WRC

Ott Tanak vai defender o comando no México

O piloto estónio aborda o Rali do México este fim de semana na defesa da liderança do Mundial de Ralis (WRC), embora parta em desvantagem por ser o primeiro na estrada, além de “descobrir” a condução do Ford Puma Rally1 híbrido da M-Sport Ford em pisos de terra.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Cumpridas as duas primeiras provas da temporada (Monte Carlo e Suécia), o “Mundial” de Ralis atravessa pela primeira vez o Oceano Atlântico, algo que se repetirá no final de Setembro, quando voar até ao Chile, para cumprir a primeira prova em pisos de terra, nas estradas poeirentas e demolidoras do México.

Vencedor na Suécia, com a consequente ascensão ao primeiro lugar do campeonato de pilotos, o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) poderá ser prejudicado no primeiro dia, em que tem de “abrir” a estrada e logo numa especial com muito perto de 30 km de extensão.

Vencedor em Monte Carlo e ausente na Suécia, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) está de volta à competição e pode ser um sério adversário do piloto da Ford, com o campeão do mundo, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), à procura do regresso ao lugar mais alto do pódio, o que não sucede desde o Rali da Nova Zelândia do ano passado, o que significa quatro provas seguidas sem vencer.

O inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) e o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) a completarem o lote de pilotos da marca nipónica, com o primeiro a precisar de recuperar a confiança para poder voltar a discutir os triunfos.

Se a Toyota conta com três potenciais vencedores, a Ford deposita as suas esperanças no estónio, porque o francês Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1) não tem “andamento” para entrar na luta pelos lugares do pódio. Contudo, pode ser elemento precioso na obtenção de pontos para a equipa, enquanto o grego Jourdan Serderidis (Ford Puma Rally1) não passa de um “gentleman driver”.

Finalmente, a Hyundai conta com o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que venceu o Rali do Japão, derradeira prova do ano passado e já soma dois terceiros lugares esta temporada, com o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) e faz regressar o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20N Rally1), que pode surpreender no primeiro dia ao ser o nono na estrada.

Intensa vai ser a luta entre os RC2 com o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) em busca do segundo triunfo consecutivo, o que lhe permitirá isolar-se no comando do campeonato, face à ausência do francês Yohan Rossel, que ganhou em Monte Carlo.

O inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2), o francês Adrian Fourmaux (Ford Fiesta Rally2), o finlandês Emil Lindholm (Skoda Fabia Rally2 Evo) e o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia Rally2 Evo) deverão ser os seus mais directos adversários, numa categoria onde a surpresa é sempre possível.

A ESTRADA

A prova arranca esta quinta-feira à noite, no México (madrugada de sexta-feira em Portugal, com uma dupla passagem pela Super Especial de Street Stage GTO (1,12 km), para na sexta-feira os concorrentes cumprirem uma dupla passagem pelas classificativas de El Chocolate (29,07 km), Ortega (15,71 km) e Las Minas (13,79 km) para o dia terminar com as Super Especiais de Las Dunas (3,70 km) e Distrito Leon (2,76 km).

No sábado nova dupla passagem pelas provas de classificação de Ibarrilla (18,72 km), El Mosquito (22,76 km) e Derramadero (21,70 km), com uma dupla passagem pela Super Especial de Las Dunas, feita na véspera, e uma passagem pela Super Especial Distrito de Leon, desta feita rebaptizada como Super Especial Rock & Rally.

Finalmente, no domingo o dia começa com mais uma visita à Super Especial de Las Dunas, a que se seguem as classificativas de Otates (35,63 km), a mais extensa, que pode provocar uma reviravolta na classificação, San Diego (12,61 km) e El Brinco (9,59 km) esta a funcionar como “Power Stage”

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Ott Tanak, 41 pontos; 2.º, Kalle Rovampera, 38; 3.º, Thierry Neuville, 32; 4.º, Elfyn Evans, 29; 5.º, Sébastien Ogier, 26; 6.º, Craig Breen, 19; 7.º, Esapekka Kappi, 15; 8.º, Takamoto Katsuta, 8; 9.º, Pierre-Louis Loubet, 8; 10.º, Dani Sordo, 6; 11.º, Oliver Solberg, 4; 12.º, Yohan Rossel, 1; 13.º, Ole Christian Veiby, 2; 14.º, Nikolay Gryazin, 1; 15.º, Sami Pajari, 1.

NAVEGADORES – 1.º, Martin Jarveoja, 41 pontos; 2.º, Jonne Halttunen, 38; 3.º, Martijn Wydaeghe, 32; 4.º, Scott Martin, 29; 5.º, Vincent Landais, 26; 6.º, James Fulton, 19; 7.º, Janne Ferm, 15; 8.º, Aaron Johnston, 8; 9.º, Nicolas Gilsoul, 8; 10.º, Candido Carrera, 6; 11.º, Elliott Admondson, 6; 12.º, Arnaud Dunand, 2; 13.º, Torstein Eriksen, 2; 14.º, Konstantin Aleksandrov, 1; 15.º, Enni Malkonen, 1.

EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 80 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 66; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 51.

RC2

PILOTOS – 1.º, Yohan Rossel, 28; 2.º, Oliver Solverg, 28; 3.º, Nikolay Gryazin, 20; 4.º, Ole Christian Veiby, 19; 5.º, Marco Bulacia Wilkinson, 16; 6.º, “Pepe” Lopez, 15; 7.º, Sami Pajari, 15; 8.º, Erik Cais, 12; 9.º, Georg Linnamae, 12; 10.º, Adrien Fourmaux, 10; 11.º, Chris Ingram, 8; 12.º, Teemu Suninen, 8; 13.º, Emil Lindholm, 8; 14.º, Grégoire Munster, 4; 15.º, Lauri Joona, 14; 16.º, Stéphane Lefebvre, 3; 17.º, Robert Virves, 2; 18.º, François Delecour, 1; 19.º Bruno Bulacia, 1.

NAVEGADORES – 1.º, Arnaud Dunand, 28 pontos; 2.º, Elliott Edmondson, 28; 3.º, Konstantin Aleksandrov, 20; 4.º, Torstein Eriksen, 19; 5.º, Borja Rozada, 15; 6.º, Enni Malkonen, 15; 7.º, Petr Tesinsky, 12; 8.º, James Morgan, 12; 9.º, Alexandre Coria, 10; 10.º, Diego Vallejo, 10; 11.º, Craig Drew, 8; 12.º, Mikko Markkula, 8; 13.º, Reeta Hamalainen, 8; 14.º, Axel Coronado, 7; 15.º, Louis Louka, 4; 16.º, Tuukka Shemeikka, 4; 17.º, Andy Malfoy, 3; 18.º, Hugo Magalhães, 2; 10.º, Sabrina De Castelli, 1.

EQUIPAS – 1.º, Toksport World Rally Team 2, 40 pontos; 2.º, Toksport World Rally Team, 40; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 30; 4.º, Hyundai Motorsport N, 30; 5.º, Motorsport Ireland Rally Academy, 18.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *