AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Mazda MX-5 festeja 35 anos mais fortalecido

O roadster da marca nipónica fez a sua estreia mundial a 9 de fevereiro de 1989 e, ao longo de quatro gerações, foram produzidas mais de 1,2 milhões de unidades. Grande atualização para um maior prazer de condução: o Mazda MX-5 de 2024.

carlos.sousa@autolook.pt

O mundo automóvel ficou deslumbrado e os fãs de roadsters acessíveis entusiasmados: no dia 9 de fevereiro de 1989 – faz hoje 35 anos – o Mazda MX-5 fazia a sua estreia no Salão Automóvel de Chicago, nos EUA.

Construído segundo o conceito clássico de um modelo desportivo de tração traseira, mas com uma inovadora disposição do motor central dianteiro, para uma distribuição longitudinal e ideal do peso do conjunto, o roadster japonês reavivou um segmento automóvel então quase extinto.

O compacto e leve Mazda MX-5 redefiniu o prazer de conduzir a céu aberto, objetivo atingido pelos engenheiros da Mazda ao aderirem à filosofia tradicional japonesa “Jinba-Ittai”, que considera o cavalo e o cavaleiro como um todo. Quando aplicada ao Mazda MX-5, o condutor e o roadster formam uma ligação estreita, proporcionando equilíbrio, agilidade e leveza.

Ao longo dos anos, o MX-5 recebeu inúmeros prémios e galardões que continuam a demonstrar a sua excelência, num mundo que continua a adorar o Mazda MX-5. Proporcionando o puro prazer de condução e um design icónico, o Mazda MX-5 tem registado um desenvolvimento contínuo ao longo de quatro gerações (“NA”, “NB”, “NC” e, agora, “ND”).

Lançada em 2016, a atual geração do Mazda MX-5 continua a proporcionar satisfação aos entusiastas da condução de cabelos ao vento, com a versão RF a apresentar um empolgante design Fastback e um sistema de tejadilho do tipo hard-top rebatível eletricamente, juntamente com a versão roadster de capota de lona.

A produção total do Mazda MX-5 na fábrica de Ujina, em Hiroshima, acaba de atingir um recorde de 1.256.745 unidades. Mais de 40 por cento deles, mais precisamente 533.301 unidades, foi comercializada na América do Norte sob a designação Mazda Miata, seguindo-se a Europa, onde foram vendidos 391.503 exemplares do Mazda MX-5. No mercado japonês registaram-se 225.510 unidades, com a icónica designação Mazda Roadster (inicialmente denominado Eunos Roadster).

Hoje, por ocasião do seu 35.º aniversário, o Mazda MX-5 recebe novo conjunto de atualizações, ao nível dos faróis dianteiros e traseiros, do novo sistema de infotainment que melhora a conectividade e da evolução da ainda mais concentrada experiência de condução “Jinba-Ittai”.

O novo “Track Mode” aumenta a sensação de envolvimento do condutor no lendário desportivo e funciona em combinação com o Kinematic Posture Control System (KPC) baseado em software, e que proporciona uma dose adicional de estabilidade em curva.

Um diferencial de deslizamento limitado assimétrico equipa, agora de série, o Mazda MX-5 Skyactiv-G de 2024, modelo comercializado com o motor 2.0 Skyactiv G de 184 CV (consumo de combustível WLTP: 6,8 l/100 km; emissões de CO₂ WLTP: 153 g/km) e com a unidade 1.5 Skyactiv-G de 132 CV (consumo de combustível WLTP: 6,3 l/100 km; emissões de CO₂ WLTP: 142 g/km.

Prestes a chegar ao mercado nacional, o Mazda MX-5 de 2024 manterá a habitual disponibilidade como roadster, com a clássica capota de lona, ou em versão RF, com tejadilho fixo rebatível, ambas garantindo o prazer de condução de sempre, inerente a este mítico desportivo de baixo peso que flui pelas curvas com elevada agilidade, conforto e segurança.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *