WRC

Ott Tänak coloca a Ford na rota dos triunfos

O piloto estónio conduziu este domingo o Ford Puma Rally1 à vitória no Rali da Suécia, segunda ronda do Campeonato do Mundo, e ascendeu à liderança do Mundial de pilotos, com 41 pontos, mais três do que Rovanperä, segundo, e nove do que Thierry Neuville, que é terceiro.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Na segunda prova ao volante do Ford Puma Rally1, o estónio Ott Tanak fez a marca da oval regressar ao lugar mais alto do pódio, o que não acontecia desde o Rali de Monte Carlo do ano passado, então por intermédio do francês Sébastien Loeb.

Ott Tanak averbou a 18.ª vitória mundial igualando os números dos finlandeses Jari-Matti Latvala e Hannu Mikkola, enquanto o seu navegador, Martin Jarveoja, juntou-se ao finlandês Arne Hertz, com igual número de triunfos, enquanto a Ford venceu pela 93.º vez, reduzindo para nove o atraso em relação à Citroen, que venceu 102 vezes.

Como consequência da vitória, o estónio assumiu o comando com três pontos de vantagem sobre Kalle Rovampera, mas vai ser penalizado no primeiro dia do Rali de México, a primeira prova em pisos de terra da temporada.

O irlandês Craig Breen (Hyundai i20 N Rally1), que esteve no comando durante a maior parte do rali, terminou em segundo, apesar a ter penalizado um minuto (10 segundos, em termos reais), à entrada da “Power Stage”.

Uma estratégia que permitiria ao belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) ascender ao segundo lugar, mas a “jogada táctica” acabou por não resultar, por o belga ter perdido tempo na derradeira especial, para acabar em terceiro.

O campeão do Mundo, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), acabou no quarto lugar, com a Toyota a não colocar nenhum carro no pódio, o que não acontecia desde o Rali da Grécia do ano passado.

A “Power Stage” quase levou a abandono de Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1), que viu o motor entrar em modo de segurança e terminou a especial apenas com o motor eléctrico, o que o fez perder quase dois minutos e meio.

Contudo, o piloto francês não colocou em risco o sexto lugar que ocupava, atrás do inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que teve uma actuação discreta, e à frente do finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally2) que perdeu sete minutos numa saída de estrada, que o terá impedido de terminar no pódio, com a marca sul-coreana a mostrar-se mais competitiva do que em provas anteriores.

O sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) confirmou o triunfo entre os RC2, à frente do norueguês Ole Christian Veiby (VW Polo GTi R5) e do finlandês Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2), que fecharam o lote dos 10 primeiros.

Referência ao facto do português Hugo Magalhães ter levado o estónio Robert Virves (Ford Fiesta Rally2) ao 18.º lugar da geral e 10.º dos RC2.

FICHA DA PROVA

Data – 9/12 de Fevereiro

Organizador – Rally Sweden AB

Estrutura – 1 194,16 km divididos por quatro etapas: Umea – Umea (12,78 km); Umea – Umea (488,90 km); Umea – Umea (468,50 km); Umea – Umea (223,98 km)

PC – 18 (1 + 7 + 7 + 3)

Extensão das PC – 301,18 km (5,16 km + 106,76 km + 126,22 km + 63,04 km)

Percentagem das PC – 25,22 %

Inscritos – 52 (9 RC1, 26 RC2, 13 RC3, 4 RC4)

Participantes – 51 (9 RC1, 25 RC2, 13 RC3, 4 RC4)

Classificados – 45 (8 RC1, 21 RC2, 12 RC3, 4 RC4)

Comandantes sucessivos

Absoluto – Kalle Rovampera, na 1.ª PC; Ott Tanak da 2.ª à 4.ª PC; Craig Breen, da 5.ª à 13.ª PC; Ott Tanak, da 14.ª à 18.ª PC

RC1 – Kalle Rovampera, na 1.ª PC; Ott Tanak da 2.ª à 4.ª PC; Craig Breen, da 5.ª à 13.ª PC; Ott Tanak, da 14.ª à 18.ª PC

RC2 – Jari Huttunen, na 1.ª PC; Emil Lindholm, na 2.ª PC; Oliver Solberg, da 3.ª à 18.ª PC

RC3 – William Creighton, da 1.ª à 3.ª PC; Roope Korhonen, da 4.ª à 7.ª PC; William Creighton, na 8.ª PC; Roope Korhonen, na 9.ª PC; William Creighton, na 10.ª e 11.ª PC; Roope Korhonen, da 12.ª à 19.ª PC

RC4 – Hikaru Kogure, na 1.ª PC; Matteo Fontana, da 2.ª à 6.ª PC; Nao Otake, da 7.ª à 11.ª PC;Yuki Yamamoto, na 12.ª PC; Nao Otake, da 13.ª à  19.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1)

RC1 – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1)

RC2 – Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Ford Puma Rally2)

RC3 – Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Ford Fiesta Rally3)

RC4 – Nao Otake/Marko Salminen (Renault Clio Rally4)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja Ford Puma Rally1 2.25’54,3″
2.º Craig Breen/James Fulton Hyundai i20 N Rally1 a 18,7″
3.º Thierry Neuville/Martijn Wyndaeghe Hyundai i20 N Rally1 a 20,0″
4.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen Toyota GR Yaris Rally1 a 25,1″
5.º Elfyn Evans/Scott Martin Toyota GR Yaris Rally1 a 1’24,0″
6.º Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul Ford Puma Rally1 a 5’59,0″
7.º Esapekka Lappi/Janne Ferm Hyundai i20 N Rally1  a 7’42.4″
8.º Oliver Solberg/Elliott Edmondson Skoda Fabia RS Rally2 a 7’48,1″
9.º Ole Christian Veiby/Torstein Eriksen VW Polo GTi R5 a 8’30,4″
10.º Sami Pajari/Enni Malkonen Skoda Fabia RS Rally2 a 9’03,2″

OS MAIS RÁPIDOS

  1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Kalle Rovampera 6 3 3 2 1 1
Thierry Neuville 5 1 3 1 4 3
Craig Breen 4 1 2 4 3 1
Ott Tanak 1 6 5 4 1 1
Esapekka Lappi 1 4 4 2 3 3
Takamoto Katsuta 1 0 2 1 2 4
Elfyn Evans 0 2 1 2 4 5
Pierre-Louis Loubet 0 1 0 0 0 1

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Ott Tanak, 41 pontos; 2.º, Kalle Rovampera, 38; 3.º, Thierry Neuville, 32; 4.º, Elfyn Evans, 29; 5.º, Sébastien Ogier, 26; 6.º, Craig Breen, 19; 7.º, Esapekka Kappi, 15; 8.º, Takamoto Katsuta, 8; 9.º, Pierre-Louis Loubet, 8; 10.º, Dani Sordo, 6; 11.º, Oliver Solberg, 4; 12.º, Nikolay Gryazin, 2; 13.º, Ole Christian Veiby, 2; 14.º, Yohan Rossel, 1; 15.º, Sami Pajari, 1

NAVEGADORES – 1.º, Martin Jarveoja, 41 pontos; 2.º, Jonne Halttunen, 38; 3.º, Martijn Wydaeghe, 32; 4.º, Scott Martin, 29; 5.º, Vincent Landais, 26; 6.º, James Fulton, 19; 7.º, Janne Ferm, 15; 8.º, Aaron Johnstone, 8; 9.º, Nicolas Gilsoul, 8; 10.º, Candido Carrera, 6; 11.º, Elliott Admondson, 6; 12.º, Arnaud Dunand, 2; 13.º, Torstein Eriksen, 2; 14.º, Konstantin Aleksandrov, 1

EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 80 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 66; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 51

Próxima prova – Rally Guanajuato Mexico, de 16 a 19 de Março.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *