RALIS

Rúben Rodrigues triunfou o Além Mar Rali

Os irmãos Rodrigues da Auto Açoreana Racing lograram a vitória na prova do Grupo Desportivo Comercial disputada na ilha açoriana de São Miguel, relegando para a segunda e terceira posição, Pedro Câmara e Luís Miguel Rego, respetivamente.

carlos.sousa@autolook.pt

Rúben e Estevão Rodrigues (Skoda Fabia Rally2 Evo), da Auto Açoreana Racing, aplicaram a mesma “receita” com que foram ao 34.º Além Mar Rali Ilha Azul e, desta feita, em São Miguel, voltaram a vencer à geral mais uma prova do Campeonato dos Açores de Ralis, o Além Mar Rali, realizado pelo Grupo Desportivo Comercial.

A diferença terá estado em apenas não terem obtido o pleno de vitórias nas provas especiais, falhando apenas a primeira e terceira. Com andamento consistente e muito rápido, os irmãos Rodrigues carimbam a segunda vitória absoluta este ano e partem em vantagem para a fase de asfalto do campeonato que agora irá começar.

Pedro e João Câmara (Citroen C3 Rally2, Play Racing) foram os segundos classificados finais, fazendo desta feita uma prova muito inteligente ao que aliaram a sua já comprovada rapidez nos troços. Os irmãos Câmara venceram a primeira e terceira provas especiais, secundando os vencedores nas restantes, concluindo o rali a 23,8 segundos dos vencedores.

Dessa forma e com o resultado hoje obtido afastam também a onda de resultados que vinham a registar com azares nos primeiros dois ralis da temporada.

Irreconhecíveis estiveram Luís Miguel Rego e Jorge Henriques (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar) pois voltaram a não conseguir impor o andamento e resultados a que já haviam habituado os entusiastas da modalidade.

Ao que parece nunca conseguiram encontrar o Skoda ao seu melhor gosto e por isso a sucessiva perda de tempo a cada prova especial de classificação, culminando a sua participação com um tempo acumulado superior ao dos vencedores em 1m13,9s.

No que diz respeito à “power stage”, disputada na última passagem por Mediana, foram vencedores Rúben Rodrigues/Estevão Rodrigues, seguidos de Pedro Câmara/João Câmara e de Luís Miguel Rego/Jorge Henriques.

Continuando pela classificação geral, Bruno Amaral (Ford Fiesta R5, Team Além Mar) estreou Cristiano Queiroga ao seu lado no banco direito do Ford, mas ainda assim, esteve igual a si próprio.

Não dispondo da viatura Rally2 mais atual, o piloto da Vila das Capelas foi consistente quanto bastasse para o resultado alcançado, o quarto posto final, demonstrando que o Ford voltou a respirar saúde, após os dois imprevistos nas duas anteriores provas, tendo um deles levado mesmo ao abandono na ilha do Faial.

Pelas duas rodas motrizes, Filipe Marques e Edgar Silva (Peugeot 208 R2) voltaram a chamar a si a vitória na competição em específico, concluindo este rali também no top-5 da geral e levando mais um resultado de destaque para a ilha azul do arquipélago dos Açores.

Bastante rápidos durante todo o rali, mas também beneficiando de azares alheios, Marques e Silva souberam estar à altura dos acontecimentos e obter pontuação máxima para os veículos sem tração total.

Hugo Alcântara e André Alcântara, em Citroen Saxo VTS, conseguiram o impossível e terminaram este rali no sexto posto da classificação geral e no lugar intermédio do pódio das duas rodas motrizes.

O piloto partiu um amortecedor ainda na noite de sexta-feira e depois fez todo o rali com o Saxo “coxo”. Ainda assim, demonstrou também e novamente que, com outro carro a mais apoios, havia lugar a fazer e dar muito mais.

Provenientes da ilha Terceira e com novo semblante, Carlos Andrade e Paulo Jesus, em Renault Clio R3 voltaram a concluir um rali, demonstrando que o Renault estará finalmente preparado para o que der e vier no que diz respeito ao Campeonato. São uns dignos terceiros classificados das duas rodas motrizes e sétimos classificados finais.

Rui Torres e Marco Martins voltaram a encantar a cada passagem com o magnífico Ford Escort RS MKII. Apesar de não estar a lutar pela classificação geral, Torres e Martins registaram também uma prestação digna demonstrando mestria no domínio da sua máquina de tração traseira nos pisos de terra micaelenses, concluindo na oitava posição final.

David Paiva e Emanuel Cabral (Peugeot 306 GTI) concluíram no nono posto da classificação geral, conseguindo levar o seu carro ao final deste rali. Com o objetivo de chegar ao final sempre presente nos desígnios da equipa, Paiva e Cabral somam mais uma prova no seu palmarés desportivo, ao concluir este Além Mar Rali.

Na estreia numa prova do “Regional”, Rui Moniz (Peugeot 106) que se fez acompanhar do piloto mariense Max Salvador, desta feita a desempenhar o papel de navegador, fez uma prova interessante de seguir, apesar da apenas possível com o carro que dispõe. Foram quem ocupou o top-10 da classificação geral.

Os lagoenses Rúben Borges e Rúben Silva (Skoda Fabia RS TDI) concluíram este Além Mar Rali no décimo primeiro posto final, fazendo recordar outros tempos em que outros dois icónicos pilotos da Lagoa, nomeadamente Paulo Mariano Pereira e Ricardo Pereira, também com estes Skoda ex-Opção 04, participaram em vários ralis, apresentando sempre conduções exuberantes.

Francisco Costa e Carolina Costa, sua filha, levaram o Peugeot 206 RC ao décimo segundo lugar final, numa prova regular, em que o piloto deu continuidade ao programa de participar em todas as provas do Campeonato dos Açores de Ralis, o que é de louvar.

João Torres e João Reis, em Toyota RAV4, cumpriram mais um rali, concluindo este Além Mar Rali no décimo terceiro posto da classificação geral. Sérgio e Paulo Freitas, em Peugeot 205 GTI seguiram-se-lhes na classificação, com a dupla a ver o seu carro falhar desde o primeiro momento da prova.

Da ilha do Faial, João Ávila e Daniel Bulcão, em Citroen Saxo Cup, e Fávio Bettencourt/Guilherme Duarte, em Nissan Micra MK11, fecharam a classificação geral deste Além Mar Rali, edição de 2023.

A próxima prova da edição de 2023 do Campeonato dos Açores de Ralis é Além Mar Rali TAC que se disputa na ilha Terceira entre 7 e 8 de julho.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1.º Rúben Rodrigues/E. Rodrigues            43m48,3s

2.º Pedro Câmara/J. Câmara                       +23.8

3.º Luís Miguel Rego/J. Henriques             +1:13.9

4.º Bruno Amaral/C. Queiroga                    +2:37.4

5.º Filipe Marques/E. Silva                           +8:45.8

6.º Hugo Alcantara/A. Alcantara                +10:53.2

7.º Carlos Andrade/P. Jesus                         +12:20.7

8.º Rui Torres/D.S. Martins                          +14:29.4

9.º David Paiva/E. Cabral                              +16:01.8

10.º Rui Moniz/M. Salvador                          +16:09.5

11.º Ruben Borges/R. Silva                             +16:53.7

12.º Francisco Costa/C. Costa                        +17:31.6

13.º João Torres/J. Reis                                    +22:25.9

14.º Sérgio Freitas/P. Freitas                          +29:23.1

15.º João Ávila/D. Bulcão                                +42:56.0

16         Fábio Bettencourt/G. Duarte               +43:11.3

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *