Muitos tiveram de recorrer às escapatórias…
No final da sessão acabaria por ser o neerlandês Max Veratappen (Red Bull/Honda) a registar o melhor tempo, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que passou pelo topo da tabela de tempos.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
A chuva que não cessou de cair, por vezes com intensidade ao longo de toda a sessão, dificultou a vida aos pilotos, com muitos deles a terem de recorrer às escapatórias, quando perdiam o controlo do carro na travagem.
Isso mesmo sucedeu ao espanhol Carlos Sainz (Ferrari) que levou à interrupção da sessão durante cerca de oito minutos, ao bater na curva 1, quando tinham passado os primeiros trinta minutos da sessão.
A constante alteração das condições de aderência faziam com que a evolução dos tempos fosse consequência do momento em que cada um estava em pista, para aproveitar os momentos em que a chuva era menos intensa e o asfalto estava ligeiramente menos molhado.
No final da sessão acabaria por ser o neerlandês Max Veratappen (Red Bull/Honda) a registar o melhor tempo, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que passou pelo topo da tabela de tempos, tendo havido momentos em que os dois carros de Maranello estavam nas duas primeiras posições.
Com a paragem de Carlos Sainz a relegá-lo para o quinto lugar, atrás, ainda, do seu compatriota Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) e do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari).
O francês Pierre Gasly (Alpine/Renault), o canadiano Lance Stroll (Aston Martin), o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que tinha sido o mais rápido na segunda sessão de ontem, completaram o lote dos 10 primeiros.
Com a perspectiva da chuva permanecer a qualificação poderá provocar um arrumar da grelha diferente do habitual.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’23,106″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’23,397″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’23,483″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’23,715″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’24,765″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’24,825″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’24,944″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’24,955″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’24,988″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’25,087″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’25,140″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’25,191″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’25,198″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’25,435″ |
Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’25,725″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’25,857″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’25.379″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’26,750″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’26,840″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’27,279″ |