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CUPRA Formentor VZ5 extremoso no gelo

O carro mais potente da CUPRA é posto à prova em pistas geladas em Rovaniemi na Finlândia. Jordi Gené levou o desempenho deste modelo ao limite, com o piloto a sublinhar que “conduzir no modo Drift no gelo é uma das experiências mais divertidas que alguma vez tive».

(auto.look2010@gmail.com)

Conduzir um carro com a potência do CUPRA Formentor VZ5 é uma experiência e tanto. Mas as emoções tornam-se ainda mais extremas se o levarmos para uma pista gelada na Lapónia, na Finlândia. O piloto da CUPRA Jordi Gené leva o modelo mais potente da marca ao limite na região mais a norte do país para mostrar que o seu desempenho único, é perfeito para todos os terrenos.

Descolar no gelo. Ir dos 0-100 km/h em apenas 4,2 segundos é uma experiência brutal em qualquer circunstância, e nesta pista fechada e gelada, a sensação é multiplicada: «Com o Launch Control conseguimos toda a potência do carro. Colocámo-lo em Modo Sport, pisámos com força no travão e libertámo-lo quando o motor atingiu as 4.000 rpm, e a aceleração no gelo é fantástica», disse Jordi Gené.

VZ PARA A VELOCIDADE

O modelo mais exclusivo da CUPRA até à data, do qual apenas 7.000 unidades foram produzidas, é o seu carro mais potente. E não é apenas um carro desportivo. Com tração às quatro rodas, adapta-se a todo o tipo de terrenos, mesmo os mais instáveis como este, sem perder qualquer tração.

«O nome do modelo é VZ5, e em espanhol VZ significa veloz, e posso assegurar-vos que este carro é muito, muito rápido. Num percurso escorregadio como aquele em que estamos agora com as suas complicações de aderência, o carro ainda consegue atingir uma velocidade realmente incrível», sustentou Jordi Gené.

Pura diversão de condução em Modo Drift. Uma das características que torna o CUPRA Formentor VZ5 ainda mais especial é o seu Modo Drift. Quando ligado, todo o controlo está nas mãos do condutor.

A potência pode ser transferida para a traseira esquerda ou direita, permitindo que o carro faça trajetórias mais longas nas curvas e realize drifts espetaculares. E, claro, esta condução extrema é intensificada no gelo.

«Para mim é uma das melhores características que temos neste carro. É sempre necessário utilizá-lo num circuito fechado, porque é como conduzir um carro de corrida. É perfeito para as condições aqui e o carro é realmente muito desportivo. Esta é uma das experiências mais divertidas que alguma vez tive», admite Jordi Gené.

PODER SOB CONTROLO

Com o seus 390cv, a capacidade de aceleração e a potência de travagem do carro são ambas garantidas, mesmo no gelo: «O carro está equipado com travões de 18” com pistões Akebono de seis pinças (375mm x 36mm) que garantem uma potência de travagem superior. Isto dá-nos uma sensação de pedal muito boa e uma desaceleração muito boa também. A melhor maneira de testar isto é fazer uma manobra de travagem de emergência. Levo o carro até à potência máxima, e depois travo com força… e o carro pára rapidamente, mesmo nas condições mais difíceis, mais escorregadias. A sua capacidade de travagem é soberba», conclui o piloto da CUPRA.

OS NÚMEROS DE DESEMPENHO DO CUPRA FORMENTOR VZ5

Motor de 5 cilindros

390 cv de saída

Velocidade máxima 250 km/h (limitada eletronicamente)

Pneus de liga leve de 20 polegadas

Travões de 18” com pistões Akebono de seis pinças

7.000 unidades exclusivas

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