TODO TERRENOTURISMO

TT Tour Foz Côa pelo traço natural do território

Criar um ambiente para ser vivido intensamente um dia inesquecível é o propósito da quarta edição TT Tour Foz Côa, a ter lugar já no próximo sábado… Um dia implacável para descobrir cenários transcendentes que empolga e extasia aos comandos de viaturas 4×4.

Texto: CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: ANTÓNIO BAGANHA PHOTO

Já só faltam quatro dias para o tão ambicionado passeio destinado a veículos automóveis todo-o-terreno para “esmiuçar” as freguesias do concelho de Vila Nova de Foz Côa, onde poderão desfrutar das belíssimas paisagens das amendoeiras em flor, o Douro Vinhateiro.

Organizada pelo Foz Côa Automóvel Clube, apadrinhada por um grupo local e entusiasta pelos desportos de aventura e apoio da Câmara Municipal, a edição deste ano do TT Tour Foz Côa volta a reunir um várias dezenas de participantes, muitos dos quais provenientes de Lisboa, Coimbra, Porto, entre outras cidades.

Além da emoção e abnegação de conduzir viaturas 4×4 fora de estrada, é essencial que os elementos que integram a caravana divirtam-se e convivam com as paisagens severas do traço natural do território foz-coense, indelevelmente vincadas pelos sulcos vigorosos dos seus rios, o Douro e o Côa, bem como a gastronomia e de tudo aquilo que tem de diferente para ser admirado.

Pese embora tratar-se de uma zona da interiorização, a comunidade local e as gentes da região abrem os braços ao exterior, permitindo partilhar a sua imaculada riqueza, de bem receber, assim como dará a conhecer o cenário de grandiosidade de povoados rodeados de vinhas, amendoeiras e oliveiras.

O convívio com os visitantes é, sem margem para dúvida, uma forma muito peculiar de fazer turismo, mostrando o território vincado por um cenário transcendente que empolga e extasia, fazendo sentir-se bem quem os visita. Se hoje os visitantes vão a Foz Coa de viaturas integrais, amanhã, regressam, com toda a certeza, para apreciar o que os foz-coenses possuem.

Naturalmente que para o Município de Foz Côa é de extrema importância que haja eventos que sejam capazes de dinamizar tudo aquilo que se faz no seu território e, o TT Tour Foz Côa, é sem dúvida o motor ara levar pessoas à sua área de jurisdição e que possam ver o que o território possa dar e o que de melhor de se produz.

Obviamente que são estas iniciativas que valorizam o território, levando gente para perceber, visualizar e identificar o que, realmente, Foz Côa tem de melhor. Se a primeira edição do TT Tour Foz Côa foi um sucesso praticamente com os entusiastas da prata da casa, hoje são inúmeros os apaixonados de conduzir fora de estada de além-fronteiras do concelho foz-coense que se juntam ao Foz Côa Automóvel Clube.

Trata-se já de um ritual e que fazem questão de marcar presença ano após ano, fruto da excelência no contexto organizativo, a afabilidade das suas gentes e das belezas ancestralmente buriladas por trabalho árduo e porfiado, impondo que sejam observadas dos locais mais alcandorados.

Por entre caminhos que desafiam, os mais corajosos incitam os menos experientes a ultrapassar eventuais obstáculos, até porque a paixão de rodar fora de estrada por veículos 4×4, o todo-o-terreno, a amizade, as paisagens, o convívio e a gastronomia são elementos chave que movem a esmagadora maioria dos participantes do TT Tour Foz Côa.

Há quem faça a viagem de véspera, que se levante de madrugada e faça muitos quilómetros para alinhar no passeio de todo-o-terreno, passar um dia diferente e entrar de “alma e coração” no interior de uma região para contemplar os confins da serrania, que a natureza ergueu mas o homem elegeu e aí instalou espaços de oração e de lazer, que completam quadros de extasiante bucolismo.

Vila Nova de Foz Côa disponibiliza aos visitantes retiros de silêncio, paz, meditação, mas também de saudável convívio ao longo da quarta edição do TT Tour Foz Côa. Já só faltam quatro dias para o passeio e a menos de 15 dias do final de fevereiro.

Contudo, no início de março, o Alto Douro “veste-se” em tons de branco e rosa. São as amendoeiras em flor, que anunciam a chegada da Primavera. Em Vila Nova de Foz Côa, já se pode contemplar as amendoeiras em flor, pelo que o passeio de sábado é já encarado um destino idílico, com paisagens deslumbrantes todo o ano.

Com ou sem flor, o que não vai falar é mesmo o vinho do Porto. A simpatia das gentes de Vila Nova de Foz Côa é superiormente vincada pela distribuição do afamado néctar conhecido em todo o mundo pela caravana. Um dos mais famosos estilos de vinho do mundo, o vinho do Porto, será também um sucesso entre os participantes no TT Tour Foz Côa.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *