RALISRegional

Marco Oliveira dominou o Rally de Fafe

Segundo lugar de Filipe Teixeira (Peugeot 208 VTI) permitiu-lhe ficar isolado na liderança do Start Norte, com dois pontos de vantagem, enquanto Armando Costa (Mitsubishi Lancer Evo VI) venceu nos Clássicos.

PEDRO RORIZ E ADALBERTO RAMOS (carlos.sousa@autolook.pt)

Marco Oliveira e Ricardo Sousa (VW Polo MK6 N5)

Mais rápido em seis das sete especiais que compunham o traçado da prova do Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, Marco Oliveira (VW Polo MK6 N5) inscreveu, pela segunda vez, o seu nome na lista de vencedores do Campeonato Start Norte e passou a ter dois pontos do comando do campeonato, com vantagem para Filipe Teixeira (Peugeot 208 R2).

Filipe Teixeira, que tinha chegado a Fafe no comando do campeonato, em igualdade pontual com Rui Borges (Citroën C3 N5), mas com este último a terminar no degrau mais baixo do pódio, saiu da cidade minhota no topo da classificação à geral.

Está tudo em aberto quanto à atribuição do título, precisamente quando faltam duas provas para terminar a temporada, com o Clube Automóvel de Santo Tirso a encontrar alternativa em Águeda depois da Câmara Municipal de Viana do Castelo ter retirado o apoio à prova.

Filipe Teixeira e António Campos (Peugeot 208 R2)

O Águeda Rali Travocar estará na estrada a 7 e 8 de dezembro e marcará o final dos campeonatos Promo de Ralis, Start Norte, Start Norte 2RM, GT de Ralis, Clássicos, Clássicos 2RM, FPAK Júnior Team e Kia Rally Cup.

Em Fafe, o pódio ficou decidido a partir da segunda prova de classificação, com as cinco primeiras posições a ficarem decididas duas especiais antes do final.

Contudo, o piloto do VW Polo não se livrou de um valente susto já no final, quando na “especial” de encerramento ficou com a transmissão dianteira esquerda partida, conseguindo, apesar das dificuldades, chegar até ao controlo final e garantir o seu segundo triunfo da temporada.

Armando Costa e Bruno Sá (Mitsubishi Lancer Evo VI)

«Foi um rali espetacular, mesmo com chuva, e estou muito contente com esta vitória. A meio da prova ainda tentei gerir a liderança, mas verifiquei que a concorrência estava muito forte, sendo, por isso, obrigado a atacar de novo. Acabei por ter sorte, porque a transmissão partiu e quase não alcançava a meta», referiu o vencedor, visivelmente satisfeito e… aliviado.

Por seu turno, Filipe Teixeira, tal como seria previsível, foi o grande rival de Marco Oliveira desde o primeiro momento, nunca desistindo de lutar pela vitória: «Não deu para vencer, que era o meu objetivo, mas, dada a diferença de carros, estou satisfeito com o resultado. O Campeonato de 2RM no Start Norte está quase garantido e vou dar tudo nos dois ralis que faltam na expetativa de conquistar também o título absoluto», garantiu Teixeira.

Rui Borges (Citroën C3 N5) nunca conseguiu acompanhar o ritmo do duo da dianteira e garantiu o último lugar do pódio, na frente de Mário Castro (Ford Fiesta 1.0 Ecoboost), cujo andamento foi notável, garantindo ainda um excelente quinto lugar absoluto.

No Campeonato de Portugal de Clássicos (CPC), Armando Costa (Mitsubishi Lancer Evo VI) revelou-se mais forte, concluindo a prova com uma vantagem de 14,9 segundos para Luís Mota (Mitsubishi Lancer Evo V), que ainda passou pelo primeiro lugar depois da segunda classificativa. José Merceano (Mitsubishi Lancer Evo IV) completou o pódio e mantém o primeiro lugar no CPC.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali de Fafe

Data – 5/6 de Outubro

Organizador – Demoporto

Estrutura – 136,04 km divididos por duas secções: Fafe – Fafe (25,64 km); Fafe – Fafe (110,40 km)

PC – 7 (1 + 6)

Extensão das PC – 60,25 km (6,03 km + 54,22 km)

Percentagem das PC – 44,28 %

Inscritos – 48 (2 P4, 2 P2, 3 P1, 3 X5, 5 X3, 13 X2, 13 X1, 7 CLA)

Participantes – 42 (2 P4, 2 P2, 3 P1, 3 X5, 4 X3, 12 X2, 11 X1, 5 CLA)

Classificados – 32 (2 P4, 1 P2, 3 P1, 2 X5, 3 X3, 9 X2, 8 X1, 4 CLA)

Comandantes sucessivos

Absoluto – Marco Oliveira, da 1.ª à 7.ª PC

P4 – Marco Oliveira, da 1.ª à 7.ª PC

P2 – Mário Castro, da 1.ª à 7.ª PC

P1 – Filipe Teixeira, da 1.ª à 7.ª PC

X5 – Manuel Pereira, na 1.ª PC; Luís Morais, da 2.ª a 7.ª PC

X3 – Fernando Teotónio, da 1.ª à 7.ª PC

X2 – Rui Marçal Lima, da 1.ª à 5.ª; Bruno Francisco Almeida, na 6.ª e 7.ª PC

X1 – Pedro Dinis Serôdio, na 1.ª PC; Bruno Gomes, na 2.ª PC; Pedro Dinis Serôdio, na 3.ª PC; Armando Marques, da 4.ª à 7.ª PC

CLA – Armando Costa, na 1.ª PC; Luís Mota, na 2.ª PC; Armando Costa, da 3.ª à 7.ª PC

Vencedores

Absoluto – Marco Oliveira/Ricardo Sousa (VW Polo MK6 N5)

P4 – Marco Oliveira/Ricardo Sousa (VW Polo MK6 N5)

P2 – Mário Castro/Ricardo Cunha (Ford Fiesta R2T)

P1 – Filipe Teixeira/António Campos (Peugeot 208 R2)

X5 – Luís Morais/Paulo Silva (Peugeot 208 Rally4)

X3 – Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer IX)

X2 – Bruno Francisco Almeida/Leandro Silva (Renault Clio R3 Maxi)

X1 – Armando Marques/Pedro Santana (Toyota Starlet)

CLA – Armando Costa/Bruno Sá (Mitsubishi Lancer VI)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Marco Oliveira/Ricardo Sousa VW Polo MK6 N5 37’05,9″
2.º Filipe Teixeira/António Campos Peugeot 208 R2 a 27,0″
3.º Rui Borges/Fábio Reis Citroën C3 N5 a 1’05,7″
4.º Luís Morais/Paulo Silva Peugeot 208 Rally4 a 1’43,2″
5.º Mário Castro/Ricardo Cunha Ford Fiesta R2T a 2’26,2″
6.º Bruno Francisco Almeida/Leandro Silva Renault Clio R3 Maxi a 2’48,1″
7.º Fernando Teotónio/Luís Morgadinho Mitsubishi Lancer IX a 2’52,0″
8.º Manuel Pereira/Pedro Magalhães Renault Clio Rally5 a 3’03,9″
9.º Rui Lima Marçal/Edgar Nóvoa Opel Adam S a 3’07,6″
10.º Armando Costa/Bruno Sá Mitsubishi Lancer VI a 3’14,5″

CLÁSSICOS

1.º Armando Costa/Bruno Sá (Mitsubishi Lancer Evo VI), 40m20,4; 2.º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evo V), a 14,9s; 3.º José Merceano/Francisco Pereira (Mitsubishi Lancer Evo IV), a 22,3s.

OS MAIS RÁPIDOS

1 2 3 4 5 6
Marco Oliveira 6 1 0 0 0 0
Filipe Teixeira 1 4 2 0 0 0
Rui Borges 0 2 4 0 0 1
Gaspar Pinto 0 0 1 0 0 0
Luís Morais 0 0 0 5 2 0
Mário Castro 0 0 0 1 1 2
Manuel Pereira 0 0 0 1 1 0
Fernando Teotónio 0 0 0 1 0 0
Bruno Francisco Almeida 0 0 0 0 2 1
Armando Costa 0 0 0 0 0 2
Rui Marçal Lima 0 0 0 0 0 1

PRÓXIMA PROVA – Rali de Murça, a 15 e 16 de Novembro, organizado pelo Clube Aventura do Minho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *