CUPRA e-Racer visto por dentro
O carro integra um sistema de recuperação de energia para aproveitar a energia das travagens e das desacelerações. Quatro motores, colocados na secção traseira, alcançam as 12.000 rotações e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos.
(auto.look2010@gmail.com)
Como se fosse uma radiografia humana, a aplicação a 3D permite fazer uma viagem ao interior do CUPRA e-Racer, o primeiro turismo de competição 100% eléctrico do mundo. À distância de um ano da sua estreia no novo campeonato ETCR, desvendamos o interior deste veículo e os seus principais componentes
Uma bateria de 450kg, o elemento principal, representa um terço do peso total do veículo e um desafio na hora de desenvolver este modelo, como nos explica o responsável de engenharia da CUPRA, Xavier Serra.
«A bateria determina o desenho e a posição dos restantes elementos. Está colocada o mais baixo possível para contribuir para um centro de gravidade próximo do solo, favorecendo a dinâmica do carro», detalhou o responsável. Esta peça é composta por 23 placas com um total de 6.072 pilhas, numa potência equivalente a 9.000 telemóveis ligados em simultâneo.
Quatro motores “verdes” estão no eixo traseiro e garantem 680CV. Um motor eléctrico «é mais simples, exige menos manutenção e é mais eficiente», assegura Xavier Serra. O CUPRA e-Racer dispõe de uma única relação que «permite uma aceleração muito boa, dos 0 a 100km/h em 3,2 segundos e a velocidade máxima de 270km/h», explica este engenheiro.
A energia não se perde, transforma-se. Este carro incorpora um sistema de recuperação de energia, graças à qual é aproveitada a potência de travagem e das desacelerações. O volante do CUPRA e-Racer inclui um ecrã através do qual o piloto e os engenheiros podem monitorizar e transferir em tempo real uma série de dados sobre o rendimento do veículo enquanto circula, e assim gerir a energia de forma eficiente.
GERIR A TEMPERATURA E CONTROLAR TEMPERATURA
Em pista, a equipa técnica e o próprio piloto devem saber gerir a temperatura dos componentes e controlo da temperatura. Este carro integra no radiador um sistema de refrigeração desenhado à medida e que permite o arrefecimento em 20 minutos.
«Há três circuitos de refrigeração independentes, já que cada elemento tem limites de temperatura diferentes: o da bateria ronda os 60ºC; o dos inversores está nos 90ºC e o dos motores não deve ultrapassar os 120ºC», precisa Xavier Serra.
Na recta final, rumo a uma nova fórmula. Engenheiros e técnicos da CUPRA continuam a trabalhar para retirar o máximo rendimento do carro: «É um veículo que gera muita energia e trabalhamos de forma a utilizá-la de forma eficiente e a conseguir bons tempos por volta», explica Xavier Serra.
Neste sentido, seja um veículo eléctrico ou com motor de combustão, o objectivo é o mesmo: «ser o mais rápido para chegar à meta em primeiro». Componentes e estratégia disputam protagonismo num desafio que terminará em 2020, quando o CUPRA e-Racer competir pela primeira vez na nova modalidade das corridas ETCR.
CUPRA é uma marca especial para pessoas únicas, criada para cativar os clientes que procuram o que a marca tem para oferecer: exclusividade, sofisticação e performance. Chegou o momento dos apaixonados pelo automóvel se deixarem envolver com uma nova marca que preenche as suas expectativas.
Em conjunto com o lançamento dos novos modelos, a marca CUPRA alimentará também a competição e o espírito das corridas ao participar no TCR Series. O mundo CUPRA está vivo e pronto para conquistar um novo grupo de entusiastas em mais de 260 concessionários especialmente seleccionados em toda a Europa.
Estava a ler com muita atenção e ate bastante maravilhada com a descrição do carro ate que chegou a parte de dizer elétrico ser elétrico nao tem piada nao mostra o carro que realmente é os desparos maravilha que um carro da quando tem troca de caixa mas pronto ecológico espero que não va avante porém destes carros no rali