RALISRegional

Ernesto Cunha abençoado no “Constálica Rallye”

Piloto da Marinha Grande, navegado por Rui Raimundo, conquistou um triunfo sem mácula no Constálica Rallye Vouzela Viseu, prova do Gondomar Automóvel Sport, superiorizando-se aos seus adversários com uma condução “autoritária” no Skoda Fabia Rally2 Evo.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ernesto Cunha e Rui Raimundo evidenciaram-se no Constálica Rallye Vouzela Viseu, levando o Skoda Fabia Rally2 Evo ao topo da classificação final, fruto de dois dias profícuos no asfalto dos territórios de Viseu e Vouzela. O piloto da Marinha Grande não escondeu que a presença na prova disputada na região de Dão Lafões tinha por objetivo inscrever o seu nome na lista de vencedores numa prova cada vez mais mediática e eu não deixa ninguém indiferente.

Por via desse fator, Ernesto Cunha puxou dos galões e encarou o Constálica Rallye Vouzela Viseu, promovido pela Promolafões, com a determinação que lhe é peculiar, colocando a viatura da marca checa no degrau mais desejável, comandando a competição de fio a pavio.

Carlos Matos, co-pilotado por Ricardo Faria, foi sempre uma “seta” no encalce de Ernesto Cunha, mas o Skoda Fabia R5 mostrou cavalagem a menos e foi sempre o segundo classificado ao longo do rali.

O piloto de São Pedro do Sul terminou à frente de André Cabeças, navegado por Bino Santos, em Ford Fiesta R5, que começou por ser suplantado por Adruzilo Lopes e Vítor Hugo, ao volante de um Skoda Fabia N5.

Contudo, o piloto de Lisboa não baixou os braços e deixou para trás o piloto de Regilde, Felgueiras, que perdeu quatro minutos na quarta classificativa com problemas na sua viatura, acabando por ser relegou para o fundo da tabela, mas de onde recuperou até terminar no 13.º lugar.

Por seu turno, Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro terminaram na quarta posição aos comandos de um Porsche 991 GT3 Cup, mas chamaram a si a vitória entre os RGT, onde só teve a oposição de Carlos Oliveira e Duarte Castro, em Porsche 997 GT3 Cup.

Enquanto isso, Pedro Silva e Ricardo Moura, em Peugeot 208 Rally4, fecharam o Constálica Rallye Vouzela Viseu no “top five”, depois de uma luta titânica por esta posição com Kevin Saraiva e Beatriz Pinto, em Renault Clio Rally4. A diferença entre as duas duplas foi de 0,9 segundos, a favor da primeira, sublinhando uma vitória suadíssima nas Duas Rodas Motrizes (2RM).

No que concerne ao Campeonato Start Centro de Ralis, Daniel Ferreira, navegado por Gonçalo Henriques, foram os mais céleres em Mitsubishi Carisma GT, com José Gomes e José Azevedo, em Honda Civic Type R, a terminarem em segundo, com Pedro Pereira e Tiago Silva, em Renault Clio Rally4, a cotarem-se os terceiros mais rápidos.

Já que diz respeito ao Campeonato Promo Centro de Ralis, a dupla formada por Tiago Pereira e Fernando Pereira evidenciou-se e terminado a jornada beirã no degrau mais alto do pódio. Apesar dos problemas no Skoda Fabia N5, Adruzilo Lopes, navegado por Vítor Hugo, que está a festejar o 25.º ano de carreira, encerrou a sua prestação na segunda posição, com João Araújo e Luís Araújo, em Ford Fiesta N5 no terceiro degrau do pódio.

Pontuável para o Campeonato Promo 2RM, Tiago Pereira e Fernando Pereira conduziram o Citroën C2 R2 ao triunfo, relegando para a segunda posição Fábio Santos e Pedro Santana, em Citroën Saxo.

Quanto ao Campeonato Start 2RM, o viseense José Gomes, navegado por José Azevedo, terminou em primeiro com o Honda Civic Type R, com Pedro Pereira Jr. e Tiago Silva, em Renault Clio Rally4 4/5, a ocuparem a segunda posição. Gil Antunes e Diogo Correia, também em Renault Clio Rally4 4/5, ocuparam o terceiro lugar.

No que diz respeito do Clio Trophy Portugal, a prova do Gondomar Automóvel Sport ditou o terceiro vencedores distinto em outros tantos ralis Depois de Gil Antunes e de Danny Carreira agora foi a vez de Pedro Pereira Jr. estrear-se na qualidade de vencedor.

Com Tiago Silva como navegador, o jovem piloto da Mealhada, foi o brilhante vencedor do Constálica Rallye Vouzela e Viseu, ostentando o “selo” de líder da competição promovida pela Renault Portugal. Gil Antunes e Nuno Coelho terminaram nos restantes lugares do pódio, todos em Renault Clio Rally5.

Finalmente, a prova destinada aos pilotos FPAK Júnior Team de Ralis, todos em KIA Picanto GT, a vitória sorriu a Ricardo Rocha e Gonçalo Palmeira, com Tiago Santos e Inês Braga a subirem ao degrau intermédio do pódio. Por seu turno, a dupla Eduardo Santos e José Marques foram terceiros, cabendo a Francisco Custódio e Paulo Marques terminarem na quarta posição.

O Constálica Rallye Vouzela Viseu é já um caso sério e motivo de estudo, não só pela qualidade de pilotos presentes, como pelo ambiente que gera no território Dão Lafões. Por onde passaram as equipas, um mar de gente longe do Atlântico tiraram partido das emoções fortes provocadas pelos pilotos, criando verdadeiros anfiteatros de cores. Foi assim em Vouzela, na véspera, e em Viseu no derradeiro dia de prova.

Um cenário que se repete ano após ano, com a prova do Gondomar Automóvel Sport, promovido pela Promolafões, a encerrar com chave de ouro em mais uma visita apoteótica pela Feira de S. Mateus, um certame que é, acima de tudo, um ponto de encontro de gerações e amigos dos ralis. Para o ano há mais.

FICHA DA PROVA

Prova – Constálica Rali Vouzela e Viseu

Data – 30/31 de Agosto

Organizador – Gondomar Automóvel Sport

Promotor – Promolafões

Estrutura – 297,25 km divididos por cinco secções: Vouzela – Vouzela (62,47 km); Vouzela – Vouzela (60,77 km); Vouzela – Viseu (51,43 km); Viseu – Viseu (61,20 km); Viseu – Viseu (61,38 km)

PC – 9 (2 + 2 + 1 + 2 + 2)

Extensão das PC – 72,40 km (15,80 km + 15,80 km + 5,20 km + 17,80 km + 17,80 km)

Percentagem das PC – 24,35 %

Inscritos – 60 (3 P4, 18 P2, 4 P1, 6 X5, 2 X3, 15 X2, 10 X1, 2 RGT)

Participantes – 59 (3 P4, 18 P2, 4 P1, 6 X5, 2 X3, 14 X2, 10 X1, 2 RGT)

Classificados – 42 (2 P4, 13 P2, 4 P1, 5 X5, 1 X3, 6 X2, 9 X1, 2 RGT)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Ernesto Cunha, da 1.ª à 9.ª PC

P4 – Adruzilo Lopes, da 1.ª à 3.ª PC; João Araújo, da 4.ª à 8.ª PC; Adruzilo Lopes, na 9.ª PC

P2 – João Marcelino da 1.ª à 7.ª PC; Pedro Armando Pereira, na 8.ª e 9.ª PC

P1 – Luís Martins, na 1.ª e 2.ª PC; João Castanheira, da 3.ª à 9.ª PC

X5 – Ernesto Cunha, da 1.ª à 9.ª PC

X3 – Daniel Ferreira, da 1.ª à 9.ª PC

X2 – Bruno Pedrosa, da 1.ª à 4.ª PC; José Manuel Gomes, da 5.ª à 9.ª PC

X1 – Telmo Pedro, da 1.ª à 3.ª PC; Tiago Pereira, da 4.ª à 9.ª PC

RGT – Paulo Carvalheiro, da 1.ª à 9.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Skoda Fabia Rally2 Evo)

P4 – Adruzilo Lopes/Vítor Hugo (Skoda Fabia N5)

P2 – Pedro Antunes Pereira/Tiago Silva (Renault Clio Rally5)

P1 – João Castanheira/Carlota Teles (Ford Fiesta R2)

X5 – Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Skoda Fabia Rally2 Evo)

X3 – Daniel Ferreira/Gonçalo Henriques (Mitsubishi Carisma GT IV)

X2 – José Manuel Gomes/José Azevedo (Honda Civic Type-R)

X1 – Tiago Pereira/Fernando Pereira (Citroën C2 R2 Max)

RGT – Paulo Carvalheiro/Dércio Cavalheiro (Porsche 991 GT3 Cup)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Ernesto Cunha/Rui Raimundo Skoda Fabia Rally2 Evo 40’37,8″
2.º Carlos Matos/Ricardo Faria Skoda Fabia R5 a 1’23,4″
3.º André Cabeças/Ilberino Santos Ford Fiesta R5 a 1’55,4″
4.º Paulo Carvalheiro/Décio Carvalheiro Porsche 911 GT3 Cup a 2’42,9″
5.º Pedro Silva/Ricardo Moura Peugeot 208 Rally4 a 3’05,5″
6.º Kevin Saraiva/Beatriz Pinto Renault Clio Rally4 a 3’06,3
7.º Daniel Ferreira/Gonçalo Henriques Mitsubishi Carisma GT IV a 3’15,1″
8.º José Manuel Gomes/José Azevedo Honda Civic Type-R a 4’07,4″
9.º Pedro Antunes Pereira/Tiago Silva Renault Clio Rally5 a 4’21,3″
10.º Gil Antunes/Diogo Correia Renault Clio Rally5 a 4’36,6″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Ernesto Cunha 9 0 0 0 0 0
Adruzilo Lopes 0 4 2 2 0 0
Carlos Matos 0 4 2 1 1 0
André Cabeças 0 0 5 4 0 0
Paulo Carvalheiro 0 0 0 1 3 3
Daniel Ferreira 0 0 0 1 0 1
Bruno Pedrosa 0 0 0 0 2 1
Pedro Silva 0 0 0 0 2 1
Kevin Saraiva 0 0 0 0 1 2
Joni Gonçalves 0 0 0 0 0 1

Próxima prova – Rali da Água/CIM/Alto Tâmega, dias 13 e 14 de Setembo, organizado pelo Clube Aventura do Minho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *