TODO TERRENO

Nasser Al-Attiyah na Baja Portalegre 300

Tiago Reis apresenta-se já com o título de campeão nacional e procura fechar a temporada em solo nacional com chave de ouro, Na prova rainha de todo-o-terreno nacional pela mão do Automóvel Club de Portugal, o príncipe do qatari Nasser Al-Attiyah marca presença em Portalegre.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Pontuável para a FIA Cross Country Bajas World Cup, a Baja TT Portalegre 500, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), reúne vários candidatos ao triunfo, sendo os principais o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota Hilux Overdrive T1+) e o saudita Yazeed Al Rahji (Toyota Hilux Overdrive T1+), que não deverão ter dificuldade em superar os melhores pilotos nacionais.

Destes, e em luta pelo derradeiro lugar do pódio estarão João Ferreira (Mini JCW Rally Plus T1+), Tiago Reis (Toyoya Hilux T1+), que recuperou o título perdido o ano passado para João Ferreira, João Ramos (Toyota Hilux T1+), que foi o mais direto opositor do novo campeão, Miguel Barbosa (Toyota Hilux T1+), em rodagem, ao que tudo indica, para a próxima edição do Dakar, João Dias (CAN AM Maverick X3), Armindo Araújo (CAN AM Maverick X3), que pode completar o pódio final nacional, Alexandre Ré (CAN AM Maverick) e Ricardo Porém (MMP CAN AM X3).

Recorde-se que João Ferreira é um dos jovens talentos do Todo-o-Terreno mundial e fez história na edição de 2022 da Baja Portalegre 500. Aos 23 anos, o piloto de Leiria, navegado por David Monteiro, tornou-se o mais jovem vencedor da clássica alentejana e de uma prova da Taça do Mundo FIA.

Um feito que surgiu já depois de se ter sagrado campeão nacional e da Europa, atingindo o topo de uma (ainda curta) carreira que começou no Karting. Mais um caso de “filho de peixe”, pois João Ferreira seguiu as pisadas do pai, Paulo Rui Ferreira, também ele piloto de Todo-o-Terreno que em 2018 subiu ao pódio absoluto da Baja Portalegre 500, só atrás de uns tais de Nani Roma e Stéphane Peterhansel.

Se na classificação Geral e nas classes T4 e T9, Tiago Reis, Rui Farinha e Alexandre Ferreira, respetivamente, partem para Portalegre com o título já conquistado, o mesmo não se passa nas restantes categorias.

Em T2, João Lourenço parte com sete pontos de vantagem teórica sobre Luís Caetano. Contudo, e fruto da não participação na Baja de Loulé, terá de deitar uma pontuação fora que, neste momento, são os 14 pontos obtidos na Baja TT Montes Alentejanos.

Já o seu conterrâneo Luís Caetano tem como pior resultado a excluir a não conclusão da Baja TT Norte de Portugal. Em T3, situação semelhante a separar os colegas de equipa Armindo Araújo e João Dias, com Araújo a chegar com vantagem pontual, mas com Dias em posição mais favorável para chegar ao título, fruto da não participação de Armindo Araújo na Baja Extremadura, enquanto Dias tem como pior resultado a não conclusão da Baja Oeste.

Na categoria T8, Nuno Matos parte em vantagem sobre o seu mais direto adversário, Alexandre Mota, que apesar de não ter conquistado qualquer triunfo esta temporada tem demonstrado um excelente compromisso entre fiabilidade e resultados. Nuno Tordo, apesar de mais afastado, está à espreita de uma oportunidade para ainda chegar ao título.

A prova alentejana começa esta quinta-feira à noite, com a apresentação das equipa no Jardim do Tarro, na cidade de Portalegre, com a parte competitiva, a arrancar no dia seguinte, com um Prólogo na Herdade das Coutadas (3,17 km – 11h00) a que se segue o primeiro SS (61,81 km – 14h30), para terminar, no sábado, com mais dois SS (184,37 km – 7h50 e 189,16 km – 13h30). A prova terá 423,32, km <o cronómetro, num percurso total de 654,27km.

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Tiago Reis, 152 pontos; 2.º, João Ramos, 104; 3.º, Armindo Araújo, 69; 4.º, João Dias, 64; 5.º, João Ferreira, 41; 6.º, Alexandre Pinto, 28; 7.º, Edgar Rei, 28; 8.º, Pedro Carvalho, 27; 9.º, Nuno Madeira, 26; 10.º, Henrique Silva, 20. Estão classificados mais 66 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Valter Cardoso, 152 pontos; 2.º, Pedro Ré, 67; 3.º, Luís Ramalho, 67; 4.º, João Miranda, 64; 5.º, Filipe Palmeiro, 41; 6.º, Jorge Eduardo Carvalho, 40; 7.º, Tiago Neves, 28; 8.º, Romeu Martins, 26; 9.º, Tomás Neves, 25; 10.º, José Janela, 24. Estão classificados mais 65 navegadores.

EQUIPAS – 1.º, Santag Racing, 192 pontos; 2.º, Team, Transfradelos, 188; 3.º, Benimoto Racing, 67; 4.º, MM Sport, 52; 5.º, ARC Sport, 49 6.º, SGS Car Racing, 42; 7.º, MRacing Portugal, 34; 8.º, PRK Sport by PSV Motors, 27; 9.º, Oeste Racing Competition, 18; 10.º, Prolama Competição, 7; 11.º, DRT – Dias Racing Team, 6.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *