TODO TERRENO

bp Ultimate Rally-Raid Portugal em setembro

Prova do Automóvel Club de Portugal, de 22 a 28 de setembro de 2025, volta a ser a única do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) disputada na Europa. Época de 2025, revelada hoje, passa também pelo Dakar, Abu Dhabi, África do Sul e Marrocos.

carlos.sousa@autolook.pt)

As máquinas e pilotos do Dakar regressam a Portugal de 22 a 28 de setembro do próximo ano, para a segunda edição do bp Ultimate Rally-Raid Portugal. A FIA, a FIM e a ASO, promotor do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC), confirmaram, hoje, o calendário de 2025.

A prova do Automóvel Club de Portugal junta-se ao Dakar, na Arábia Saudita, ao Abu Dhabi Desert Challenge, ao South African Safari Rally (uma novidade absoluta) e ao Rallye de Marrocos, que fecha o campeonato, em outubro. São cinco países, em três continentes, com a prova portuguesa a ser a única disputada na Europa, a exemplo do que aconteceu este ano.

Recorde-se que a primeira edição do bp Ultimate Rally-Raid Portugal disputou-se em abril, com um percurso de mais de 1.700 quilómetros pelos trilhos do Alentejo, Ribatejo e da Estremadura espanhola.

O príncipe do Qatar e campeão do Mundo em título, Nasser Al-Attiyah (automóveis), e o espanhol Tosha Schairena (motos) foram os vencedores da edição inaugural, que atraiu largos milhares de espectadores à base da prova, em Grândola, e às diferentes etapas disputadas em Portugal e Espanha.

CARLOS BARBOSA, PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL

«A continuidade do bp Ultimate Rally-Raid Portugal no Mundial de Rally-Raid mostra a excelência das nossas organizações desportivas. Depois do sucesso da primeira edição, única na Europa e elogiada por todos – pilotos, equipas, federações e promotor -, queremos repetir e melhorar a fórmula em 2025 para podermos proporcionar mais um grande espetáculo aos milhões de adeptos que nos seguem em todo o Mundo e contribuir, mais uma vez, para a atratividade do destino Portugal».

DAVID CASTERA, DIRETOR DE DESPORTOS MOTORIZADOS DA AMAURY SPORT ORGANISATION (ASO), PROMOTOR DO W2RC

«Em breve vamos fazer três anos desde o lançamento do campeonato. A nossa prioridade foi consolidar um conjunto de provas que agora estão bem diferenciadas. O bp Ultimate Rally-Raid Portugal regressa após a estreia esta temporada, tal como tinha acontecido com o Desafío Ruta 40 YPF Infinia, antes dele. A ausência da Argentina no calendário de 2025 não significa que esta prova deixou de ter um lugar no W2RC. Na verdade, o que pretendemos é alternar eventos. É isso que vamos começar a fazer na próxima temporada».

MOHAMMED BEN SULAYEM, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL (FIA)

«O Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA continua a estabelecer o padrão para os ralis cross-country, e estamos encantados por testemunhar este sucesso crescente, tanto em termos de competição, como de presença global. A temporada de 2025 contará com equipas experientes e novos concorrentes que vão mostrar as tecnologias inovadoras da FIA, em alguns dos cenários naturais mais espetaculares do planeta».

JORGE VIEGAS, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE MOTOCICLISMO (FIM)

«A época de 2025 vai marcar um capítulo significativo para o Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIM. Durante a temporada de dez meses, que começará na Arábia Saudita e terminará em Marrocos, é importante notar que o campeonato visita África em ambos os hemisférios – sul e norte –, o que reforça o estatuto global da série e confirma que o vencedor final será um verdadeiro Campeão do Mundo da FIM».

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *