NacionalRALIS

Alexandre Camacho lidera Rali Vinho da Madeira

O Rali Vinho da Madeira prossegue com uma passagem pelo parque de assistência, no Funchal, e verá disputada esta tarde a terceira secção, nova ronda pelo mesmo itinerário percorrido durante a manhã. O inglês Kris Meeke está de fora da prova, após despiste em Palheiro Ferreiro.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com) – Fotos: DUARTE SÁ

Mais rápido na Super Especial Cidade do Funchal, que, ontem, ao final da tarde abriu a 64.ª edição do Rali Vinho Madeira, e na primeira passagem pela classificativa do Campo de Golf, que, hoje, abriu as hostilidades, Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2) comprometeu as suas aspirações na prova.

O piloto inglês despistou-se na especial seguinte, Palheiro Ferreiro, o que implicou a neutralização da prova de classificação para ser prestada assistência à equipa, que foi conduzida ao hospital como medida de precaução.

A retirada do inglês permitiu ao veterano Giandomenico Basso (Skoda Fabia Rally2 Evo), presença regular na prova madeirense, ascender ao comando. Contudo, na passagem por Cidade de Santana, derradeira especial da primeira volta, permitiu ao local Alexandre Camacho (Skoda Fabia Rally2 Evo), profundo conhecedor do terreno, ultrapassar o italiano e terminar a primeira passagem pelas três especiais do dia com 3,7” de vantagem sobre o italiano.

Em termos de Campeonato da Madeira, o facto de Miguel Nunes (Skoda Fabia Rally2 Evo) ter saído da estrada, em Cidade de Santana, o que lhe custou quase meio minuto de atraso, relegou o campeão local para o sétimo lugar da geral a 29,9” do comandante, seu rival na luta pelo título.

No que diz respeito ao Campeonato de Portugal, José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), terceiro da geral, termina a manhã com 12,4” de avanço sobre Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), que passou a ter a responsabilidade de defender as cores da marca sul-coreana.

Em consequência do despiste, de ontem, na Super Especial, Bernardo Sousa (Citroën C3 Rally2) penalizou 12 minutos (2 minutos em termos de classificação, esta manhã para reparar os estragos e caiu para o 21.º lugar, quando, em condições normais, estaria no “top ten”.

Em termos de RGT, Filipe Freitas (Porsche 991 GT3 Cup) comanda a respectiva classificação, com 4,4” de vantagem sobre Paulo Mendes (Porsche 911 GT3 Cup).

Já em relação ao Peugeot Rally Cup Ibérica, João Silva (Peugeot 208 Rally4), ao tirar partido do maior conhecimento do terreno, está na frente desde o início e tem 7,9” de vantagem sobre Pedro Antunes (Peugeot 208 Rally4), que comanda a iniciativa da marca do leão, com o espanhol Sergi Perez (Peugeot 208 Rally4) a ocupar o derradeiro lugar do pódio, a 5,9” de Pedro Antunes.

Classificação, após quatro especiais – 1.º, Alexandre Camacho/Pedro Calado (Skoda Fabia Rally2 Evo), 29’52,8”; 2.º, Giandomenico Basso/Lorenzo Granai (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 3,7”; 3.º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), a 6,8”; 4.º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 19,2”; 5.º, Simone Campedelli/Tania Canton (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 19,9”; 6.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 24,5”; 7.º, Miguel Nunes/Roberto Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 29,9”; 8.º, Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroën C3 Rally2), a 42,9”; 9.º, Miguel Correia/Jorge Manuel Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 53,3”; 10.º, Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2), a 1’11,8”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *