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João Monteiro quase perfeito em… Ourique

Piloto ouriquense, que adotou Portimão para trabalhar e residir, congratulou-se com o degrau mais baixo no pódio no Rali de Ourique – Capital do Porco Alentejano, resumindo a prestação como um dia quase rigoroso, apenas queixando-se do acidente sem ferimentos do filho Pedro Monteiro…

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: MONDEGOSPORT

João Filipe Monteiro e Rui Serra (Mitsubishi Lancer Evo VII)

João Filipe Monteiro, alentejano de gema, regozijou-se com a posição alcançada no Rali de Ourique – Capital do Porco Alentejano, precisamente na estreia absoluta aos comandos do Mitsubishi Lancer Evo VII adquirido a Carlos Martins, de Serpa.

No triunfo de João Bica e Carlos Santos com a “arma” dos três diamantes, um Mitsubishi Lancer Evo IX, com o tempo de 43m22,0s, João Monteiro, que fez equipa com o experiente navegador Rui Serra, ficou a 32,5 segundos do topo da classificação.

Na geral ficou em terceiro, mas em termos de Start Ralis do Sul foi segundo posicionado, uma vez que José Paula e José Janela, em Citroën C3 Rally2, atrás de João Bica e Carlos Santos, não contam para o campeonato.

Pedro Monteiro e Emanuel Guieiro (Peugeot 106)

Perante este desiderato, João Monteiro, que encerrou o primeiro dia de prova na liderança, na sequência da vitória na super-especial de Ourique – ainda logrou o triunfo nas especiais “Capital do Porco Alentejano 2” e “Garvão 2” – não escondeu que «o intuito foi conhecer» o carro da marca nipónica, uma vez que «já não conduzia uma viatura de quatro rodas motrizes desde 2015».

Por via desse fator, o piloto de Ourique apresentou-se a acelerar em “casa” com objetivos definidos: «Sem qualquer pressão». «O Rui (Serra) foi fundamental, sobretudo pelo conhecimento que tem relativamente a estas viaturas, com diferenciais ativos, além de termos na mão um carro muito bom e extremamente bem afinado».

João Filipe Monteiro referiu que teve «sorte com a família Martins, que nos proporcionou um Mitsubishi Lancer Evo VI em perfeitas condições e, um pouco antes de iniciarmos a descoberta do carro, começámos a ganhar a super-especial de Ourique, embora ainda com a cabeça no acidente protagonizado pelo Pedro (Monteiro)». O filho, que faz equipa com Emanuel Guieiro, abandonou na super-especial com um incidente no Peugeot 106.

Jacinto Monteiro e Hugo Monteiro (Nissan Navara D22)

«Na primeira especial do segundo dia, “Capital do Porco Alentejano 1”, esqueci-me de ligar os diferenciais, um hábito que já tinha perdido, mesmo assim conseguimos terminar em terceiro, atrás de José Paula e João Bica, deixando bons indicadores para o resto da prova», admitiu João Filipe Monteiro.

«Chegámos ao fim da prova do Clube Automóvel do Sul, em que superámos todas as expetativas face à estreia do Mitsubishi Lancer Evo VII, ficando para a história o melhor tempo na super-especial e duas classificativas», reforçou o piloto.

A dupla da equipa Monteiro Racing Team resumiu a prestação como «dois dias quase perfeitos». «As especiais de Ourique estavam simplesmente perfeitos, extremamente bem arranjados, sem dívida alguma os melhores dos ralis disputados a sul. O Rali de Ourique nunca deveria ter saído do campeonato, em 2017, e este regresso, em 2024, encheu-nos de orgulho pelas excelentes condições apresentadas, desde o parque de assistência às especiais. Não estou a exagerar se afirmar que os troços de Ourique estão ao nível melhores ainda, do Mundial de Ralis», sublinhou João Filipe Monteiro.

O piloto ouriquense não esqueceu o acidente do filho Pedro (Monteiro) na super-especial noturna de Ourique, «sentenciando o resto do campeonato». «Felizmente que foi só chapa, co o Peugeot 106 a ficar danificado, pelo que o mais importante é que tanto o Pedro como o Emanuel Guieiro não sofreram qualquer ferimento».

O Rali de Ourique – Capital do Porco Alentejano contou ainda com a participação de Jacinto Monteiro que, navegado por Hugo Monteiro, conduziu a Nissan Navara D22 na qualidade de segurança (carro “0”).

Tratou-se de uma participação que teve como objetivo primordial a diversão, pura e dura, assim como testar a máquina da marca nipónica 4×4, tendo em vista a 26.ª edição das 24 Horas TT – Vila de Fronteira 2024.

Refira-se que na prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), de 5 a 8 de dezembro para um espetáculo que promete reunir centenas de máquinas e pilotos, a equipa Monteiro Racing Team vai alinhar com Jacinto Monteiro, João Filipe Monteiro, João António Monteiro e David Guerreiro, com a clara e legítima ambição de chegar ao fim.

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