Audi A1 Sportback: Companheiro e estilo de vida urbano
Chega a Portugal com três combinações de design – Basic, Advanced e S line – podendo ser configuradas com a motorização a duas escolhas de transmissão: manual com seis relações ou automática S tronic com sete velocidades
(auto.look2010@gmail.com)
Em 2010, a Audi estreou-se num novo segmento com o A1. A segunda geração deste modelo de automóvel compacto, que conheceu grande sucesso, está prestes a estrear-se em Portugal. O design dinâmico é uma das marcas mais distintivas do novo Audi A1 Sportback. Companheiro ideal para o dia-a-dia em ambiente urbano, consegue ser aliado perfeito para viagens mais longas. Os sistemas de informação, entretenimento e assistência à condução de última geração foram portados de modelos de segmentos superiores.
Decididamente conectado com o mundo digital possui ainda novas opções de personalização num leque muito vasto de conjugações. Na chegada a Portugal, o novo A1 Sportback conta com três combinações de design – Basic, Advanced e S line – e que podem ser configuradas com a motorização de lançamento 30 TFSI (999cc, 116 cv e 200 Nm de binário) disponível em associação a duas escolhas de transmissão: manual com seis relações ou automática S tronic com sete velocidades. Em data posterior chegarão as restantes variantes: 25 TFSI (1.0 c.c.com 95 cv), 35 TFSI COD (1.5cc com 150 cv) e 40 TFSI (2.0cc com 200 cv).
DESIGN EXTERIOR MARCANTE E MUSCULADO
O A1 Sportback cresceu significativamente quando comparado com o modelo da primeira geração. Mais comprido 56 mm, tem comprimento total de 4,03 metros. A largura permaneceu quase inalterada, nos 1,74 metros, enquanto a altura situa-se nos 1,41 metros de altura (valor que aumenta para os 1,43 metros se for considerada a antena).
A maior distância entre eixos e as distâncias mais curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira da carroçaria contribuem para melhor desempenho dinâmico enquanto esteticamente conferem visual mais agressivo e desportivo.
A grelha Singleframe domina a secção dianteira através de posicionamento mais baixo e duas entradas de ar laterais que se prolongam por um pequeno lábio inferior. Os faróis rasgados acrescentam personalidade, num conjunto em que se destacam as três aberturas entre o capô e a grelha frontal, detalhe que os designers da Audi trabalharam com inspiração no carismático modelo Sport quattro, o ícone da marca que fez brilhante carreira no Campeonato Mundial de Ralis a partir de 1984.
As semelhanças com os protótipos Audi Ur-quattro e Sport quattro são espelhadas quando o novo A1 Sportback é visto de perfil. O extenso, plano e inclinado pilar C dá a sensação de projetar o automóvel para a frente, criando situação ilusória de movimento. A linha de contraste do tejadilho, que pode receber acabamento em duas cores, termina acima do pilar C, para transmitir sensação visual de tejadilho mais plano e automóvel mais baixo. As rodas proeminentes e a linha de cintura com cota reduzida proporcionam-lhe postura sólida.
A secção traseira destaca o difusor e as duas entradas de ar laterais, com a linha do tejadilho prolongada por um spoiler discreto. O design dos faróis, com perfil tridimensional, possui elemento em forma de bumerangue nos extremos exteriores e que funciona como ligação de continuidade com as linhas da carroçaria.
A forma de seta situada ao centro remete para o perfil trabalhado da porta da bagageira. Estes elementos, em conjunto com as jantes de grandes dimensões e as saias laterais pronunciadas, vincam a estética agressiva do Audi A1 Sportback.
A tradição desportiva da Audi surge, como habitualmente acontece, mais evidente nas variantes com equipamento S line. As entradas de ar de dimensões superiores, os frisos com identificação própria nas soleiras das portas, a abertura central mais alongada na parte inferior do capô e a asa traseira maior são marcas exclusivas destas versões. Nas motorizações mais potentes a saída de escape é dupla.
A assinatura luminosa conferida pelas luzes de condução diurna nos faróis de LED opcionais reflete as formas dinâmicas dos hidrofólios, apêndices utilizados no universo náutico. As secções das asas nos flancos criam uma sensação de largura máxima.
O visual baixo e convergente, com pequenos segmentos em losango na parte superior dos faróis, é importante contributo para a aparência desportiva do novo Audi A1 Sportback.
LINHAS DE EQUIPAMENTOS O DESIGN INTERIOR
A estrutura de linhas de acabamento modulares faz a sua estreia no A1 Sportback, proporcionando um elevado grau de flexibilidade e garantindo maior número de combinações de design exterior e ambientes interiores.
As três combinações de design– Base, Advanced ou S line – permitem ainda associar outros componentes estéticos. O pacote negro define detalhes adicionais em certas superfícies do exterior. A selecção de cores e materiais no interior surge através das opções de ambientes “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, cada um deles com vastas possibilidades de seleção de cores e materiais.
Os designers da Audi focaram-se na premissa de conceber o novo A1 Sportback com o interior mais desportivo do seu segmento. O habitáculo desenvolve-se em torno do condutor, com design emotivo e personalizável. Os comandos e o ecrã MMI touch encontram-se orientados para o condutor.
Do lado do passageiro o ecrã e os difusores da ventilação estão integrados numa área com aparência de vidro preto. O pacote opcional de iluminação ambiente torna o interior mais luminoso destacando o trabalho de design realizado no interior. Ao todo são 30 os elementos de LED que dão brilho ao habitáculo numa paleta de cores selecionáveis. As saídas da ventilação correm ao longo do tabliê em frente ao passageiro.
CONCEITO DE ESPAÇO E CONFORTO
O novo A1 Sportback é muito mais espaçoso – tornando a vida muito mais confortável para o condutor, o passageiro dianteiro e os passageiros traseiros. Apesar das compactas dimensões exteriores e da linha desportiva do tejadilho, os adultos nos bancos traseiros ainda desfrutam de bastante espaço para as zonas da cabeça e das pernas.
A capacidade da bagageira aumentou em 65 litros. Com os bancos em posição normal, a volumetria é de 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, o valor aumenta para 1090 litros. A altura do acesso ao compartimento de carga é confortavelmente baixa: 67 centímetros.
O novo Audi A1 Sportback está apto para o futuro digital. Mesmo na versão base o painel de instrumentos é totalmente digital, com ecrã de alta resolução com 10,25 polegadas, ao qual está associado volante multifuncões.
O Audi virtual cockpit, disponível como opção, amplia a gama de funções e informações que se tornam mais abrangentes e diversificadas, como mapas de navegação animados e gráficos de alguns sistemas de assistência à condução, tudo dentro do ângulo de visão do condutor.
O Audi smartphone interface garante conectividade ímpar a bordo do novo A1 Sportback. Compatível com smartphones iOS e Android, através dos padrões Apple CarPlay e Android Auto, o utilizador tem no ecrã do automóvel espelhadas as principais funcionalidades e aplicações do seu telemóvel.
Associados a este equipamento surgem duas portas USB (uma USB-A e outra USB-C com corrente de carga aumentada). Também disponível como opcional, o Audi phone box, assegura melhor qualidade de recepção do sinal de rede com suporte a redes de última geração LTE e possui capacidade de carga de equipamentos por indução, sem necessidade de ligação de quaisquer cabos ou fios, de acordo com o padrão Qi.
Os aficionados por música e acústica têm à escolha dois sistemas de áudio de alta fidelidade: o sistema de som Audi e o sistema de som premium Bang & Olufsen, que preenche o topo da oferta. O sistema desenvolvido pela B&O possui onze altifalantes que totalizam 560 watts de potência de saída, com possibilidade de selecção de função de efeito 3D para sonoridades mais harmoniosas.