AUTOLOOKNotícias Várias

Góis Moto Clube celebra hoje 32 anos de existência

Foi a 8 de outubro de 1991 que o Góis Moto Clube deu-se a conhecer ao mundo. Abriu portas e janelas pela primeira vez, na vila de Góis faz exatamente hoje 32 anos. Estão de parabéns todos os membros que integram a grandiosa família da estrutura associativa sediada em Góis.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO DA FRANCA

“Em Góis Tá-se bem!”. Como? Com organizações de sublimidade, claro. E não só. Góis é uma vila encantadora em todas as estações do ano e o Góis Moto Clube conseguiu, ao fim de três décadas de existência, aniquilar preconceitos e ajudar a colocar no mapa a localidade banhada pelo rio Ceira.

Tudo começou pela “teimosia” de um grupo de entusiastas que efetivou a escritura de uma estrutura associação destinada a realizar eventos ligados ao motociclismo. Passados 32 anos o Góis Moto Clube é hoje uma referência a nível local, regional, nacional e internacional.

Fundado em Fevereiro de 1991 mas foi no dia 8 de outubro de 1991, no Cartório Nacional de Góis, perante António Amaral Marques, notário do concelho, que compareceram como outorgantes Rui Paulo Baeta da Conceição, João Henrique Bandeira Paixão e Fernando Casimiro Barata Bandeira – na altura todos solteiros e de maior idade – na qualidade da comissão organizadora da associação que adota a denominação de “Góis Moto Clube”, em sede na vila de Góis.

A estrutura associativa tem por fim a realização de provas desportivas ou outras, no âmbito motorizado, bem como qualquer manifestação cultural ou turística relacionada com o aspeto desportivo, e durará por tempo indeterminado a partir de 8 de outubro de 1991.

Em apenas três décadas, o Góis Moto Clube cresceu desalmadamente, mas foi ainda muito cedo que assumiu-se como uma referência que extravasou fronteiras, fruto da dinâmica e profissionalismo como sempre empregou nas mais diversas atividades, desde desportivas às concentrações.

Estão, naturalmente, de parabéns todos os que fazem parte integrante da grandiosa família do Góis Moto Clube que, dos mais desconformes formatos, contribuem ou contribuíram para esse crescimento já fortemente sublinhado.

O Góis Moto Clube esteve na base de promover a vila a um dos sítios mais favoritos da maioria das famílias que já visitaram Góis por altura das suas realizações e, quando chega o verão, é a escolhida para descansar, se bem que também é procurada nas outras estações do ano.

É por lá que se pode encontrar o sítio perfeito para descontrair, retemperar energias, tomar o pequeno-almoço, almoçar ou jantar numa das unidades de restauração existentes. Uma das condições é poder ver “in loco” as magníficas instalações do Góis Moto Clube, na Quinta do Baião, à entrada da vila da Estrada Nacional 2.

O Góis Moto Clube é uma associação sem fins lucrativo. Foi crescendo em passos gigantes. O Góis Moto Clube viria a filiar-se na Federação Nacional de Motociclismo (FNM), em novembro, permitindo, em 1992, participar no Troféu Nacional de Todo-o-Terreno, com o famoso “Raide a Góis”. Este é hoje, sem dúvida, uma das melhores e mais duras provas do Campeonato Nacional da especialidade.

Em 1993, e por carolice pura, foi decidido criar a Concentração de Mototurismo de Góis que contou com a presença de cerca de 150 amigos. Em 1999 os International Six Days Enduro fizeram em Góis, com a colaboração do Góis Moto Clube, duas das mais espetaculares provas especiais.

Com a experiência então adquirida, em 2002 o Góis Moto Clube organizou o 1.º Enduro de Góis, prova extracampeonato que serviu de estágio para a Seleção Nacional da especialidade, considerada desde logo uma corrida bastante dura e seletiva.

Em 2004 realizou-se o 2.º Enduro “Góis – Paraíso Todo-Terreno”, prova pontuável para o Campeonato Nacional, que contou com a presença recorde de 180 pilotos, tendo decorrido de forma exemplar e considerada por todos como de qualidade a nível mundial.

Desde então, as provas de Enduro do Góis Moto Clube são as que têm tido mais inscritos do Campeonato Nacional. Com tudo a correr sobre rodas, surgiu um novo sonho para a estrutura associativa: a realização de uma prova do Campeonato do Mundo de Enduro.

No motociclismo de competição a notoriedade do Góis Moto Clube vai muito para além da organização de provas. O Góis Moto Clube conquistou nos anos de 1995 e 1996 o título de Campeão Nacional de Enduro por equipas, mantendo atualmente uma equipa de competição e o apoio a jovens valores goienses, a disputar os campeonatos de Enduro, algumas provas do nacional de TT e provas de mini-motocross.

Prosseguindo com uma política de constante expansão e aproveitando as riquíssimas potencialidades do belo meio natural da região de Góis, os dirigentes decidiram aumentar o leque de atividades, desenvolvendo as mais variadas modalidades como o todo-o-terreno turístico, o automobilismo, o BTT, a canoagem, o montanhismo, a escalada e o canyoning, entre outros.

O BTT de competição marcou igualmente presença nas suas atividades, com o apoio aos atletas goienses, bem como a realização do DownHill de Góis, prova de descida de montanha, modalidade verdadeiramente emotiva e espetacular.

No mototurismo, atividade que representa o maior número de participantes, o Góis Moto Clube tem estado representado nos mais variados acontecimentos mototurísticos nacionais e internacionais.

Para além da famosa concentração de mototurismo, o Góis Moto Clube realiza, desde 2004, uma prova com características turísticas – O Moto-Rali de Góis – cujo principal objetivo é dar a conhecer as paisagens, os usos e costumes da região.

O Góis Moto Clube assume-se assim como uma entidade de importância fundamental na divulgação da região, organizando, a par dos já referidos eventos, outros pequenos encontros e passeios TT para pequenos grupos e empresas.

Para garantir o sucesso de todas estas atividades, o Góis Moto Clube conta, como sempre, com a ajuda de muitos sócios e amigos, bem como de toda a população e entidades oficiais do concelho de Góis. O Góis Moto Clube tem igualmente o apoio de várias empresas que se associam aos seus eventos, sendo esta uma boa forma de promover os seus produtos e serviços.

Em Dezembro de 1998, no congresso da FNM foi aprovada por unanimidade a atribuição do Diploma de Mérito Motociclista ao Góis Moto Clube, como prova do reconhecimento da contribuição dada pelo GMC ao desenvolvimento do motociclismo nacional.

Em 2001, por ocasião das comemorações do 10.º aniversário do clube, a Câmara Municipal de Góis atribuiu ao GMC a Medalha de Mérito Desportivo. Foi ainda inaugurado no Parque do Cerejal o inédito Monumento ao Motociclista, distinção que é reveladora da importância do motociclismo na região. “Em Góis Tá-se bem!”. Parabéns.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *