AUTOLOOK

Passeio dos Ingleses parte de Lisboa e do Porto

A 20.ª edição do Passeio dos Ingleses vai para a estrada este sábado, com partidas de Lisboa e do Porto, e centenas de clássicos que representam a histórica indústria e cultura automóvel britânica. O evento do Automóvel Club de Portugal, o maior do género na Europa, leva os participantes a descobrirem os encantos do Alentejo e da região Centro.

carlos.sousa@autolook.pt

Foi em 2004 que o Automóvel Club de Portugal (ACP) organizou, pela primeira vez, um passeio dedicado unicamente a automóveis clássicos de fabrico inglês, revivendo o espírito que apaixonou milhões de aficionados em todo o mundo, com marcas como a Bentley, Jaguar, MG, Rolls Royce, Triumph, Morgan, Lotus, Aston Martin, Ford, Riley, Land Rover, Austin Morris ou Austin-Healey.

Com partida de Lisboa, o evento cresceu, alargou-se também à cidade do Porto e afirmou-se como um dos maiores passeios temáticos da Europa, atingindo este ano a sua 20.ª edição.

Este sábado, centenas de clássicos vão espalhar charme nas duas localizações do Passeio dos Ingleses: de Lisboa em direção ao Alentejo e a Évora, e do Porto rumo a Anadia, na região da Bairrada. Entre o vasto e diversificado lote de automóveis, destaque para o carro mais antigo deste Passeio dos Ingleses, um MG J2 com quase um século de história, fabricado em 1932.

O Parque Eduardo VII é o local de concentração dos concorrentes em Lisboa, entre as 9h00 e as 9h30. A partida é dada às 10h00 e o extenso grupo – o mais numeroso de sempre em Lisboa – terá como destino final o Convento do Espinheiro, em Évora.

A meio do percurso, os participantes dividem-se em Grupo Desportivo e Grupo Turístico, seguindo os seus próprios itinerários. O Grupo Turístico faz uma paragem para visita ao Monte Selvagem, no Lavre, enquanto o Grupo Desportivo poderá acelerar no Kartódromo de Évora, numa prova de Regularidade.

No Porto, a concentração acontece na Foz, também entre as 9h00 e as 9h30, com a partida a ser efetuada às 10h00. O destino final é a Quinta do Encontro, em Anadia, onde os participantes podem visitar a Adega.

A meio do percurso, o Grupo Turístico visita o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, enquanto o Grupo Desportivo disputa uma prova de Regularidade no centro da cidade de Anadia. Após o almoço, segue-se uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada.

O Passeio dos Ingleses conta com o apoio da Embaixada do Reino Unido e tem o patrocínio da Bentley, Barbour e Twinings, bem como o apoio dos municípios de Lisboa, Porto e Anadia.

 

PROGRAMA DE LISBOA

09h00 – Concentração no Parque Eduardo VII

10h00 – Partida do Passeio

11h30 – Visita ao Monte Selvagem no Lavre

12h00 – Kartódromo de Évora (Grupo Desportivo)

13h30 – Convento do Espinheiro

14h00 – Almoço

PROGRAMA DO PORTO

09h00 – Concentração na Foz

10h00 – Partida do Passeio

11h30 – Prova de Regularidade – Anadia (Grupo Desportivo)

11h30 – Visita ao Museu Ferroviário (Grupo Turístico)

12h45 – Visita à Adega da Quinta do Encontro

13h30 – Almoço

16h00 – Visita ao Museu do Vinho da Bairrada

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *