VELOCIDADE

Porsche Sprint Challenge Ibérica com 24 carros

Dylan Pereira, campeão em título da Mobil 1 Super Cup, reforça a equipa AF Motorsport, e a jovem kartista Francisca (Kika) Queiroz, de 17 anos, será a primeira piloto feminina.

carlos.sousa@autolook.pt

Dylan Pereira

São 24 os inscritos na primeira edição da Porsche Sprint Challenge Ibérica, que arranca este fim de semana, no Autódromo Internacional do Algarve, e integra o programa da segunda jornada do FIA World Endurance Championship.

Na grelha de partida há duas grandes novidades: Dylan Pereira, o luso-luxemburguês atual campeão da Mobil 1 Super Cup, e Francisca (Kika) Queiroz, uma jovem de 17 anos oriunda do karting que será a primeira mulher na Porsche Sprint Challenge Ibérica.

«O plantel de 24 carros corresponde inteiramente às expetativas para o arranque da temporada, o que me deixa bastante satisfeito, face à aposta dos pilotos que já estavam connosco e também de um número relevante de outros novos, todos eles confiantes no sucesso desta competição», sublinhou José Monroy, manager da P21 Motorsport, empresa promotora da competição.

«Trabalhámos bastante para esta realidade, com o upgrade dos 997 para os 991 verificou-se uma boa adesão e acredito que no futuro possam surgir ainda mais participantes. Qualquer promotor de um troféu monomarca tem como objetivo garantir um número de inscritos acima dos 20 e nós conseguimo-lo. Portanto, estou confiante que Portimão será o primeiro capítulo de uma grande época, no plano desportivo e não só, da Porsche Sprint Challenge Ibérica», reforçou José Monroy.

Renovada face às duas épocas anteriores da então designada GT3 Cup, a lista de inscritos da Porsche Sprint Challenge Ibérica para esta primeira prova apresenta como “cabeça de cartaz” Dylan Pereira, o luso-luxemburguês que há vários anos corre em troféus Porsche e na época anterior conquistou o título na Mobil 1 Super Cup.

Francisca (Kika) Queiroz

Convidado de André Fernandes, da equipa AF Motorsport, para esta prova, Dylan Pereira vai estrear-se a competir em Portugal e face à sua elevada experiência com os carros alemães, é um dos favoritos a subir ao pódio em Portimão.

Se da época anterior transitam pilotos como Rui Mirita, João Posser, Miguel Caetano, Jorge Areia, Leandro Martins, José Barros, Chris Hillaby, André Fernandes ou Vasco Barros, este ano a lista ganhou ainda mais “músculo” com as chegadas de Francisco Mora, Pedro Salvador, Ricardo Costa, Manuel Alves, Bernardo Sousa (o piloto de ralis) e Manuel Gião, que se destacam entre os outros estreantes, como Jorge Figueiredo (BigGeorge), Aloísio Monteiro, Tiago Gonçalves, Nuno Inocêncio, Frank Barret, Manuel Chincilla, Jorge Ramirez e a jovem Francisca (Kika) Queiroz.

Perante um plantel tão “recheado”, quer em quantidade quer em qualidade, a primeira edição da Porsche Sprint Challenge Ibérica apresenta um número alargado de potenciais candidatos à discussão da vitória em cada uma das duas corridas de seis jornadas (Portimão, Motorland-Aragão, Navarra, Estoril, Jerez de La Frontera e Valência) do calendário.

FRANCISCA QUEIROZ: “MOSTRAR QUE AS MULHERES TAMBÉM CONSEGUEM”

Há muito que José Monroy ambicionava estender a presença feminina à competição em pista e, finalmente, tal desejo vai ser uma realidade com a participação da jovem Francisca (Kika) Queiroz, oriunda do karting, na Porsche Sprint Challenge Ibérica. Natural de Braga, completou 17 anos no início desta semana e será a primeira mulher a participar.

«A Kika teve um desempenho muito positivo no teste efetuado no Autódromo do Estoril e, para já, o objetivo vai ser adquirir experiência, para que no final desta época ou na próxima possa estar a discutir os primeiros lugares. E seria interessante que o seu exemplo inspirasse outras mulheres», referiu José Monroy.

No dia em que completou 17 anos, Francisca (Kika) Queiroz recebeu uma das prendas que mais desejava: a certeza da sua participação na Porsche Sprint Challenge Ibérica, tornando-se na primeira mulher a fazê-lo.

«Sinceramente, foi a surpresa do meu dia de aniversário», começou por contar a jovem kartista, que já tivera oportunidade de ensaiar o Porsche 911 GT3 Cup no Estoril.

«Uma experiência completamente diferente daquilo a que estava habituada. Saí da minha zona de conforto e gostei bastante. O que mais me impressionou foi a adrenalina que sentimos, a alta velocidade, muito superior à que alcançamos no karting. É um orgulho ser a primeira mulher em Portugal na Porsche Sprint Challenge Ibérica e tudo o que quero é aprender, evoluir, chegar à frente, para mostrar que as mulheres também conseguem».

HORÁRIO DA PORSCHE SPRINT CHALLENGE IBÉRICA EM PORTIMÃO

SEXTA-FEIRA (DIA 14)

09h30/10h10 – Treinos Livres 1 (40’)

12h20/13h00 – Treinos Livres 2 (40’)

14h40/15h00 – Qualificação 1 (20’)

18h00/18h20 – Qualificação 2 (20’)

SÁBADO (DIA 15)

10h10/10h40 – Corrida 1 (28’ + 1 volta)

17h15/17h45 – Corrida 2 (28’ + 1 volta)

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *