhor português, no 11.º lugar.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Grande festa na cidade saudita de Shubaytah, como consequência da vitória de Yazeed Al Rahji (Toyota Hilux Overdrive), a primeira de um piloto local na prova, e dos portugueses que tiveram dois pilotos no pódio. Com este triunfo Yazzed Al Rajhi junta-se ao qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider), que ganhou por cinco vezes, no lote de pilotos do Médio Oriente que triunfaram na prova. Para o alemão Timo Gottschalk, que acompanhou o saudita, foi o regresso ao lugar mais alto do pódio, depois de lá ter estado em 2011, ao lado do qatari.

O sul-africano Henk Lategan (Toyota Hilux IMT Evo), que foi quem mais vezes terminou o dia na frente da classificação, terminou em segundo, com o sueco Mattias Ekström (Ford Raptor) a completar o pódio.

Nasser Al-Attiyah, que procurava a sexta vitória na prova (na tentativa de se aproximar dos oito triunfos, só nos automóveis, do “Senhor Dakar”, o francês Stéphane Peterhansel), foi traído pela juventude do Dacia Sandrider, com a marca checa a fazer a estreia na prova.

Contudo, o bom desempenho na primeira presença torna os Dacia potenciais vencedores em edições futuras, depois de um ano para encontrarem solução para os problemas sentidos pelo qatari.

O português João Ferreira (Mini JCW Rally 3.0D) terminou em oitavo, depois ter concluído a maior parte dos SS no lote dos 10 primeiros e foi, claramente, o melhor dos pilotos da X-Raid.

DANIEL SANDERS E KTM

JUSTOS VENCEDORES NAS DUAS RODAS

E se nos automóveis Yazzed Al Rahji só chegou ao comando na véspera do final da prova, nas motos o australiano Daniel Sanders (KTM), que alcançou a primeira vitória na prova, é um justo vencedor face ao domínio que exerceu ao longo da competição, que comandou do primeiro ao derradeiro SS.

O espanhol Tosha Schareina (Honda) e o francês Adrien van Beveren (Honda) completaram o pódio, com o francês a repetir o terceiro lugar do ano passado. O português Rui Gonçalves (Sherco) terminou à porta do “top ten”, depois de por três vezes ter estado nos 10 mais rápidos do SS, e foi o melhor dos pilotos da Sherco

Bruno Santos (Husqvarna) foi o outro piloto luso a terminar a prova, já que o luso-alemão Sebastian Bühler (Hero) caiu no primeiro SS e teve de ser conduzido ao hospital, e António Maio (Yamaha) foi traído pela mecânica.

GONÇALO GUERREIRO IMPLACÁVEL NO CHALLENGER

O jovem piloto Gonçalo Guerreiro (Taurus T3 Max) não podia ter melhor estreia no “Dakar” ao terminar em segundo no Challenger, atrás do argentino Nicolas Cavigliasso (Taurus T3 Max), que dominou a categoria.

Para o sucesso do português muito contribuiu a eficácia do brasileiro Cadu Sachs que, no banco do lado direito, soube evitar as “armadilhas” e levou Gonçalo Guerreiro ao pódio, que foi completado pelo espanhol Pau Navarro (Taurus T3 Max).

Mário Franco (X-Raid YZX 1000 R) e Maria Gameiro (X-Raid Fenic), apesar de terem terminado em “Super Rally”, conseguiram chegar ao fim, o seu primeiro objetivo, com o primeiro a terminar em 15.º e a melhorar o 25.º posto alcançado o ano passado.

Pelo caminho ficaram o estreante Pedro Gonçalves (X-Raid YZX 1000R), que renunciou a dois dias do fim, Luís Portela Morais (G Rally Team) e Ricardo Porém (MMP Rally Raid), todos traídos pela mecânica.

Se, nos Challenger, Portugal teve um piloto no pódio, o mesmo aconteceu nos SSV, com Alexandre Pinto (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), tal como Gonçalo Guerreiro, a enfrentar pela primeira vez o deserto saudita, a completar o pódio, atrás do americano Brock Heger (Polaris RZR Pro R Sport) e do chileno Francisco Lopez (BRP CAN-AM Maverick R).

Também aqui é preciso sublinhar o excelente desempenho do navegador, Bernardo Oliveira. Outro navegador, Fausto Mota, que acompanhou o italiano Enrico Gaspari (Polaris RZR Pro R Sport), também esteve em destaque ao levar o seu piloto do sexto lugar final.

João Monteiro (BRP CAN-AM Maverick R), em sétimo, foi mais um português a ficar no lote dos 10 primeiros, com João Dias (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR) a completar a prova, ainda que em Super Rally”. Nos camiões, o checo Martin Macik (MM Technology Powerstar) venceu pela segunda vez a categoria, à frente do neerlandês Mitchel van den Brink (Iveco Powerstar) e do seu compatriota Ales Loprais (Iveco Powerstar), com o lituano Vaidotas Zala (Iveco Powerstar), que foi navegado pelo português Paulo Fiúza, a terminar em quinto, depois de ter estado, durante a primeira metade da prova, na luta por um lugar no pódio final.

CLASSIFICAÇÕES FINAIS

MOTOS

1.º, Daniel Sanders (KTM), 53.08’52”

2.º, Tosha Scharena (Honda), a 8’50”

3.º, Adrien van Beveren (Honda), a 14’46”

4.º, Luciano Benavides (KTM), a 22’16”

5.º, Ricky Brabec (Honda), a 29’50”

6.º, Skyler Howes (Honda), a 42’44”

7.º, José Ignacio Cornejo (Hero), a 58’20”

8.º, Edgar Canet (KTM), a 1.40’29”

9.º, Tobias Ebster (KTM), a 2.13’54”

10.º, Stefan Svitko (KTM), a 2.14’38”

11.º, Rui Gonçalves (Sherco), a 2.50’50”

……………………………………………..

45.º, Bruno Santos (Husqvarna), a 16.46’56”

AUTOMÓVEIS

1.º, Yazeed Al Rahji/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive), a 52.52’15”

2.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota Hilux IMT Evo), a 3’57”

3.º, Mattas Ekström/Emil Bergkvist (Ford Raptor), a 20’21”

4.º, Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Dacia Sandrider), a 23’58”

5.º, Mitchel Guthrie/Kellon Walch (Ford Raptor), a 1.02’10”

6.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR7), a 1.12’’04”

7.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota Hilux Overdrive), a 1.57’47”

8.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0D), a 2.15’57”

9.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (Toyota Hilux IMT Evo), a 2’20’04”

2.19’47”

10.º, Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR7), a 2’59’26”

CHALLENGER

1.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max), 57.50’21”

2.º, Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (Taurus T3 Max), a 1.11’38”

3.º, Pau Navarro/Lizandro Sisterna (Taurus T3 Max), a 1.30’13”

4.º, Abdulaziz Al-Kuwari/Nasser Al-Kuwari (Taurus T3 Max), a 3.41’42”

5.º, Adam Kus/Dmyto Tsyro (Taurus T3 Max), a 7.06’41”

6.º, Jedidia Favre/Antoine Lecourbe (MMP Rally Raid), a 8.19’22”

7.º, Romain Locmane/Benjamin Boulloud (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 10.47’49”

8.º, Christophe Cresp/Jean Brucy (MMP Rally Raid), a 12.40’17”

9.º, Lex Peters/Mark Salomons (Arcane T3), a 14.42’59”

10.º, Zachary Lumsden/Shannon Moham (BRP CAN-AM Maverick X3), a 14.45’55”

…………………………………………

15.º, Mário Franco/Rui Franco (X-Raid YXZ 1000 R), a 19.59’25”

………………………………….

26.º, Maria Gameiro/José Marques (X-Raid Fenic), a 65.56’57”

SSV

1.º, Brock Heger/Max Eddy (Polaris RZR Pro R Sport), 59.13’11”

2.º, Francisco Lopez/Juan Pablo Latrach (BRP CAN-AM Maverick R), a 2.06’04”

3.º, Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 3.37’11”

4.º, Jerome de Sadeleer/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 5.16’54”

5.º, Enrico Garcia/Fausto Mota (Polaris RZR 1000 R), a 9’55’51”

6.º, Gerard Farres/Toni Vingut (CAN-AM Maverick R), a 11.22’53”

7.º, João Monteiro/Nuno Morais (BRP CAN-AM Maverick R), a 12.28’30”

8.º, Roger Grouwels/Rudolf Meijer (BRP CAN-AM Maverick R), a 13.30’20”

9.º, Fidel Castillo/Anuar Osman (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 15.04’32”

10.º, Hunter Miller/Andrew Short (BRP CAN-AM Maverick R), a 15.14’39”

…………………………………………………….

25.º, João Dias/Gonçalo Reis (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 74.23’45”

CAMIÕES

1.º, Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda (MM Technology Powerstar), 58.42’58”

2.º, Mitchel van den Brink/Jarno van de Pol/Moises Torrallardona (Iveco Powerstar), a 2.21’13”

3.º, Ales Loprais/David Kripal/Darek Rodewald (Iveco Powerstar), a 2.26’43”

4.º, Kees Koolen/Wouter de Graaff/Daniel Kozlovsky (MM Techonology Powerstar), a 6.14’42”

5.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza/Max van Grol (Iveco Powerstar),a 7.17’24”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *