RALIS

“Ambiciono continuar no mundo dos ralis”

No Rali de Viana do Castelo, quinta e última prova do calendário do FPAK Júnior Team, a jovem piloto Mariana Machado, de Vila Verde, concelho de Braga, diz-se apaixonada pelos ralis e espera regressar com um projeto ainda mais arrojado.

(auto.look2010@gmail.com)

Embora não tivesse terminado o Rali de Viana do Castelo, devido a um problema técnico, Mariana Machado adorou a sua experiência como piloto de ralis e torce para que surja a oportunidade de, no futuro, poder prolongá-la.

«Ainda não tenho nada definido para 2023, mas espero continuar no mundo dos ralis. Fiquei, verdadeiramente, apaixonada por ralis», referiu a jovem piloto de 18 anos, de Vila Verde (Braga), a quem foi confiado o KIA Picanto da equipa Sports & You na iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting destinada à descoberta de novos valores para os ralis.

Primeira mulher em Portugal a sagrar-se campeã nacional de karting (2015, juvenis), Mariana Machado ainda tinha 17 anos quando, no passado mês de junho, teve início o FPAK Júnior Team. Com Pedro Dias da Silva como copiloto, a jovem kartista apenas assumia o volante do KIA Picanto para disputar as classificativas, algo que foi superando com muita vontade e determinação nas quatro primeiras provas (Castelo Branco, Alto Tâmega, Constálica e Vidreiro).

«Agora, no Rali de Viana do Castelo, diverti-me muito e foi tudo bastante diferente, pois estava a melhorar os tempos troço após troço. Como já tenho carta de condução, pude guiar nos reconhecimentos e ditar as “notas” definidas por mim ao navegador. Ou seja, durante a prova batia tudo certo com o que eu via, quando antes estava obrigada a improvisar», referiu a jovem piloto.

«É uma experiência distinta estar ao volante num rali do primeiro ao último quilómetro, sensação que eu desconhecia», explicou Mariana Machado, que se viu forçada a desistir a duas classificativas do final, quando, antes da segunda passagem por Montaria, a ponteira da direção do KIA Picanto cedeu.

«A minha evolução como piloto de ralis deu um grande salto, por razões óbvias, e só tenho pena de não ter concluído esta última prova. Agradeço a todos os patrocinadores que nos acompanharam neste projeto e endereço, também, um grande muito obrigado à Sports&You por ter acreditado em mim para representá-la no FPAK Júnior Team», concluiu Mariana Machado, que na hora de encerrar a época não deixou de se mostrar a sua gratidão a Pedro Dias da Silva, o seu navegador nas quatro primeiras provas, e ainda a Luís Boiça, que a acompanhou neste Rali de Viana do Castelo.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *