RALIS

Sebastien Loeb estreia-se no Azores Rallye

O rali disputado na ilha de São Miguel marca também a estreia do piloto francês aos comandos de um Skoda. A viatura a ser utilizada é a mais recente evolução do modelo checo, um Fabia RS Rally2, cuja preparação está entregue à equipa Toksport WRT.

carlos.sousa@autolook.pt

A 57.ª edição do Azores Rallye contará com a participação de Sebastien Loeb. Esta será a primeira vez que o nove vezes campeão mundial alinhará na prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial que tem lugar a 31 de março e 1 de abril.

Nome superlativo nos ralis, Sebastien Loeb completou recentemente 49 anos de idade e a sua estreia nos ralis remonta a 1997. Em 1999 deu início à sua carreira internacional e foi campeão francês em 2001.

A partir daí, com vários modelos, foi campeão mundial em todos os anos entre 2004 e 2012, venceu nada menos que 80 ralis, esteve 120 vezes no pódio e venceu 947 classificativas do WRC. Desde 2014 passou a disputar provas de forma esporádica e o seu último grande sucesso é a vitória no Rali de Monte Carlo do ano passado.

Para além dos ralis, o gaulês teve também passagem vitoriosa por várias outras disciplinas do desporto automóvel. Nos últimos anos disputou várias vezes o Dakar, em que já subiu ao pódio, e em 2023 averbou o recorde de 6 vitórias consecutivas em etapa. Em 2022 foi campeão mundial de Extreme E e em várias décadas venceu por diversas vezes na Race of Champions.

Em 2013 venceu e bateu o recorde da famosa rampa americana de Pikes Peak. Foi vencedor de provas no World RX. Também passou pelas pistas de velocidade, foi segundo nas 24 Horas de Le Mans e venceu em séries tão díspares como o WTCC, GT Series, ou campeonato francês de Superturismo.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *