RALIS

Toyota testou Yaris GR Rally2 no paredão de Viseu

Nos testes do Toyota Yaris GR Rally2 na zona do paredão de Viseu, José Moura não parou um segundo a disparar para colher a melhor imagem de um modelo em que a marca nipónica é pioneira no desenvolvimento de um motor de três cilindros…

Texto: CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Texto: JOSÉ MOURA

O piloto oficial de testes da Toyota Gazoo Racing WRC, o finlandês Juho Hänninen, esteve num “vai e vem” constante na cidade viseense a testar o novo Yaris GR Rally2. Ainda em processo de aperfeiçoamento – tudo indica que esta versão deverá ser homologada no próximo ano –, a Toyota Gazoo Racing WRC pretende, no entanto, desenvolver o modelo a fim de o fazer alinhar em algumas provas competitivas.

O também finlandês Jari-Matti Latvala, antigo piloto de ralis e chefe de equipa Toyota Gazoo Racing WRC, já tinha anunciado que o novo Yaris GR Rally2 vai estar em permanente desenvolvimento até, pelo menos, ao final do ano.

Nesta altura do ano e nos próximos meses, apenas haverá uma bateria de testes no Rally2, procedente do Toyota GR Yaris de estrada, incorporando tecnologia, conhecimento e experiência aprendidos no Mundial de Ralis.

O novo Yaris GR Rally2 é uma viatura que nasceu com ADN dos ralis, possuindo uma carroçaria construída a pensar na competição, em particular nos ralis, o que traduz na perfeição o que se pretende para o seu futuro a curto prazo.

Por outro lado, o novo modelo de competição usufrui um motor de três cilindros, ao contrário dos quatro da concorrência, tornando-o mais magro, com a finalidade de responder cabalmente aos anseios da Toyota Gazoo Racing WRC. Em Viseu já se revelou ágil, muito embora permaneça a grande dúvida no que concerne ao desenvolvimento do motor, uma vez que jamais alguém trabalhou nos Rally2 com uma base de um motor de três cilindros.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *