Motores da Fórmula 1 já “roncam” no Bahrain
Já começaram os preparativos para a temporada de 2023 da Fórmula 1, a decorrer no Bahrein. As 10 equipas estiveram em ação, com 23 corridas a fazerem parte da ementa. O campeão mundial em título, Max Verstappen está de olho no seu terceiro ceptro consecutivo.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
A Fórmula 1 está de volta, com o traçado do Bahrain a receber a caravana para três dias de testes que antecedem o arranque do campeonato, que acontecerá no dia 5 de Março, no mesmo local. Trata-se de um começo fora do habitual, face à redução do número de dias de testes, o que aumenta a necessidade das equipas trabalharem intensamente nestes três dias, para descobrirem os erros de concepção dos novos carros, não havendo, como sucedia antes, tempo para ir à fábrica preparar as alterações, uma vez que dentro de uma semana o GP do Bahrain será uma realidade.
E se o inglês George Russell (Mercedes) e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) consideram que os três dias são de menos, antes do começo do campeonato, já Christian Horner, o director desportivo da Red Bull, lança a possibilidade de os mesmos serem reduzidos para dois dias, o que pode lançar a discussão em relação ao que irá acontecer no futuro.
Em acção estiveram 19 pilotos, com todas as equipas a terem em acção os dois pilotos, um de manhã e outro de tarde, com excepção da Red Bull, que deixou o neerlandês Max Verstappen todo o dia em pista, sendo aquele que mais voltas cumpriu, situação que se repetirá amanhã com o mexicano Sergio Perez.
Para além do mexicano, também o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) ficou de fora, sendo substituído pelo brasileiro Felipe Drugovich, por o canadiano ter tido um acidente quando treinava de bicicleta, estando em dúvida a sua presença na prova de abertura do campeonato.
E o brasileiro foi o responsável pela primeira bandeira vermelha, logo 10 minutos depois do arranque da sessão, em consequência de um problema electrónico, com Fernando Alonso, também, a ficar parado, durante muito tempo durante a sessão da tarde.
Max Verstappen terminou a manhã no topo da tabela de tempos, à frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), posição que manteve da parte da tarde, com Fernando Alonso a terminar o dia no segundo lugar, a escassos 0,029” do campeão do mundo, à frente do seu compatriota e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), com a equipa italiana a ser aquela que teve melhor resultado de conjunto.
O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), em quinto, foi o melhor dos que utilizam unidades motrizes do construtor alemão, à frente do seu compatriota Lewis Hamilton (Mercedes), que chegou a ter o terceiro tempo, mas acabou em sexto.
O americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes), que fechou o lote dos 10 mais rápidos, atrás, ainda, do tailandês Alex Albon (Williams/Mercedes), do chinês Guanyo Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) e de George Russell foi o melhor dos estreantes, com a Alpine a ficar no fundo da tabela de tempos, o que causou alguma surpresa.
TEMPOS
Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’32,837” (157)
Fernando Alonso (Aston Martin AMR22/Mercedes), 1’32,866” (60)
Carlos Sainz (Ferrari SF23/Ferrari), 1’33,253” (72)
Charles Leclerc (Ferrari SF23/Ferrari), 1’23,267” (64)
Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’23,462” (40)
Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’23,508” (83)
Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’33,671” (74)
Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’33,723” (67)
George Russel (Mercedes W14/Mercedes), 1’34,174” (69)
Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’34,324” (75)
Nico Hulkenberg (Haas VF23/Ferrari), 1’34,424” (51)
Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’34,558 (71)
Nyck de Vries (Alpha Tauri/AT04), 134’559” (85)
Filipe Drugovich (Aston Martin AMR22/Mercedes), 1’34,564” (40)
Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’34,671” (46)
Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’34,822” (60)
Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 134,871” (53)
Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’34,888” (52)
Kevin Magnussen (Haas VF23/Ferrari), 1’36,087” (57)
NOTA – Entre parêntesis o número de voltas efectuadas por cada piloto