Raid TT Vinhos Beira Interior festivo em Pinhel

A sexta edição do Raid TT Vinhos Beira Interior encerrou o ano de aventuras fora de estrada do Escape Livre. Com os potentes Jeep 4xe a encabeçar um pelotão de mais de 35 automóveis 4×4, cerca de 90 aventureiros percorreram os encantos do Município de Pinhel, à descoberta de adegas, pedreiras, corta-fogos, travessias de água e muito mais. Até o Presidente da República juntou-se à festa!

(auto.look2010@gmail.com)

Como habitualmente, o final de tarde de sexta-feira ficou reservado para a chegada dos participantes a Pinhel. Recebidos no pavilhão da Feira Vinhos e Sabores, tempo para percorrer este magnífico certame de saberes e sabores e provar os maravilhosos néctares desta região. Tudo, antes de um jantar no salão da feira, repleto de enchidos tradicionais e outros sabores típicos.

No final, tempo para receber a visita do Presidente da República que fez questão de enaltecer «o espírito de descoberta e vontade de conhecer o interior do país» dos participantes e deixar votos de boa viagem pelo meio de muitas fotografias com todos os participantes.

Tempo depois para ir recuperar energias para o dia seguinte, aproveitando a hospitalidade dos magníficos alojamentos locais da cidade de Pinhel. Os participantes ficaram hospedados nas Encostas do Côa, Quinta das Pias, Casa da Praça, Cidadelhe Rupestre e Casas do Juízo.

Com uma manhã de sábado fria, mas solarenga, a caravana reuniu-se à porta da Adega Cooperativa de Pinhel para dar início à jornada. Seguiram-se trilhos soberbos, com uma paisagem outonal magnífica, por vales e vinhas. Antes de almoço, travessia da serra da Marofa e visita ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e travessia do rio Côa no pontão submerso. Já na Quinta da Cheínha, tempo para repor energias.

A parte da tarde, continuou por fora de estrada e levou a caravana até à pedreira Granitos de Pinhel para observar a zona de extração de granito e momentos de puro todo-terreno, antes da visita à adega Aforista com direito a prova de vinhos. O jantar decorreu nas Encostas do Côa antes de mais uma noite de descanso.

Domingo acordou enevoado e com chuva. Mas foi apenas uma curta ameaça já que, com a chegada da caravana ao Miradouro da Faia, um observatório sobre o Rio Côa com uma vista de cortar a respiração, a chuva deu tréguas e permitiu um agradável passeio a pé. Do alto da encosta, o rio corria forte e na estrutura suspensa sobre a escarpa do vale, só os mais aventureiros se assomaram ao parapeito com chão de vidro deste miradouro.

Mas a manhã ainda reservava outras emoções fortes, com a subida de um íngreme corta-fogo, tornada ainda mais desafiante pela lama e piso escorregadio. Mas nada que os Jeep 4xe não superassem com distinção, seguidos pelos mais bravos da restante caravana.

No final da manhã, tempo para regressar à Quinta da Cheínha para o tradicional almoço de encerramento repleto de iguarias da região. No final do repasto, entrega a todos os participantes do troféu SPAL e uma lembrança Bridgestone e First Stop, acompanhadas de um presente especial para os condutores Jeep e a Roda da Sorte da Valorpneu que contemplou vários felizardos com uma mochila especial feita de papel reciclado.

Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, aproveitou a ocasião para «agradecer a presença de todos em mais um passeio de todo terreno na região de Pinhel» e reforçar que «este município é vosso e espera por vós sempre que nos queiram visitar».

Já Sara Bravo, diretora de comunicação da marca Jeep em Portugal, reforçou que «aliada à excelente organização do Clube Escape Livre, é um privilégio e um prazer para a Jeep associar-se a mais um magnífico passeio todo-terreno para, uma vez mais, demonstrar as capacidades únicas dos Jeep fora de estrada, agora nas recentes versões 4xe».

A temporada de aventuras termina, por agora. Mas 2023 está já aí ao virar da esquina e em breve será anunciado o calendário de atividades do Escape Livre, com muitas oportunidades para se juntarem às caravanas de apaixonados pela aventura e descoberta de Portugal.

Partilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *