VELOCIDADE

Alpine revela A470 e equipas de Endurance 2023

Com os olhos postos no futuro programa na categoria-rainha, os Hypercars, a Alpine Elf Endurance Team reafirma sua paixão pelas corridas, com a inscrição de duas equipas no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC) na categoria LMP2.

(auto.look2010@gmail.com)

O atual programa da Alpine no Endurance foi lançado em 2013 e, desde então, já obteve diversos sucessos, com dois títulos europeus, dois títulos mundiais e três vitórias, na categoria, nas famosas 24 Horas de Le Mans.

Os carros com o famoso A em forma de flecha também brilharam nos últimos dois anos, com vitórias à geral no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) em Sebring e Monza, um pódio na mais importante prova de 24 horas do mundo e um segundo lugar na categoria principal do WEC.

A época de 2023 promete ser crucial para a equipa antes do regresso à categoria-rainha do Mundial, em 2024. O ano será marcado pelo desenvolvimento do novo Hypercar da Alpine, um protótipo criado para o regulamento LMDh e que vai competir com outros prestigiados construtores, num dos campeonatos mais aguardados de sempre.

Com a competição no seu ADN, a Alpine vai continuar a parceria com a equipa Signatech, sob a designação Alpine Elf Endurance. Para esta época de transição, contudo, a equipa vai alinhar na categoria LMP2, onde conseguiu alguns dos melhores resultados ao longo da última década.

Esta mudança implica novos desafios, motivados pelos diferentes regulamentos. Depois de ter contribuído para o impressionante palmarés de vitórias, entre 2017 e 2020, o Alpine A470 saiu de um longo período de “hibernação” de mais de 800 dias, durante uma sessão de testes na pista portuguesa de Portimão, na semana passada. A equipa também teve de redefinir as formações de pilotos, com a categoria LMP2 a exigir, pelo menos, um piloto de estatuto Silver (Prata) em cada carro.

TRIO FRANCÊS NO CARRO N.º 36

Matthieu Vaxivière integra a Alpine desde a estreia na categoria-rainha e volta a poder exibir o seu talento, ao volante do A470 com o n.º 36. O piloto francês, de 28 anos, já subiu duas vezes ao pódio dos LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e vai reencontrar um dos seus antigos companheiros de equipa, Julien Canal.

Natural de Le Mans, o experiente Julien Canal, de 40 anos, venceu o título mundial de LMP2 em 2015 e 2017 e será um reforço de peso para a equipa, depois de afirmar-se como um dos mais rápidos e consistentes pilotos Silver da grelha, com três pódios nos LMP2 e três vitórias, nos GT, nas 24 Horas de Le Mans.

O conhecimento privilegiado do carro e a relação com Matthieu Vaxivière, com quem recentemente partilhou o pódio de Daytona nos LMP2, prometem contribuir para uma formação particularmente coesa. A equipa do carro n.º 36 fica completa com um dos mais promissores pilotos da disciplina: Charles Milesi (21 anos).

Depois de um início nos monolugares, Milesi rapidamente confirmou o potencial, ao vencer as 24 Horas de Le Mans e o título mundial da categoria LMP2, na primeira época completa nas corridas de resistência, em 2021. O jovem francês chega à Alpine proveniente de outra equipa operada pela Signatech e quer reconquistar o título com a formação azul.

TALENTO INTERNACIONAL NO ALPINE N.º 35

André Negrão tem sido uma referência na estrutura da Signatech, preparando-se para iniciar a sexta época com a equipa. O piloto brasileiro, de 30 anos, vai tentar levar a Alpine às vitórias, no regresso à categoria LMP2, onde o paulista conquistou o título mundial em 2019 e duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans, em 2018 e 2019.

Um dos companheiros de equipa será o mexicano Memo Rojas (41 anos), que traz uma vasta experiência nos LMP2, com sete participações nas 24 Horas de Le Mans. Embora esta seja a época de estreia no FIA WEC, Rojas é uma adição valiosa para a equipa, depois de uma carreira com títulos em diferentes competições de prestígio: Grand-Am, 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring e dois títulos da ELMS (European Le Mans Series).

O trio de pilotos do Alpine n.º 35 também integra uma jovem promessa vinda da Academia Alpine: Olli Caldwell. Depois de ter conquistado vitórias em quase todas as categorias onde competiu, Caldwell impressionou a equipa nos testes para rookies, em novembro, onde revelou um potencial e mentalidade completamente alinhados com os valores da Alpine.

Com apenas 20 anos, terá a oportunidade de provar o seu valor com um protótipo, ao lado de dois reputados companheiros de equipa.

OBJETIVOS AMBICIOSOS EM TODAS AS FRENTES

Em conjunto com a experiente estrutura técnica da Signatech, as duas equipas de pilotos vão tentar ganhar o Troféu de Endurance LMP2, no final das sete provas do campeonato. Os dois Alpine A470 começam a temporada em Sebring, nos Estados Unidos da América, palco do Prólogo do FIA WEC (11 e 12 de março) e da primeira prova da temporada, a 17 de março.

Em simultâneo com o Mundial de LMP2, a Alpine Elf Endurance Team e o experiente Nicolas Lapierre vão focar-se no desenvolvimento do protótipo LMDh da Alpine, desenhado em colaboração com a Oreca e com a Alpine Racing Team, em Viry-Châtillon.

CALENDÁRIO 2023

11 e 12 de março: Prólogo – Sebring (EUA)

17 de março: 1000 Milhas de Sebring (EUA)

16 de abril: 6 Horas de Portimão (Portugal)

29 de abril: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)

10 e 11 de junho: 24 Horas de Le Mans (França)

9 de julho: 6 Horas de Monza (Itália)

10 de setembro: 6 Horas de Fuji (Japão)

4 de novembro: 8 Horas do Bahrein (Bahrein)

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