WRC

Ogier é recordista de vitórias em Monte Carlo

O francês isolou-se na lista de vencedores em Monte Carlo, com nove triunfos, superando os oito do compatriota Sébastien Loeb, que este ano não participou na prova do Principado.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Ao comandar o Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo de Ralis, do primeiro ao último troço, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) arranca a temporada com uma vitória. Tratou-se da 56.ª da carreira, impondo-se ao finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), que foi o mais rápido na “power stage”, e ao belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) que completaram o pódio.

A prova monegasca foi dominada pela Toyota Gazoo Racing, que colocou os quatro carros entre os seis primeiros, numa confirmação da superioridade já exibida o ano passado e a dar a sensação que a revalidação dos títulos pode ser uma realidade, com o francês a vencer pela nona vez a prova monegasca.

Sebstiean Ogier concluiu o rali com o tempo de 3h12m02s e 18,8 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), campeão mundial em título, e 44,6 face ao belga Thierry Neuville.

«Adoro este rali, foi o que me deu o sonho, e também estou muito feliz pelo navegador Vincent (Landais, que venceu pela primeira vez», disse Sébastsien Ogier.

Com esta vitória, Sébastien Ogier isola-se na liderança da lista de pilotos com mais vitórias em Monte Carlo, superando Sébastien Loeb, compatriota que também começou o ano a bater recordes… mas no Rali Dakar: conseguiu o maior número de vitórias consecutivas (6) numa só edição do todo-o-terreno, superando o registo de Ari Vatanen que perdurava desde 1989.

«Ainda gostamos de viver estes momentos e é por isso que estamos aqui, para somar vitórias como esta. Vencer uma prova tão famosa como Monte Carlo não tem preço», disse ainda Sébastien Ogier.

O belga Thierry Neuville voltou a ser o melhor dos pilotos da marca sul-coreana, enquanto o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1), que nunca teve o carro nas melhores condições, e o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) ficaram atrás do quarto Toyota.

Ficou a sensação que o francês Cyril Abiteboul Abiteboul (ex-patrão da escuderia Renault na Fórmula 1), mostrou estar um furo abaixo da concorrência na luta pelo título mundial e vai ter muito que mudar na estrutura da equipa para a fazer regressar à luta pelas vitórias.

Sem surpresa, o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1), na estreia ao volante do carro da marca oval, foi quinto, com o segundo lugar na “Power Stage” a poder ser uma indicação de que quando adaptado ao carro, o estónio pode entrar na discussão das vitórias, como o desejam os responsáveis da marca, que alcançou a última vitória, na edição anterior do Rali de Monte Carlo.

A exemplo de Sébastien Ogier, o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) triunfou entre os RC2, dando à marca checa a vitória, na estreia do novo carro, que mostrou ser um digno sucessor do R5, que já era um carro muito competitivo.

O francês Yohan Rossel (Citroen C3 Rally2) tentou na “Power Stage” desalojar o russo do primeiro lugar, ganhou-lhe 5.6”, mas acabou por ficar a 4,5” do piloto da marca checa, cabendo ao espanhol “Pepe” Lopez (Hyundai i20 N Rally2) a completar o pódio da categoria, que teve três carros de marcas diferentes nas três primeiras posições, o que deixa antever um campeonato emotivo.

FICHA DA PROVA

Prova – Rallye Automobile de Monte Carlo

Data – 19/22 de Janeiro

Organizador – Automobile Club de Monaco

Estrutura – 1 534,79 km divididos por quatro etapas: Monte Carlo – Monte Carlo (152,16 km); Monte Carlo – Monte Carlo (459,68 km); Monte Carlo – Monte Carlo (687,23 km); Monte Carlo – Monte Carlo (235,72 km)

PC – 18 (2 + 6 + 6 + 4)

Extensão das PC – 325,02 km (40,02 km + 105,34 km + 111,78 km + 67,88 km)

Percentagem das PC – 21,17 %

Inscritos – 75 (10 RC1, 41 RC2, 13 RC4, 6 RC5, 5 RGT)

Participantes – 75 (10 RC1, 41 RC2, 13 RC4, 6 RC5, 5 RGT)

Classificados – 67 (9 RC1, 35 RC2, 13 RC4, 6 RC5, 4 RGT)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Sébastien Ogier, da 1.ª à 18.ª PC

RC1 – Sébastien Ogier, da 1.ª à 18.ª PC

RC2 – Nikolay Gryazin, da 1.ª à 18.ª PC

RC4 – Ghjuvanni Rossi, da 1.ª à 6.ª PC; Mickael Prévalet, da 7.ª à 18.ª PC

RC5 – Nicolas Ressegaire, da 1.ª à 18.ª PC

RGT – Loic Pangiotis, da 1.ª à 18.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

RC1 – Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1)

RC2 – Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov Eriksen (Skoda Fabia RS Rally2)

RC4 – Mikael Prévalet/Jofrey Courtet (Peugeot 208 Rally4)

RC5 – Nicolas Ressegaire/Marina Micheli (Renault Clio Rally5)

RGT – Loic Panagiotis/Caroline Goddi (Alpine A110 Rally)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Sébastien Ogier/Vincenl Landais Toyota GR Yaris Rally1 3.12’02,0″
2.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen Toyota GR Yaris Rally1 a 18,8″
3.º Thierry Neuville/Martijn Wyndaeghe Hyundai i20 N Rally1 a 44,6″
4.º Elfyn Evans/Scott Martin Toyota GR Yaris Rally1 a 1’12,4″
5.º Ott Tanak/Martin Jarveoja Ford Puma Rally1 a 2’34.9″
6.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone Toyota GR Yaris Rally1 a 3’32,6″
7.º Dani Sordo/Candido Carrera Hyundai i20 N Rally1 a 3’47,5″
8.º Esapekka Lappi/Janne Ferm Hyundai i20 N Rally1 a 3’51,3″
9.º Nikolay Gryazin/Konstantin Alekasandrov Skoda Fabia RS Rally2 a 10’03,4″
10.º Yohan Rossel/Arnaud Dunand Citroen C3 Rally2 a 10’07,9″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Sébastien Ogier 9 3 2 3 1 0
Kalle Rovampera 6 3 6 0 2 1
Thierry Neuville 2 2 4 9 1 0
Elfyn Evans 1 10 3 0 0 1
Ott Tanak 0 1 1 0 5 5
Takamoto Katsuta 0 1 0 6 3 3
Esapekka Lappi 0 0 0 0 4 4
Dani Sordo 0 0 0 0 1 3
Pierre-Louis Loubet 0 0 0 0 1 1

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Sébastien Ogier, 26 pontos; 2.º, Kalle Rovampera, 23; 3.º, Thierry Neuville, 17; 4.º, Elfyn Evans, 15; 5.º, Ott Tanak, 14.º; 6.º, Takamoto Katsuta, 8; 7.º, Dani Sordo, 6; 8.º, Esapekka Kappi, 4; 9.º, Nikolay Gryazin, 2; 10.º, Yohan Rossel, 1.

NAVEGADORES – 1.º, Vincent Landais, 26 pontos; 2.º, Jonne Halttunen, 23; 3.º, Martijn Wydaeghe, 17; 4.º, Scott Martin, 15; 5.º, Martin Jarveoja, 14.º; 6.º, Aaron Johnstone, 8; 7.º, Candido Carrera, 6; 8.º, Janne Ferm, 4; 9.º, Konstantin Aleksandrov, 2; 10.º, Arnaud Dunand, 1.

EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 51 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 27; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 16

RC2

PILOTOS – 1.º, Nikolay Gryazin, 27 pontos; 2.º, Yohan Rossel, 21; 3.º, “Pepe” Lopez, 15; 4.º, Erik Cais, 12; 5.º, Adrien Fourmaux, 10; 6.º, Chris Ingram, 8; 7.º, Marco Bulacia Wilkinson, 6; 8.º, Grégoire Munster, 4; 9.º, Stéphane Lefebvre, 3; 10.º, François Delecour, 1

NAVEGADORES – 1.º, Konstantin Aleksandrov, 27 pontos; 2.º, Arnaud Dunand, 21; 3.º, Borja Rozada, 15; 4.º, Petr Tesinsky, 12; 5.º, Alexandre Coria, 10; 6.º, Craig Drew, 8; 7.º, Axel Coronado, 6; 8.º, Louis Louka, 4; 9.º, Andy Malfoy, 3; 10.º, Sabrina De Castelli, 1

EQUIPAS – 1.º, Toksport World Rally Team, 40 pontos; 2.º, M-Sport Ford World Rally Team, 30; 3.º, Motorsport Ireland Rally Academy, 18

Próxima prova – Rali da Suecia, de 9 a 12 de fevereiro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *