NacionalRALIS

Craig Breen brilhou e triunfou Rali Serras de Fafe

Campeonato de Portugal de Ralis teve o seu fulgor no Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, com o bracarense Miguel Correia a terminar na segunda posição e o algarvio Ricardo Teodósio a conquistar o degrau mais baixo do pódio.

carlos.sousa@autolook.pt

A dupla irlandesa Craig Breen e James Fulton (Hyundai i20 N Rally2) estreou-se da melhor forma no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ao garantir a vitória, este domingo, no Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, com uma vantagem de 1m35,5s face a Miguel Correia.

O novo “reforço” do Team Hyundai Portugal iniciou a segunda e última etapa a 23,2 segundos do piloto do Skoda Fabia, mas com oito classificativas (84,28 km) pela frente depressa recuperou o lugar que perdera na sequência de dois furos.

«Foi um bom começo de campeonato, mas gostava de ter ganho também a nível absoluto… Gostei da prova e agora que venha a próxima», comentou Craig Breen, o piloto mais rápido em prova a nível absoluto – ganhou seis das 14 classificativas.

No entanto, o “debutante” do Team Hyundai Portugal não deixou de apanhar um valente susto neste último dia, na segunda passagem por Luílhas, quando na sequência de um ligeiro “toque” ficou com o Hyundai a andar em duas rodas…

Miguel Correia percebeu rapidamente que o segundo lugar no CPR era precioso para os seus objetivos no campeonato: «Hoje já conseguimos andar ao nosso ritmo, o carro estava muito melhor e este resultado foi bastante positivo para início de campeonato», disse o jovem piloto de Braga.

O terceiro lugar também não sofreu alteração, já que Ricardo Teodósio, com o Hyundai afinado mais ao seu gosto, teve oportunidade de se “expressar” melhor, mas nem por isso passou por momentos de tranquilidade no final.

«Apostava em conseguir um bom resultado na “power stage” (Lameirinha 2), para amealhar o máximo de pontos, mas fui surpreendido por um furo e quase perdia o terceiro lugar. Até chorei… Felizmente, tudo acabou bem», explicou o piloto do Team Hyundai Portugal.

A última etapa, este domingo, ainda permitiu que José Pedro Fontes (Citroën C3) minimizasse o modesto desempenho do dia anterior, ganhando duas posições, a Pedro Almeida e Lucas Simões.

«Ontem erramos na afinação do carro para lama e sofremos com isso, mas hoje foi possível lutar com os melhores pilotos portugueses e recuperar os lugares possíveis», adiantava o piloto da Sports & You.

Reação diferente tinha Pedro Almeida, quinto classificado, que não resistiu à pressão de Fontes nas últimas classificativas do rali: «Bem tentei manter o quarto lugar, mas não deu. Este é um resultado mais ou menos, não o que eu esperava. Positivo foi ter chegado ao fim», referia o jovem piloto do Skoda Fabia.

Lucas Simões levou o Ford Fiesta R5 a bom porto no seu quarto rali em pisos de terra, considerando a experiência positiva, para «adquirir confiança».

Quem ficou pelo caminho, a meio desta derradeira etapa, quando ocupava a sétima posição, foi Bernardo Sousa (Citroën C3), devido a um “toque” com a roda traseira direita na primeira passagem pela Lameirinha. Por último, de referir que na “power stage” (Lameirinha 2), que atribui pontos suplementares para o CPR, Craig Breen averbou o melhor tempo, seguido de Miguel Correia e de José Pedro Fontes.

A próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis é o Rali Casinos do Algarve (31 de março e 1 de abril).

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1.º Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20N Rally2), 1h44m41.0s

2.º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo), a 1.35.5

3.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20N Rally2), a 3.48.2

4.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3), a 4.03.6

5.º Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Evo), a 4.14.6

6.º Lucas Simões/Nuno Almeida (Ford Fiesta R5 MK II), a 5.37.2

7.º Paulo Neto/Nuno Mota Ribeiro (Skoda Fabia Evo), 7.25.8

8.º Ernesto Cunha/Carlos Magalhães (Peugeot 208 Rally4), a 15.48.6

9.º Paulo Caldeira/Ana Gonçalves (Citroen C3), a 18.01.1

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *