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Toyota no trilho da neutralidade carbónica até 2040

Toyota Motor Europe revela novos Concept-car elétricos a bateria e híbridos plug-in, e antecipa a expansão das gamas Toyota e Lexus. A Toyota passará a montar as baterias da nova geração C-HR híbrido plug-in na Europa. Quota de mercado da marca consolida a sua posição como a segunda marca automóvel mais vendida na Europa.

(auto.look2010@gmail.com)

Kylie Jimenez

No evento anual Kenshiki da Toyota Motor Europe (TME), realizado a semana passada, uma equipa de executivos globais e europeus partilharam os últimos desenvolvimentos do Grupo, delineou a sua visão e a estratégia para a tecnologia, e revelou novidades no que toca a produtos e serviços.

Kenshiki significa conhecimento e introspeção em japonês e a edição deste ano, para um público de mais de 250 órgãos de comunicação social, focou-se na neutralidade carbónica e na transformação da TME numa empresa de mobilidade.

A Toyota Motor Europe anunciou o compromisso de atingir total neutralidade carbónica na Europa até 2040. Baseado no compromisso assumido no ano passado – alcançar os 100% de redução de CO2 em todos os veículos novos na UE, Reino Unido e EFTA até 2035 – o caminho da TME foi resumido por Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota Motor Europe,

Gill Pratt«Falando globalmente, há duas áreas de foco principais: a primeira é a neutralidade de carbono e como a pretendemos alcançar nas diferentes áreas de negócio, e a segunda, a nossa transição de fabricante de automóveis para fornecermos serviços de mobilidade, que são o futuro da mobilidade», sublinhou Matt Harrison.

Já Marvin Cooke, vice-presidente executivo de produção da Toyota Motor Europe, destacou ainda o objetivo de tornar todas as fábricas globais europeias neutras em carbono até 2030». «Nesta área, a abordagem da empresa é multifacetada, através da redução do consumo de energia sempre que possível, trocando para energia verde e implementando inúmeras inovações kaizen que reduzem o CO2 ou que o eliminam totalmente».

«Na nossa fábrica de motores em Deeside, no Reino Unido, instalámos uma área de painéis solares equivalente a 10 campos de futebol e reciclamos mais de 90% dos resíduos para gerar energia verde. Esperamos ser neutros em carbono já em 2025. O caminho para atingir o objetivo de 2040, que inclui atividades fora do controlo direto da TME, como o abastecimento e a logística externos, é um desafio muito maior, que iremos alcançar em estreita colaboração com os nossos parceiros e fornecedores», destacou Marvin Cooke.

Matt Harrison

“THE POWER OF AND”: A CIÊNCIA POR TRÁS

DA ESTRATÉGIA DE MULTI-TECNOLOGIA DA TOYOTA

Gill Pratt, cientista-chefe da Toyota Motor Corporation e CEO do Toyota Research Institute, partilhou informações práticas sobre a ciência por trás da abordagem global da Toyota para a descarbonização, que recorre a diferentes tecnologias eletrificadas para maximizar a redução de carbono e otimizar a utilização de recursos escassos.

A estratégia multi-tecnológica da Toyota reconhece os benefícios complementares, quer dos veículos movidos a bateria, quer dos que funcionam com hidrogénio, para uma mobilidade com emissão zero.

Devido à atual escassez e aos elevados custos dos materiais das baterias e à falta de infraestruturas, o ideal será usar uma combinação de veículos elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos, para reduzir as emissões de CO2 nos próximos 10 a 15 anos:

«Devemos fazer o que é melhor para o ambiente, que é reduzir ao máximo o carbono de cada célula de bateria produzida, substituindo o maior número possível de veículos não eletrificados por eletrificados, orientados pelo princípio simples de que o inimigo é o carbono, não uma motorização específica», explica Gill Pratt.

A estratégia global da Toyota está intimamente relacionada com a resposta às diferentes necessidades dos seus clientes europeus, apresentado uma gama que inclui veículos elétricos a bateria e elétricos a hidrogénio (pilha de combustível), híbridos e híbridos plug-in, conforme explicado por Kylie Jimenez, SVP – People, Technology & Corporate Affairs, Toyota Motor Europe.

«Chamamos-lhe “Power of And” porque é raro haver uma receita única, sobretudo se considerarmos a diversidade das necessidades do cliente e a disponibilidade das infraestruturas», destaca Gill Pratt.

GAMA ELETRIFICADA DA TME IMPULSIONA CRESCIMENTO

A TME espera vender cerca de 1.1 milhões de veículos em 2022, um pequeno, mas importante aumento relativamente ao mesmo período no ano passado, num mercado europeu que caiu -12%, e estabelecer um novo recorde de quota de mercado de 7,3%, +0,9% pontos percentuais, face ao ano anterior.

Este ímpeto é impulsionado pela diversidade de modelos eletrificados da TME, que representam 66% de vendas globais em toda a Europa.

WOVEN PLANET: MOBILITY TO LOVE, SAFETY TO LIVE

Na sua primeira apresentação aos jornalistas europeus, James Kuffner, da Woven Planet, explicou o seu papel na transição da Toyota para uma empresa de mobilidade – missão da Woven Planet: “Mobilidade para amar, segurança para viver”.

«Estamos a trabalhar em novas plataformas, ferramentas, processos e na transição da cultura Toyota para o desenvolvimento definido por software. A produtividade melhorará, graças ao fornecimento de software que permite escalabilidade e reutilização de códigos em centenas de modelos Toyota e Lexus», continuou Kuffner, CEO da Woven Planet Holdings e Chief Digital Officer da TMC.

A visão da Woven Planet abrange três tipos de mobilidade – Mobilidade de Pessoas, Mobilidade de Bens e Mobilidade de Informação, a base para as principais áreas em que se foca:

  1. Arene (‘Software First’) – a criação de novas tecnologias de mobilidade fornece o DNA central dos produtos e serviços de mobilidade da Toyota com o design da arquitetura de software, antes de desenvolver o hardware. A plataforma de software “Arene” da Woven Planet fornecerá a base para a implementação da Arquitetura Definida por Software (SDA) da Toyota, de forma notável.
  2. Automated Driving & Advanced Safety (ADAS), responsável pela tecnologia Toyota Teammate e Lexus Teammate ‘Advanced Drive’. De acordo com a abordagem “Guardian”da Toyota para o ADAS, inclui o desenvolvimento contínuo de uma matriz para aperfeiçoamento da segurança e dos sistemas autónomos de condução.
  3. Woven City – Kuffner forneceu mais informações sobre o papel da Woven City, atualmente em construção perto do Monte Fuji, no Japão. Quando concluída, a Woven City aspira a tornar-se num campo de testes exclusivo para acelerar a inovação e oferecer a mobilidade futura para um mundo em escala. Como pista de testes, promete acelerar o desenvolvimento da tecnologia de mobilidade, agricultura inteligente, energia limpa e vida saudável, todas alimentadas por software com segurança e privacidade, incorporadas no seu design.

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