Enduro

Steve Holcombe relança luta pelo título EnduroGP

A quinta ronda do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship que terminou em Gelnica, na Eslováquia, reacendeu a luta pelo título mundial até aqui dominada por Brad Freeman, piloto que se viu ultrapassado por Steve Holcombe na liderança e tem Andrea Verona a apenas 6 pontos de distância no terceiro lugar.

carlos.sousa@autolook.pt

Steve Holcombe

Steve Holcombe (Beta Factory Racing) venceu o primeiro dia da quinta ronda do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship. Andrea Verona (GASGAS Factory Racing) e Wil Ruprecht, (CH Racing Sherco), ficaram em segundo e terceiro lugar respetivamente.

Brad Freeman (Beta Factory Racing), até então líder do EnduroGP, a recuperar de uma lesão sofrida no campeonato italiano, sofreu uma queda depois da segunda especial sendo obrigado a desistir desta ronda do Campeonato do Mundo.

Este primeiro dia foi marcado pelo regresso à excelência, depois de algumas etapas do campeonato dececionantes, do campeão em título Andrea Verona, e à boa forma de Will Ruprecht, que aparenta estar totalmente recuperado da lesão que sofreu e está de volta aos pódios do EnduroGP.

Andrea Verona

Josep Garcia (Red Bull KTM Factory Racing) de regresso, depois de ter lesionado o ombro e o cotovelo no primeiro dia da prova de Skovde na Suécia, conseguiu o quarto lugar conseguindo assim manter a liderança do campeonato da sua classe (Enduro1).

No GALFER FIM Campeonato Mundial Enduro Junior, Albin Norrbin, da Fantic, teve uma vitória confortável. O sueco estava em ótima forma na lama e nos sulcos eslovacos. Jed Etchells (Fantic) ficou em segundo lugar e Jeremy Sydow (Sherco) em terceiro.

Na classe Youth Enduro, Thibault Giraudon (Sherco) conquistou a sua primeira vitória desta temporada. Leo Joyon (Beta) e Maxime Clauzier (Fantic) completaram o pódio. O líder do campeonato, Kevin Cristino (Fantic), teve um dia difícil, terminando em quinto lugar.

Josep Garcia

SENTIDA HOMENAGEM A JAROSLAV DIRO

No segundo dia, Verona voltou a mostrar que está em grande forma batendo Holcombe e regressando ao lugar cimeiro do pódio da etapa pela primeira vez este ano. Hamish McDonald (Sherco) foi terceiro.

Estes resultados coincidiram com a classe Enduro2 à qual pertencem os três pilotos. Josep Garcia ficou em sexto na geral o que lhe permitiu pontuar para manter a liderança na sua classe, Enduro1. No Enduro 3, e apesar de ter desistido no primeiro dia, Brad Freeman mantem a liderança com Mikael Persson (Husqvarna) apenas a 4 pontos de distância.

No GALFER FIM Campeonato Mundial de Enduro Junior, Albin Norrbin da Fantic voltou a vencer, ficando Jed Etchells, também da Fantic, em segundo.

O segundo dia foi também marcado pela sentida homenagem a Jaroslav Diro, piloto falecido na sequência de um trágico acidente na Super Teste de sexta-feira. Na cerimónia participaram os representantes da FIM na prova, o promotor Prime Stadium, a Federação Eslovaca de Motociclismo, o clube organizador local GL Moto Team, os pilotos e muito público que quis estar presente.

O Campeonato do Mundo EnduroGP segue para Portugal que receberá as duas rondas finais, a primeira em Valpaços, de 29 de Setembro a 1 de Outubro, e a final do Mundial de EnduroGP em Santo André/Santiago do Cacém, de 6 a 8 de Outubro. Serão as rondas de todas as decisões.

Refira-se, por último, que a Prime Stadium é uma empresa especializada na organização de provas desportivas, nomeadamente jetski, campeonatos de ténis nacionais e internacionais e desportos motorizados. A Prime Stadium celebrou com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) o contrato de promotora do Campeonato do Mundo de EnduroGP para os próximos 10 anos (2022 – 2032).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *