TURISMO

Montalegre: a “rainha do fumeiro” pelo mundo

A RTP está emitir, hoje e amanhã, o programa Aqui Portugal a partir da Feira do Fumeiro de Montalegre. Uma grande emissão, em direto, que irá potenciar o alcance da “rainha do fumeiro” e dos produtos locais e que chegará aos quatro cantos do mundo. Imperdível.

(auto.look2010@gmail.com)

A XXXII Feira do Fumeiro de Montalegre colocou à venda, até amanhã, domingo, 40 toneladas de alheiras, chouriças, salpicão ou presunto e vai manter os preços de venda, apesar do aumento dos custos de produção.

A edição de 2023 representa o regresso do certame sem as restrições impostas pela pandemia de covid-19 e perspetiva-se um volume de negócios a rondar o um milhão de euros em todo o concelho durante os quatro dias.

Aliás, a RTP está emitir hoje, que se prolonga para amanhã, o programa Aqui Portugal a partir da Feira do Fumeiro de Montalegre. Uma grande emissão, em direto, que potencia o alcance da “rainha do fumeiro” e dos produtos locais e que chega aos quatro cantos do mundo.

O alojamento local está cheio, os restaurantes também estão cheios, aliás, recebem muitas pessoas durante este fim de semana e depois o movimento também se consubstancia nisto, as pessoas vão procurar conhecer áreas do concelho que não seja só Montalegre.

Degustar o fumeiro e o tradicional cozido barrosão feito em potes de ferro, à lareira, e que está em destaque à mesa de 40 restaurantes nos fins de semana, entre dezembro e março, é o desafio proposto até ao final do dia de amanhã em Montalegre.

No recinto da feira marcam presença 50 produtores de fumeiro, que terão à venda cerca de 40 toneladas de alheiras, salpicões, chouriças ou presunto. Marcam ainda presença mais 20 expositores dedicados a outros produtos como o pão, licores, mel e compotas. Refira-se que, apesar do aumento dos custos de produção, o preço de venda do fumeiro ao público vai manter-se.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *