Sérgio Pérez com o melhor tempo nos ensaios
Piloto mexicano terminou o dia com o tempo de 1m30,305s, após 131 voltas, deixando Lewis Hamilton a 0,359s (com apenas 63 voltas) e o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo) a 0,522s (com 129 voltas efetuadas).
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
O mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) terminou os três dias de testes com o melhor tempo absoluto, depois de ter tido todo o dia de hoje em acção, após logo de início da sessão ter obrigado à exibição da bandeira vermelha. E tudo devido a ter saltado um pedaço do carro, mas a interrupção acabou por ser curta, pois limitou-se ao tempo necessário para o comissário o tirar da pista.
Para além de Sergio Perez, também o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) e o tailandês Alex Albon (Williams/Mercedes) foram os únicos pilotos das respectivas equipas em acção, com o piloto da marca de Arese a provocar nova agitação da bandeira vermelha, quando o “C43” ficou parado na pista, com problemas na caixa de velocidade, enquanto o da marca de Grove foi aquele que fez mais voltas (136).
De manhã, o inglês George Russell (Mercedes) era o mais rápido no final da primeira hora, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a ascender ao comando da tabela de tempos na segunda hora. O período da tarde foi aproveitado para as equipas optaram por simulações de corrida, pensando no que vai acontecer no próximo fim-de-semana. Sergio Perez assumiu o papel de mais rápido dos três dias.
Hoje, os dois Ferrari terminaram em quarto e quinto, posições ocupadas pelo monegasco Charles Leclerc e pelo espanhol Carlos Sainz, respetivamente.
Já o bicampeão em título, o neerlandês Max Verstappen não saiu para a pista mas a Red Bull cotou-se como a mais forte e a favorita ao primeiro triunfo da temporada, no dia 5 de março, precisamente no circuito de Sakhir.
A Mercedes, depois de dois dias discretos, terminou os testes com um reforço de confiança, graças ao segundo tempo do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), com a Alfa Romeo e a Ferrari, que estiveram em evidência ao longo dos três dias, a mostrarem uma eficácia superior ao que aconteceu o ano passado.
«A trepidação que tínhamos desapareceu, o que é um grande passo para nós. Mas ainda há outras coisas nas quais estamos a trabalhar», comentou Lewis Hamilton, em declarações reproduzidas pelo site oficial da Fórmula 1.
Os trabalhos de pré-temporada também mostraram que a Red Bull é especialmente eficaz a gerir a degradação dos pneus dos seus monolugares, fator decisivo em corrida, ao contrário do que aconteceu com a Mercedes e, sobretudo, com a Ferrari ao longo dos três dias de ensaios.
Mas a hora da verdade acontecerá a partir da próxima sexta-feira, dia em que terão lugar os dois primeiros treinos livres, nos quais serão evidentes os ensinamentos colhidos nestes três dias.
TEMPOS
Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1’30,305” (133)
Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’30,664” (65)
Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’30,827 (131)
Charles Leclerc (Ferrari SF23/Ferrari), 1’31,024” (67)
Carlos Sainz (Ferrari SF23/Ferrari), 1’31,036” (75)
Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’31,261” (79)
Kevin Magnussen (Haas VF23/Ferrari), 1’31,301” (94)
George Russel (Mercedes W14/Mercedes), 1’31,442” (83)
Fernando Alonso (Aston Martin AMR22/Mercedes), 1’31,450” (80)
Felipe Drugovich (Aston Martin AMR22/Mercedes), 1,32,075” (77)
Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’32,160” (37)
Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’32,762” (56)
Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’32,793 (136)
Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’33,257” (76)
Nico Hulkenberg (Haas VF23/Ferrari), 1’33,329” (77)
Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’33,655” (44)
Nyck de Vries (Alpha Tauri/AT04), 1’38,244” (87)
Nota – Entre parêntesis o número de voltas efectuadas por cada piloto.