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Mazda com consistentes vendas na Europa

A Europa registou sólidas vendas no primeiro semestre do presente ano Fiscal. A Mazda revê em alta as previsões financeiras para a totalidade do ano fiscal, em reflexo do contributo dos seus modelos de grandes dimensões.

carlos.sousa@autolook.pt

A Mazda Motor Corporation anunciou esta terça-feira os seus resultados financeiros e de vendas do 1.º semestre do presente ano fiscal, reportando vendas globais de 616.000 veículos no período compreendido entre os dias 1 de abril e 30 de setembro de 2023, representando um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

As vendas na Europa durante a primeira metade do presente ano fiscal cresceram 34% face ao mesmo período do ano fiscal anterior, ascendendo a 90.000 veículos; os volumes de vendas da Mazda na América do Norte evoluíram 39% para 251.000 unidades.

No Japão, o seu mercado doméstico, as vendas Mazda no primeiro semestre do ano fiscal totalizam 82.000 unidades, representando um aumento de 20% face a idêntico período ao ano anterior. A China, o maior mercado da Mazda na Ásia, registou vendas de 45.000 unidades, num decréscimo de 8%.

Neste período de seis meses, a Mazda reportou valores recorde para um primeiro semestre, com vendas líquidas de 15 mil milhões de euros (*), num aumento de 41% face ao registado por esta altura no ano fiscal anterior, e um lucro operacional de 847 milhões de euris (*). O resultado líquido foi de 706 milhões de euros (*).

Refletindo o impacto positivo da vertente Large Products (Modelos de Grandes Dimensões), grupo que integra o Mazda CX-60 na Europa e o Mazda CX-90 na América do Norte, a Mazda decidiu rever em alta as suas previsões de vendas globais para a totalidade do presente Ano Fiscal, para 1,2 milhões de unidades.

As previsões da Mazda para a Europa (*) passam para 193.000 unidades, tornando este continente na sua segunda maior região a nível global.

A Mazda prevê agora alcançar vendas líquidas de 31,7 mil milhões de euros (*), um lucro operacional de 1,6 mil milhões de euros e um lucro líquido de 1,1 mil milhões de euros (*) para a totalidade do presente ano fiscal.

Recentemente, a Mazda Motor Corporation anunciou a criação de uma nova Divisão de Negócios de Electrificação, centralizando os recursos para acelerar esse processo de eletrificação.

A Mazda continuará a avançar com os esforços de eletrificação para cumprir com a regulamentação ambiental e a trabalhar de uma forma constante para alcançar, até 2035, a neutralidade carbónica em todas as suas unidades fabris.

A Mazda continuará a monitorizar o ambiente empresarial, as tendências da procura automóvel em cada mercado para onde os seus veículos são expedidos e o futuro desenvolvimento de questões que têm impacto sobre o negócio.

(*) – Apresentação dos resultados financeiros da Mazda Motor Corporation para o 1.º semestre do ano fiscal 2023-24 (1 de Abril a 30 de Setembro de 2023); valores em euros, calculados para o 1.º semestre para a totalidade do ano fiscal, que terminará a 31 de Março de 2024.

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