ExpoMECÂNICA fecha com o selo memorável
Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto recebeu quase 19 mil visitantes profissionais. Regressa em 2026, entre os dias 29 e 31 de maio, para a 10.ª edição do maior certame realizado no pós-venda automóvel português.
carlos.sousa@autolook.pt
Os caminhos que fazem pulsar o “aftermarket” automóvel nacional voltaram a confluir, pela nona vez, na direção de um único destino, e isso sentiu-se durante três dias nos corredores dos quatro pavilhões da EXPONOR – Feira Internacional do Porto que encaminharam meio mundo do setor até aos operadores económicos, num total de 269, presentes no expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto.
A cimeira maior do pós-venda automóvel português, que foi a mais internacional de sempre (88 expositores internacionais, de 13 países, representaram 33% da feira), completou 10 anos de existência.
E assinalou o facto em letra de forma, ao aproveitar o ensejo para lançar, entre os pares, a “História do Pós-Venda Automóvel em Portugal”, uma evocação das principais etapas que, década após década, permitiram elevar o mercado de reparação e manutenção ao atual patamar.
Essa preservação e celebração da memória coletiva da fileira acompanhou o evento em vários momentos, mas foi o presente e a visita de 18.825 profissionais de vários segmentos da atividade (Peças e Sistemas; Tecnologias de Informação e Gestão; Estações de Serviço e Lavagem; Reparação e Manutenção; Acessórios e Customização) a evidenciar o dinamismo do pós-venda automóvel luso.
«Foi mais uma etapa de consolidação do expoMECÂNICA na atualidade e realidade do setor, que permitiu evidenciar a importância – comercial e não só – que inúmeros operadores económicos colocam no acontecimento. Constatamos, com satisfação, que cada vez mais empresas e marcas (várias acompanham-nos desde a 1.ª edição) apostam em participações distintivas e stands cada vez mais apelativos», frisou José Manuel Costa, diretor-geral da KiKai Eventos, entidade organizadora da mostra.
«Foram desenvolvidos nos seus espaços iniciativas diversificadas para captar a atenção dos profissionais que estão de visita ao Salão – um contacto que possibilita muitos negócios nos meses subsequentes. E que transcendem fronteiras, pois há cada vez mais empresas internacionais a apostar no mercado português do setor», acrescentou José Manuel Costa.
A comitiva empresarial espanhola foi a mais extensa, cerca de metade dos expositores estrangeiros, também compostos de delegações provenientes de França, Luxemburgo, Turquia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Polónia, China, Israel, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul, distribuídos por 27 mil metros quadrados de área de exposição.
Os avanços tecnológicos e a inovação que marcam o auto-aftermarket luso foram pedras de toque constantes ao longo dos três dias, e dezenas de expositores aproveitaram a oportunidade para apresentar as suas novidades ao mercado.
Bienal, o expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto estará de regresso à EXPONOR – Feira Internacional do Porto daqui a quase dois anos, de 29 a 31 de maio de 2026, para a sua 10.ª edição.